Pink sheets

Da Thinkfn

As Pink Sheets são um sistema de transacção electrónico que agrega quotações e ofertas (compras e vendas) de brokers para muitos títulos transaccionados em OTC (mercado de balcão). Os Market makers e outros brokers que compram e vendem destes titulos podem usar as Pink Sheets para publicar os seus Bids e Asks.

A designação "Pink Sheets" vem da cor do papel em que originalmente eram impressas as cotaç«oes antes de existir um sistema electrónico de transacções. Hoje, estas cotações são publicadas pela Pink Sheets LLC, uma empresa privada.

A Pink Sheets LLC não é um broker associado da NASD nem está registado com a SEC ao abrigo do Securities Act de 1933; nem se trata de um mercado regulamentado de bolsa. Para estarem cotadas nas Pink Sheets as companhias não necessitam de cumprir os requisitos impostos pela SEC para os mercados regulamentados, nomeadamente ao nível de relatórios e contas regulares, factos relevantes, etc. Exceptuando algumas empresas estrangeiras (muitas vezes com ADRs correspondentes), as companhias cotadas nas Pink Sheets tendem a ser pequenas e ilíquidas. Não atingem regra geral os requisitos mínimos para aceder a um mercado oficial, tal como a NYSE ou o Nasdaq, ou mesmo a AMEX onde os requisitos são um pouco mais acessíveis. Muitas destas companhias não possuem sequer relatórios e contas auditadas, pelo que se tornam bastante perigosas para a maioria dos investidores. Uma percentagem elevada destas companhias são meras fraudes ou tentativas de obter dinheiro de investidores particularmente gananciosos.

Devido a isto, a SEC vê as companhias listadas nas Pink Sheets como sendo dos investimentos mais arriscados e especulativos, e aconselha os potenciais investidores a investigarem profundamente as companhias se nelas planearem investir.

Comprar acções cotadas nas Pink Sheets é difícil, nem todos os brokers dão acesso a este mercado, e quando o dão, não acedem a todas as acções, limitando-se muitas vezes às mais líquidas. Muitas acções cotadas nas Pink Sheets podem só estar registadas para venda num Estado dos EUA, o que torna mais difícil ainda a sua transacção.

OCT Premium

Existe uma tentativa de criar um segmento deste mercado um pouco mais credível, para as empresas com relatórios e contas auditadas e boa comunicação com os investidores. Esse segmento é o OTCQX.

Categorias de informação

A partir de 1 de Agosto de 2007, todas as empresas cotadas nas Pink Sheets que não atinjam os requisitos do OTCQX serão colocadas numa das seguintes categorias, destinadas a aumentar a informação disponível sobre este mercado e as suas cotadas:[1]

  • Informação em dia - Indica companhias que estão a enviar os seus relatórios para reguladores que os controlam e disponibilizam ao público, ou companhias que enviam esses relatórios para o serviço de notícias da Pink Sheets. Isto não significa que estas empresas deixem de ser extremamente especulativas.
  • Informação limitada - Para companhias que possuem problemas de reporting, problemas económicos ou estão simplesmente em processo de falência. Companhias nesta categoria possuem informação limitada, que não pode ser mais antiga que 6 meses no serviço de notícias das Pink Sheets ou junto do serviço EDGAR da SEC.
  • Nenhuma informação - Indica companhias que ou não possuem informação disponibilizada publicamente, ou esta foi disponibilizada há mais de 6 meses. Regra geral estas acções são simplesmente a evitar.
  • Caveat Emptor. Existe uma preocupação pública quando a estas companhias, motivada por indícios de fraude, campanhas de promoção ou spam, investigações judiciais sejam à companhia ou aos seus insiders.

Referências

Ver também

Links relevantes