Diferenças entre edições de "Margem"

Da Thinkfn
(Nova página: '''Margem''' é o nome dado a uma garantia (colateral) que tem que existir por parte de um trader para proceder a operações de onde resulte risco de crédito para o intermedi...)
 
Linha 18: Linha 18:
 
*[[Margem inicial]]
 
*[[Margem inicial]]
 
*[[Margem de manutenção]]
 
*[[Margem de manutenção]]
 +
*[[Trading em Commodities II - Os primeiros contratos]]
  
  
 
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Trading]]
 
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Trading]]

Revisão das 19h59min de 27 de junho de 2008

Margem é o nome dado a uma garantia (colateral) que tem que existir por parte de um trader para proceder a operações de onde resulte risco de crédito para o intermediário financeiro.

Ou seja, existem operações em que se o trader não pagar os seus compromissos, será o intermediário financeiro que ficará obrigado a faze-lo, portanto o intermediário financeiro exige uma garantia, uma "margem", de forma deixar o trader entrar nessas operações.

São exemplos deste tipo de operações:

  • Compra ou venda de futuros;
  • Venda de opções;
  • Compra de activos financeiros (acções, obrigações) por um montante superior ao valor do portfolio do cliente (logo, em Conta margem, ou seja, fazendo uso de um empréstim);
  • Venda curta de acções.

A margem pode ser satisfeita mantendo um determinado montante no portfolio, em dinheiro ou activos que se qualifiquem para satisfazer a margem (acções, obrigações, etc). Activos ilíquidos ou geralmente a preços muito baixos tendem a suportar menos margem.

Quando um cliente não consegue manter a margem exigida pelo intermediário financeiro para suportar as suas operações de risco, é sujeito a uma Margin call, que consiste num pedido de depósito de mais dinheiro ou títulos para garantir as operações abertas. Se o cliente não puder ou quiser fazer face a essa margin call, o intermediário financeiro tenderá a liquidar as posições que lhe estão a dar origem, de forma a diminuir os requisitos de margem.

Hoje em dia, muitos brokers já usam sistemas automáticos que não dão sequer tempo para repor dinheiro ou activos para fazer face a margin calls. Assim que a margem mínima é atingida os sistemas liquidam automaticamente posições para repor a margem.

Ver também