Margin call

Da Thinkfn
Revisão das 14h56min de 25 de setembro de 2008 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Uma Margin call ocorre quando um broker pede a um trader que coloque mais capital na sua conta, por esta estar a violar a margem mínima de manutenção, de forma a que a conta volte a estar acima desse mínimo.

Para satisfazer uma margin call, um trader tem que providenciar mais capital (depositando mais dinheiro ou titulos) ou vender posições existentes de forma a diminuir a sua alavancagem. Se o trader não o fizer, o corretor terá o direito, e tomará a iniciativa, de reduzir ele mesmo as posições do trader.

O termo "margin call" vem de que no passado, os corretores telefonavam aos clientes com o pedido de garantias adicionais. Actualmente, existem corretores em que o processo está automatizado e assim que a margem mínima de manutenção é violada, o sistema fecha automaticamente posições, o que reduz o risco para o corretor, mas não dá tempo ao trader de acrescentar capital à conta, obrigando-o assim a controlar preventivamente a sua proximidade aos limites de margem.

As margin calls podem ser responsáveis por venda forçada, podendo desencadear quedas violentas em titulos individuais ou no mercado em geral. Isto geralmente acontece quando o titulo ou o mercado possuem muitos detentores alavancados (por exemplo, quando estamos perante Margin debt elevado), e já existiu uma queda que esgotou a margem de segurança desses detentores.

Ver também