Capitalização bolsista

Da Thinkfn
Revisão das 04h32min de 12 de outubro de 2007 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

A Capitalização bolsista (em inglês market capitalization ou market cap) de uma empresa, é a parte do seu valor total que é transaccionável em bolsa. É calculada multiplicando a cotação pelo número de acções admitidas à negociação em bolsa. Caso nem todas as acções da empresa estejam admitidas à negociação, o valor total da empresa é calculado multiplicando a cotação pelo número total de acções, incluindo aquelas que não estão admitidas à negociação em bolsa.

Pode também falar-se da capitalização bolsista de uma bolsa, que resulta da soma da capitalização bolsista das empresas nela cotadas. A World Federation of Exchanges calcula a capitalização bolsista de uma bolsa, ou domestic market capitalization, com base no número total de acções de companhias domésticas admitidas à negociação nessa bolsa, nas suas diversas classes, multiplicadas pelas respectivas cotações em dada altura. Assim, inclui só as acções ordinárias e preferenciais de companhias domésticas. Exclui fundos de investimento, direitos, warrants, ETFs, instrumentos convertíveis, opções, futuros, acções de companhias estrangeiras e de holdings de companhias cotadas.

Pela soma das capitalizações bolsistas das diversas bolsa, chega-se à capitalização bolsista de países, regiões geográficas ou globalmente dos mercados de todo o mundo.

Estimativa de valor

A capitalização bolsista de uma empresa representa o consenso público sobre o seu valor. Resulta da percepção pública das suas perspectivas futuras e das condições económicas e monetárias presentes e futuras. É, por isso, em grande medida independente da sua história. Esta medida do valor de uma empresa está sujeita a variações bruscas resultantes de movimentos especulativos baseados na mudança das expectativas acerca dos seus resultados financeiros, ou na expectativa de fusões ou aquisicões.