Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Zenith

Páginas: [1] 2
1
Off-Topic / Carregadores electricos automóvel
« em: 2023-02-17 13:43:41 »
Alguém aqui com carro eléctrico já o carregou usando uma tomada (com terra) convencional já instalada em casa?
Com uma tomada usada para máquina de lavar (ou outro equipamento de 1,5-2Kw) quanto tempo demora a carregar?

No caso de uma wallbox, o fio de alimentação tem de ser ligado no quadro de entrada para garantir que fios tem espessura suficiente para passar corrente máxima?

2
Se não houver um novo surto com impacto ainda mais forte que venha baralhar tudo, a China vai sair como o grande país que conseguiu dominar a pandemia. A nível interno a máquina de propoganda já deve estar muito activa em fazer esquecer as hesitações iniciais e o silenciamento de quem tentou alertar e o mesmo vai acontecer a nível externo.
Irá o ocidente democrático ao ver que material para lidar com pandemia sucumbir ao canto da sereia do modelo anti-democrático e ant-liberal chinês?
É altura para China iniciar uma guerra ideológica ou ainda cedo?
Há esperança do outro lado do Atlântico? Com o Trump os USA vão lutar contra a China mas numa perspectiva nacionalista e do lado democrata oscandidatos demasiado velhos para se metamorfosearam num Kennedy e inspirarem um espirito de abertura a nível interno, e sonho de liberdade e cooperação a nível externo.
 Mas chave parece estar nas proximas eleições americanas.

3
Off-Topic / Prémio Nobel
« em: 2016-10-13 12:51:11 »
Algo inesperado, Bob Dylan prémio Nobel da literatura. Pela primeira vez o comité sai das livrarias e premeia a poesia que acompanha música.
Dylan foi o primeiro mas com esta abertura outros também tivessem merecido o prémio no passado (e.g. Jacques Brel).

! No longer available

4
Off-Topic / Raguebi campeonato do mundo
« em: 2015-09-19 12:09:18 »
Iniciou-se ontem o campeonato do mundo de raguebi.
Embora tenha havido algum entusiasmo com a participação de Portugal na fase final do campeonato de 2007, depois esmoreceu, e nem no record de hoje vi qualquer cobertura do mundial.
Dentro dos favoritos está sempre a Nova Zelândia que inicia os jogos com a famosa dança de desafio dos maoris, o haka.

Aqui fica o haka no jogo NZ-França de 2007.
! No longer available

5
Off-Topic / Atletismo, Bolt et al
« em: 2015-08-23 15:32:58 »
Estão a decorrer hoje os campeonatos do mundo de atletismo em Beijing.
Hoje foi a final dos 100 m e o embate entre Bolt e o repescado do doping Gatlin (o que roubou o titulo dos 100m ao Obikwelu nos JO de Atenas).
Uma vitória de Bolta ganha desta vez pelo mental. O Gatlin contraiu-se, partiu mal, lançou o tronco  demasiado cedo sobre a meta e fez um tempo pior que o que tinha feito na meia final (em desaceleração nos ultimos metros).
Embora não se saiba se o Bolt está totalmente limpo, na ausência de mais informações fez-se justiça, já que o caso Gatlin continua a ser muito estranho: na prova dos 100m faz aos 33 anos sem doping tempos muito melhores que os que fazia aos 22-23 com doping  ;D.

6
Off-Topic / Universidades - Cursos de Economia e Gestão
« em: 2015-07-20 10:18:38 »
Quais as melhores universidades para tirar curso na área de economia e gestão (1º ciclo)?
No infocursos em termos de empregabilidade aparecem Nova, catolica e ISCTE nos 1ºs lugares mas fico com ideia que dados são muito reduzidos

7
Mitologia grega do sec XXI.
Em tempos idos  cansados dos horrores da guerra, homens de difrerentes estirpes, religiões e que falam diferentes línguas cansados dos horrores, tomaram a estranha decisão de ser razoáveis e colocaram a primeira pedra do que sonhavam ser uma sociedade basaeada na cooperação e solidariedade.
Esses homens tiveram filhas (as Danaídes, não sei pq mas soa bem ), mas cometaram o erro de as educar numa vivência virada para o transaccionável, onde o conceito de solidariedade não cotado viola os condicionalismos contabilistos, perturbando o equilibrio harmónico entre deve e haver e oferta e procura. A imperativa necessidade do equilibrio contabilisto exigiu que matassem os pais, o que ofendeu grandemente a Zeus, que as condenou a encher o tonel sem fundo da dívida grega (aka tonel das danaídes)  :D

É um belo mito, mas a sociedade não se baseia na solidariedade. A sociedade funciona segundo o princípio da troca de excedentes num sistema que assegura que essas trocas são recíprocas.

