Pesquisa
 

Gás natural

Da Thinkfn

O Gás natural é um combustível usado primariamente no aquecimento e na geração de electricidade. Os seus picos de consumo dão-se no Verão, por via do uso intensivo de ar condicionado (que funciona a energia eléctrica) e no Inverno, onde é queimado para aquecimento. O gás natural também encontra uso na indústria química, para a produção de hidrogénio, adubos, plásticos, etc.

Existe algum efeito de substituição entre o gás natural e o petróleo, tanto na indústria química, como no aquecimento. Geralmente, por unidade calorífica, o gás natural é mais barato.

Índice

Formas de investir em Gás natural

As alternativas mais práticas para investir em Gás natural consistem em:

Produtores de gás natural

É possivel comprar acções de múltiplos produtores de gás natural, cotadas na bolsas americanas, Europeias, Russa (o maior produtor mundial, é a Gazprom), etc.

ETFs

Existe um ETF sobre gás natural, o UNG. Este ETF tenta replicar a performance do gás natural investindo em futuros sobre gás natural, no mês mais próximo.

Futuros

Existem futuros sobre gás natural cotados na NYMEX:

  • Cada futuro (ticker NG) representa 10000 milhões de BTU, com o tick ($0.001) a valer $10 de variação por contrato. A liquidação deste contrato é física.
  • Existem também contratos de mini futuros (ticker QG) que representam 2500 milhões de BTU, com o tick ($0.005) a valer $12.50. A liquidação dos mini é financeira.

Evolução dos stocks nos EUA

ngs.gif

Ver também

Links relevantes

Especificações dos contratos

Informações sobre produção, consumo e stocks