Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Margin call

Da Thinkfn

Uma Margin call (pedido de cobertura) ocorre quando um corretor (broker) pede a um trader que coloque mais capital na sua conta, por esta estar a violar a margem mínima de manutenção, de forma a que a conta volte a estar acima desse mínimo.

Para satisfazer uma margin call, um trader tem que providenciar mais capital (depositando mais dinheiro ou títulos) ou vender posições existentes de forma a diminuir a sua alavancagem. Se o trader não o fizer, o corretor terá o direito, e tomará a iniciativa, de reduzir ele mesmo as posições do trader.

O termo "margin call" vem de que, no passado, os corretores telefonavam aos clientes com o pedido de garantias adicionais. Actualmente, existem corretores em que o processo está automatizado e assim que a margem mínima de manutenção é violada, o sistema fecha automaticamente posições, o que reduz o risco para o corretor, mas não dá tempo ao trader de acrescentar capital à conta, obrigando-o assim a controlar preventivamente a sua proximidade aos limites de margem.

As margin calls podem ser responsáveis por venda forçada, podendo desencadear quedas violentas em títulos individuais ou no mercado em geral. Isto geralmente acontece quando o título ou o mercado possuem muitos detentores alavancados (por exemplo, quando estamos perante margin debt elevado), e já existiu uma queda que esgotou a margem de segurança desses detentores.

Ver também