Uma sociedade baseada na solidariedade basicamente falha. Até se compreende porquê, a quase totalidade das pessoas produz para os outros para poder obter dos outros a sua produção. Se pedirem para o fazerem "por solidariedade" a produção cai uns 90%.




Como habitual tens grandes certezas  e vais continuar a te-las desde que não te peçam para demonstrar o quer que seja. Não sou grande leitor de ciencias sociais ou biologia, mas o que consta é que para pequenas sociedades onde a complexidade derivada do nº não oblitera a análise as tribos mais solidárias ou coesas eram aquelas com maiores probabilidades de sobrevivência (pode-se dizer que egoismo individual era substituido por um egoismo de grupo).
POderiamos ir para a parte racional, envolvendo a analaise matematica de sistemas complexos e comparar as estrategias coopertivas vs greedy, onde cooperativas significaria uma reciprocidade não apenas imediata e deterministica mas probabilistica e desfazada no tempo (mais proximo da palavra solidariedade), mas irias logo introduzir factos laterias para desviar a discussão de uma analise rigorosa para o campo ideologico. A nível de comportamento humano também se poderiam ver os resultados de estudos que envolvem os chamados jogos soloidarios, mas a reacção seria a mesma.

A sociedade tal como a temos hoje, Zenith. Nas cidades ninguém pode plantar a sua comida.

Obviamente uma sociedade de pequena dimensão PODE funcionar na base da solidariedade.

Campo ideológico é pensar que a sociedade pode funcionar na base da solidariedade, quando as experiências socialistas todas falham (e essas ainda têm uma componente de coerção nada solidária que aumenta um pouco a probabilidade de a coisa funcionar)

Funcionar na base da solidariedade é um bocado forte. Seria cooperação e solidariedade, em que esta ultima se distingue da primeira pela reciprocidade não ser necessariamente coincidente no tempo e ser incerta (probabilistica).
Não percebi o salto da sociedade pequena baseada na solidariedade para a socialista.
Também não percebi de onde vem equivalencia entre solidarieade e socialismo. Sociedades solidarias a nivel institucional como as escandinavas tem sido bem sucedidas e aum nível mais local e cultural no Japão idem.

De resto em Inglaterra conheci algumas pessoas que todos os anos dedeicavam uma ou 2 semanas das suas ferias para ir fazer voluntariando numa NGO em Africa e que dificilmente se considerrariam socialistas.

8
Off-Topic / John Nash
« em: 2015-05-24 22:04:26 »
Morreu John Nash, o matemático esquizofrénico cujos trabalhos em teoria dos jogos influenciaram a economia, e que lhe valeu o prémio Nobel de economia. Há alguma ironia em alguém com um trabalho motivado por uma completa ausencia de utilidade prática ter visto esse trabalho aplicado numa disciplina muito pragmática. Pode ser vir como ensinamento sobre o valor ou utilidade não percebidas de muitas coisas.
John Nash sofria de esquizofrenia e ate ao reconhecimento do Nobel foi algo ostracizado por isso. Talvez agora seja apenas ele proprio uno e só. RIP

9
Off-Topic / FIFA
« em: 2015-01-28 19:08:22 »
Figo anunciou candidatura á presidência da FIFA.
Para já há 6 candidatos
Blatter, Figo, um francês Jérôme Champagne, um principe da Jordania Ali Ben Al-Hussein, o presidente da federação holandesa Michael van Praag, o agente Mino Raiola  e David Ginola.

O Figo e o Ginola devem ser os únicos que conseguem dar mais de 2 toques.

