Taxa de juro variável

Da Thinkfn
(Redireccionado de Taxa variável)

<metadesc content="Uma taxa de juro variável é uma taxa de juro que varia ao longo da duração de um empréstimo, normalmente com base numa taxa de referência (por exemplo, a Euribor ou a [[LIBOR)." /> <keywords content="taxa variável, juro variável, taxa de juro variável, indexação, taxa indexada, indexante, spread, floating rate, floating interest rate, variable rate, variable interest rate, adjustable rate, adjustable interest rate" />

Uma taxa de juro variável ou taxa indexada, (floating, variable ou adjustable interest rate), é uma taxa de juro que varia ao longo da duração de um empréstimo.

Normalmente, a taxa de juro varia com base numa taxa de referência (por exemplo, a Euribor ou a LIBOR), a que se adiciona, ou subtrai, uma margem fixa, ou spread. Este processo de ligação de uma taxa de juro a uma taxa de referência designa-se por indexação, e a taxa de referência, usada neste contexto, chama-se indexante. A taxa de juro variável é, portanto indexada a um indexante, como por exemplo no caso de um produto com taxa variável indexada à Euribor 90 dias.

Taxas de juro fixas e variáveis praticadas para um mesmo crédito, em Novembro de 2007, por uma instituição bancária portuguesa. (imagem tratada e anonimizada). As taxas de juro variáveis são indexadas à taxa de referência Euribor a 1 mês, com diferentes spreads para diferentes condições de crédito e, em geral, inferiores às taxas fixas.

É possível e frequente combinar taxas fixas e variáveis num empréstimo. É menos frequente um empréstimo ter uma taxa variável com base em outro critério que não a indexação a uma taxa de referência, por exemplo usando períodos de tempo, como em 3% no primeiro ano, 4% no segundo e 5% no terceiro, ou outro critério.

O uso de uma taxa de juro variável permite, tanto ao credor como ao devedor, proteger-se do risco de uma evolução futura desfavorável das taxas de referência. Embora não seja possível calcular antecipadamente e com precisão os montantes de rendimento e custo de um empréstimo, a indexação a uma taxa de referência dá a ambas as partes garantias sobre o valor futuro destes montantes em relação à taxa de referência.

Por exemplo, um empréstimo de taxa variável, cuja taxa é estabelecida tendo por base uma taxa de referência baixa, protege o credor de incorrer num custo de oportunidade caso a taxa de referência suba significativamente durante o prazo do empréstimo, porque a taxa de juro do empréstimo subirá também.

De forma inversa, para o devedor a descida da taxa de referência faz baixar a taxa de juro e portanto mantém a qualidade do financiamento.

Porque o risco de evolução futura da taxa de referência está acautelado, regra geral, um empréstimo a taxa variável tem uma taxa de juro inferior à que teria o mesmo empréstimo a taxa fixa.

É possível a uma empresa ou instituição que adquira um financiamento, usar um tipo de instrumentos financeiros derivados, chamado swap sobre taxas de juro para transformar uma taxa de juro variável numa taxa de juro fixa, ou vice-versa.

Ver também