Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Margem de manutenção

Da Thinkfn

Margem de manutenção é o montante mínimo de capital livre que tem que existir numa conta para que seja possível manter aberto um contrato de derivados (futuros, opções no caso de venda, forex, etc). Se o capital livre da conta cair abaixo deste valor, o corretor efectuará uma margin call ou fechará automaticamente contratos até que exista capital livre suficiente para suportar as posições existentes (sendo que cada fecho de posições liberta as respectivas margens).

A margem de manutenção constitui o colateral (garantia) do corretor de que o cliente cumprirá as suas obrigações relativas aos contratos que mantém abertos. A margem de manutenção é sempre inferior à margem inicial.

Exemplo

Segundo a NYMEX, para um cliente não-membro da bolsa manter aberto um CL (contrato de futuros sobre o petróleo, representando 1000 barris, com um valor nocional de $106 690), teria que ter na sua conta uma margem de manutenção de pelo menos $9 250 (para os contratos de Agosto 2008 a Dezembro 2008). Significa isto que se o cliente tivesse menos de $9 250 livres (não tomados por margens de outros contratos ou posições), ser-lhe ia executada uma margin call, ou vendidas automaticamente posições até ele conseguir respeitar a margem de manutenção nas posições ainda abertas. [1]

Ver também

Referências

  1. Verificado em 28/9/2008, no site da Nymex