Candidaturas podem ser apresentadas até amanhã. Despachem-se  :D

10
Off-Topic / Localização condómino
« em: 2014-05-30 14:26:00 »
Num prédio onde tenho um apartamento, há um condómino que nunca viveu no prédio, neste momento tem apartamento desocupado, e mudou de residência já que as cartas vem devolvidas e ninguém tem qq contacto. O homem até ao ano passado sempre pagou as quotas, mas como não informou da mudança de residência agora não há meio de lhe fazer chegar as cartas.
Que entidades contactar pa ralocaliza-lo, de modo a receber cartas da administração nomeadamento o pedido de pagamento das quotas?

11
Off-Topic / Curiosidades - Cristóvão Colombo
« em: 2014-05-18 13:52:05 »
O JC Juncker esteve na campanha do PSD e saiu-se com esta
Citar
"Eles lembram-me um dos vossos compatriotas mais prestigiados: Cristóvão Colombo. Quando partia nunca sabia para onde ia, quando chegava nunca sabia onde estava, e era o contribuinte que pagava a viagem. É desta forma que procedem os socialistas dos nossos dias"

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/nao-acreditem-nos-socialistas-diz-juncker-aos-portugueses=f870779#ixzz324OoQ8MO


Seria interessante saber se isso é ignorância da versão oficial da história onde o Colombo é Genovês, ou se as hipotese alaternativa de Colombo ser portugues (e aí há duas hipotese: judeu  vs nobre português) começa a ganhar força nos circulos academicos. Há ainda a teoria catalã e até uma polaca.

De qq forma a comparação não é muito apropriada, porque a teimosia e ignorância de Colombo tiveram a longo prazo um impacto muito positivo (bem, excepto para as populações nativas), e francamente se começam a comparar o Seguro ao Colombo, ele ainda vai querer alguma estátua  ;D

12
Há algumas coisas relevantes que estão a ser afloradas no topico das rentabilidades mas que passam despercebidas devido á pessoalização das coisas.
Parece-me que na gestão de uma carteira entram 3 componentes: a análise do mercado, que pode ser global ou especilaizados nagum tipo de activos, a negocição e a gestão do risco, a negociação ou alocação dos recursos e como as análises tem sempre erros é necessario fazer uma gestão dos riscos.
A alavancagem tem um papel chave na importância a dar a cada uma das componentes. Quem não está alavancado desde que faça umas análises razoáveis e tenha o discernimento de identificar situações de euforia ou  depressivas para eventar compras / vendas movidas pelo sentimento, fica com alguma folga na gestão de risco.
Com a alavancagem é que o impacto dos erros dos erros de análise vem amplificado, e possivelmente basta no meio de várias análises razoáveis aparecer uma má e tudo colapsa. A partir de determinado valor de alavancagem um trader é mais um malabarista a tentar permanentemente equilibrar dos riscos do que alguém que simplemente compra e vende.
Basta um movimento em falso e acaba-se o show.

Seria interessante ter opinioes acerca de qual das componentes os foristas dão mais importância e que factor de alavancagem usam.



13
O BPN, está nos últimos dias a monoplizar o tópico destinado a discutir este governo,
A discussão cnetra-se agora na maior ou menor previsibildade do estoiro. Dado que o caso BPN ainda está para durar (não estivessemos nós em Portugal) é melhor reabrir um topico para não só recordar o passado mas  também para poder opinar sobre os desenvolvimentos futuros, já que é previsível que comecem a surgir catadupas de condenações e os bilioes desaparecidos reapareçam (esta era para rir  ;D)
Fica o resumo do Tote

Citar
Resumo:

TOTE: Mas quem é que sabia que era uma fraude naquela altura?
INCOGNITUS: Bem, aqui pelo fórum já se falava bem antes de o BPN estoirar para não meterem lá o dinheiro que aquilo era uma fraude.
TOTE: Não me lembro de aguma vez alguém ter dito ANTES da nacioalização que aquilo era um caso de polícia. Nem aqui nem em lado nenhum.E duvido que alguém soubesse, a não ser os próprios criminosos.
INCOGNITUS: Bem, eu garanto que aqui se falou que era de retirar de lá o dinheiro. Aqui e fora do fórum.
MIBUSINESS: Se não me engano o tópico até foi iniciado pelo MV a avisar de que aquilo era uma fraude, bem antes (1,2 anos?)da nacionalização.
BATMAN: ......eu,.......escrevi-o inúmeras vezes......dei detalhes, nomes....etc,.etc.....
INCOGNITUS: Além disso, mesmo anos antes do fórum saiu numa revista um artigo que colocava em questão o BPN e fez furor.
ITG00022289: Sim, falou-se várias vezes aqui que aquilo era um covil de criminosos onde andavam a oferecer taxas de juros nos depósitos inexplicavelmente bastante superiores ao mercado.
TOTE: Peço desculpa , mas não me lembro de alguma vez alguém ter dito aqui ou em lugar algum que "os contornos desse "banco" e as perdas que iriam cair sobre o Estado" eram o que veio a ser. Isso é conversa.
JOAOAP: Mas no essencial foi dito e muitos anos antes de estoirar/Sócrates o não deixar estoirar!
TOTE: Colocava em questão o BPN como se coloca a gestão de outras empresas? OU falou claramente de existir CRIME no BPN e das contas estarem aldrabadas?
ITG00022289: havia evidências (não eram sugestões) de que aquilo era criminoso
INCOGNITUS: Nunca se falou da dimensão do buraco - ninguém o sabia. Só se sabia que havia um buraco e que aquilo ia estoirar.
NEO LIBERAL: Eu da minha parte lembro-me bem de se ter escrito sobre o BPN e o Banif muito antes do tempo, mas devo estar enganado pois o Tote nunca falha (2013-10-24 12:30:11)
NEO LIBERAL: creio que foi em 2001 que saiu esse artigo na Exame, na altura ate foram processados.
NEO LIBERAL: mostra la a frase onde disse que o banif ia claramente falir...

14
Off-Topic / Rui Costa Campeão do Mundo Ciclismo
« em: 2013-09-29 16:36:29 »
Rui Costa sagrou-se campeão do mundo ciclismo em estrada.
Primeiro título mundial para um português

15
Off-Topic / A visão economicista e o futuro ambiental
« em: 2013-08-10 02:29:03 »
A acbei de ler i livro do E. O. Wilson, "Consilience", onde o autor examina os progressos feitos (sempre á luz da biologia que é a sua área) desde o Ilumismo com vita ao que chama "Consiliência" que define como união dos conhecimentso.
O livro revela uma erudição colossal, mas o ultimo capitulo "Para que fim acaba num tom bastante pessimista", no que respeita à sustenatbilidade ambiental.
Já houve um tópico que teve pouco sucesso acerca da neo-liberalismo e psicopatia, mas num aspecto mais geral a discussão entre os imponderáveis ambientias e a visão dos economistas pode ser interessante (devo dizer que o autor no meio de várias criticas que faz ao afastamento do conhecimento e principios cientificos por parte dos cientistas sociais é particularmente generos com a econmia que considera ser a que está no melhor caminho para proporcioanr alguma unidade com ciencias naturais).
Deixo aqui o excerto do  ulimo capitulo para quem quiser comentar a relação entre a adequação da versão economicista á realidade ambiental

Citar
.. the overriding environmental goal is to
shrink the ecological footprint to a level that can be sustained by
Earth's fragile environment.
Much of the technology required to reach that goal can be summarized
in two concepts. Decarbonization is the shift from the burning of
coal, petroleum, and wood to essentially unlimited, environmentally
light energy sources such as fuel cells, nuclear fusion, and solar and
wind power. Dematerialization, the second concept, is the reduction
in bulk of hardware and the energy it consumes. All the microchips in
the world, to take the most encouraging contemporary example, can
be fitted into the room that housed the Harvard Mark 1 electromagnetic
computer at the dawn of the information revolution.
The single greatest intellectual obstacle to environmental realism,
as opposed to practical difficulty, is the myopia of most professional
economists. In Chapter 9 I described the insular nature of neoclassical
economic theory. Its models, while elegant cabinet specimens of applied
mathematics, largely ignore human behavior as understood by
contemporary psychology and biology. Lacking such a foundation, the
conclusions often describe abstract worlds that do not exist. The flaw is
especially noticeable in microeconomics, which treats the patterns of
choices made by individual consumers.
The weakness of economics is most worrisome, however, in its general
failure to incorporate the environment.
After the Earth Summit,
and after veritable encyclopedias of data compiled by scientists and resource
experts have shown clearly the dangerous trends of population
size and planetary health, the most influential economists still make
recommendations as though there is no environment. Their assessments
read like the annual reports of successful brokerage firms.

...
In national balance sheets economists seldom use full-cost accounting,
which includes the loss of natural resources. A country can
cut down all its trees, mine out its most profitable minerals, exhaust its
fisheries, erode most of its soil, draw down its underground water, and
count all the proceeds as income and none of the depletion as cost. It
can pollute the environment and promote policies that crowd its populace
into urban slums, without charging the result to overhead.
Full-cost accounting is gaining some credibility within the councils
of economists and the finance ministers they advise. Ecological
economics, a new subdiscipline, has been formed to put a green
thumb on the invisible hand of economics. But it is still only marginally
influential. Competitive indexes and gross domestic products
(GDPs) remain seductive, not to be messed up in conventional economic
theory by adding the tricky complexities of environment and social
cost. The time has come for economists and business leaders, who
so haughtily pride themselves as masters of the real world, to acknowledge
the existence of the real real world.
New indicators of progress are
needed to monitor the economy, wherein the natural world and
human well-being, not just economic production, are awarded full
measure.


PS O livro é de 98 mas a erudição e capacidade de pensar do autor é tal que se vai manter actual durante varias décadas, e a leitura é estimulante, e sempre interessante mesmo que por vezes não se concorde

16
Chipre  introduz uma taxa sobre depósitos

http://www.globalpost.com/dispatch/news/afp/130316/cyprus-govt-race-ratify-shock-bank-deposit-tax

Citar
he Cypriot government was in a race against the clock Saturday to push through a deeply unpopular levy on all deposits in the island's banks that it agreed to in return for a 10-billion-euro ($13 billion) EU bailout.

The government has to get the necessary legislation through parliament to ratify the unprecedented tax before banks reopen their doors on Tuesday after a holiday weekend on the Mediterranean island.

The levy, which is expected to raise 5.8 billion euros, will apply to everyone from pensioners to Russian oligarchs, and angry tweets and comments multiplied on the Internet even though the Brussels agreement was reached too late for Cyprus newspapers.

The government's aim is that the deductions be made from accounts before savers have a chance to withdraw their deposits.

Those with deposits of more than 100,000 euros will be hit with a 9.9 percent charge. Under that threshold the levy drops to 6.75 percent.

A "withholding tax" will also be imposed at source on interest earned in Cypriot banks in a further hit imposed in return for the bailout of the island's near-bankrupt government and bloated banking sector.

Right up to the 11th hour, the government had insisted the bank deposit levy was a red-line it would not cross, arguing it would trigger a run on the island's banks.

But it finally gave in marathon 10-hour talks in Brussels on Friday night as fellow eurozone governments and international creditors made clear it was a condition of any deal.

President Nicos Anastasiades was due to land on the island at 2:30 pm (1230 GMT) to brief ministers in an emergency cabinet meeting, the state CNA news agency said.

Some ministers already gathered at the presidential palace on Saturday morning to hear details of the shock agreement, which also includes a rise in corporate tax from 10 percent to 12.5 cent, formerly another of the government's red lines.

Ministers will then thrash out the draft legislation to put to parliament.

MPs are expected to convene on Sunday, Antonis Koutalianos of the speaker's office told AFP.

"The Cyprus deal is exactly why I don't keep money in the bank anymore. Brussels can commandeer your cash. Just like that," one angry tweet read.

"The British & Russians will think twice before retiring to the sun and placing their deposits in some dodgy peripheral bank," read another.

Shaun Richards, who described himself an independent economist, tweeted: "If those in charge in the Euro area actually wanted to start a bank run this charge on depositors in Cyprus should do the trick."

But analysts Sony Kapoor warned Cyprus bank depositors there was no point queuing up at ATM machines now.

"Dear Cyprus bank depositors, the time to line outside ur banks was last week, no point now. Your residual deposits are very very safe now!" he tweeted.




Citar
Right up to the 11th hour, the government had insisted the bank deposit levy was a red-line it would not cross, arguing it would trigger a run on the island's banks.

But it finally gave in marathon 10-hour talks in Brussels on Friday night as fellow eurozone governments and international creditors made clear it was a condition of any deal.


Deve ser humilhante ser lider de um pais nestas condições (para aqueles que são efectivamente lideres, para o Relvas de certeza que não causa nenhum transtorno). Salvas as devidas proporções parece que estamos como após o armistício da 1ª guerra mundial com vencedores (especialmente a França) a querer sangrar os vencidos até ao máximo.
Com todos os ressentimentos, Russia e China vão ver sua zona de influencia alargada. Se agirem com diplomacia povos do sul vão preferir vender-se a russos ou chineses que suportar a arrogância europeus do norte.
Ironia da historia em que a europa imperial se arrisca a ser dividida em zonas de influencia das potencias externas, como aconteceu com China no sec XIX, ou outros imperios.

17
Off-Topic / Especilização: quais os limites?
« em: 2013-02-06 20:45:40 »
Uma discussão noutro tópico levou-me a pensar acerca de quais os limites da especialização numa sociedade e qual a redundância que deve ter para poder sobreviver a crises.
Desde á muito que a economia apresenta a especialização como a chave para aumento de produtividade, políticos e economistas falam das vantagens comparativas etc

Também já muita gente apontou problemas ligados à sobre espacilização, possivelemnte apontando casos ligados á agricultura, em que uma região ou país estava dependente de qualuqer monocultura e uma mudança de habitos alimentres ou outra alteração qualquer levou ao colpaso com o dramatismo social associado.

Embora o problema da especialização se possa tratar ao nível individual, da empresa ou da sociedade como um todo, creio que podemos ter uma sociedade não especializada mas em que os agentes individuais estão fortemente especializados, os quais tem de se adaptar para continuar produtivos na sociedade.
Uma sociedade que impõe todo o esforço de adaptação nos individuos ou empresas é repressiva (não no sentido policial mas em termos de pressões económicas). Se a velociadde de adapração exgida for elevada vamos ter crise social e possivel colapso. Se não for nenhuma a sociedade deixa de ser competitiva e colapsa também.

A questão é pois: qual é meio termo que garante competividade com harmonia social? Como alcançar isso?

18
Comunidade de Traders / Propostas do FMI
« em: 2013-01-09 20:43:11 »
O relatorio do  FMI já está a dar discussão.
Comecei a ler e pareceu-me algo amador que me parece que em termos de profundidade não vai muito além de discussões que até se fazem neste forum.

Fiquei com ideia de que era um pouco tendencioso ao proferir afirmações que nem sequer eram suportadas pelos graficos. Apresentam um grafico em que em 2011 as despesas do sector publico coincidem com média EU, mas afirma
Citar
Their
compensation, at about 10 percent of GDP in 2012 (projected), represents almost one fourth
of total primary spending. At this level, the government wage bill is near the EU average,
following a steady decline since 2009 (when it stood at 12.7 percent of GDP) that reflects
various measures (Figure 3.1). H
, qundo pelo grafico já coincide em 2011 e 2009 tb estava perto (o peso descreu quer em PT quer na média da EU), e se for para 10% e a media da EU se manter PT vai ficar abaixo.
No afã de de "levar a brasa á sua sardinha", usam diferenças mínimas na média que possivelmente não tem significado. No caso da educação e testes de PISA (que eu não dou nenhum valor por aí além)dizem
Citar
. In 2010, education outcomes still were below the EU15
average: for example, while PISA assessment scores have increased sharply, and, in 2010,
exceeded those of several EU countries with a higher per-capita income (Figure 6.2), they
were still below the EU average.
, quando o grafico mostra que estão tão proximos da média e se se fizesse entervalos de confinaça de certeza estarim dentro.

Acabei por não ler tudo porque ia ficando baralhado com os dados. 
Dizem
Citar
Over 600,000 people
(12.4 percent of the employed workforce) work in the general government sector. Their
compensation, at about 10 percent of GDP in 2012 (projected), represents almost one fourth
of total primary spending
, mas depois apresentam um grafico da EU que indica que a compensação média for FP é cerca de 2,3 o PIB per capita quando fazendo as contas com os dados da afirmação se chega a um factor de 1,5-1,6 acima da média europeia mas apenas ligeiramente.

No cálculo do racio de alunos por professor fiquei com ideia que para o calculo da média europeia dão o mesmo peso a cada país e a Alemanha com mais de 80milhoes de habitantes tem o mesmo peso que a austria com 7,5 (talvez nos graficos tb seja a mesma coisa mas como os dados não estao numa tabela não é facil verificar. De qq forma neste caso é impressionante o baixo racio de alunos / professor no secundario que fica sempre muito abaixo da média europeia (qq seja o metodo que se usa).
Impressionante também é o peso das horas extraordinárias na saude

Ao olhar para o relatorio e para os graficos fica-se com ideia de que Portugal não está assim tão divergente do resto da Europa e que talvez com uma analise mais aprofundada e um planeamento que não seja feito em cima do joelho, se poderia chegar a soluções mais inteligentes do que a técnica do circunsiror que tem de fazer um corte para sacrificar ao deus da austeridade  ;D

http://cdn.negocios.xl.pt/files/2013-01/09-01-2013_14_12_20Relat%C3%B3rio_do_FMI_com_propostas_para_cortes_na_despesa_em_Portugal.pdf

19
Citar
rçamento do Estado para 2013 foi hoje aprovado com os votos a favor do PSD e do CDS e os votos contra do PS, PCP, Bloco de Esquerda e do deputado do CDS Rui Barreto.

O deputado centrista Rui Barreto eleito pela Madeira tinha já votado contra o Orçamento do Estado na generalidade e volta a votar agora na votação final. O deputado referiu no fim que não tinha sido referido pela presidente da Assembleia da República o seu voto contra e que além do sentido de voto iria apresentar uma declaração de voto.

Além deste deputado, na bancada do CDS, houve quatro deputados que decidiram apresentar declarações de voto individuais: o porta-voz do partido João Almeida, Adolfo Mesquita Nunes e Ribeiro e Castro.

Além destas declarações de voto, o PSD apresenta também um texto assinado por todos os 108 deputados.

O Orçamento do Estado para 2013 seguirá para promulgação após a redação final. Depois da receção do documento em Belém, o Presidente da República tem 20 dias para decidir se o promulga.

De acordo com a Constituição da República, o Presidente da República pode ainda suscitar a fiscalização preventiva da constitucionalidade no prazo de oito dias.

Leia também:

CDS. “Orçamento é questionável, mas é inquestionável que seria pior não termos orçamento”

Bloco apela a que oposição se junte para enviar Orçamento para o Constitucional

Seguro. “Mais tempo e menos juros. Ouviu senhor primeiro-ministro?”

CGTP diz que aprovação do OE 2013 não termina hoje e lança apelo a Cavaco Silva

PS tornou-se "num grande Bloco de Esquerda", diz PSD

Carvalho da Silva defende manifestações para conseguir demissão do governo

Verdes. Orçamento é “absolutamente maquiavélico”

OE 2013. Grupo parlamentar do PSD está “coeso” e “solidário” com documento, diz Luís Montenegro


O que leva os deputados a fazerem estas palhaçadas? Se estão divididos entre o dever de lealdade ao partido e a discordância com a proposta de orçamento, não era melhor demitirem-se (provavelmente até depois de uma conversa com o partido poderiam ser substituidos pelos suplentes e voltardaqui a uns meses)?
Quase de certeza que os deputados do CDS sõa catolicos por isso se sentiam remorsos porque não recorreram a um padre para serem ouvidos em confissão e absolvidos?
Se a moda pega, lá vamos ter o presidente a aprovar o orçamento mas fazer declaração de voto, o tribunal constitucional idem.
Com actores deste calibre no parlamento, temos material para novas farsas vicentinas  :D






20
Comunidade de Traders / Reforma fiscal nos US
« em: 2012-11-21 23:05:25 »
Alguém sabe se a reforma fiscal nos USA a partir de 2013 vai alterar os 15% que um não residente que prrencheu o WBEN paga?

Páginas: [1] 2