Alavancagem

Da Thinkfn
Revisão das 16h12min de 27 de outubro de 2007 por Viana (discussão | contribs)

A alavancagem é um termo que designa o uso de vários instrumentos financeiros ou recursos de terceiros, tais como empréstimos de capital, com o intuito de aumentar o retorno potencial das operações financeiras, aumentado consequentemente também o seu risco.

A alavancagem toma assim a forma de financiamento ou outro tipo de empréstimos, o qual é reinvestido com a intenção de ganhar uma maior taxa de retorno do que o custo do juro do financiamento ou empréstimo.

Recompensa e Risco

A alavancagem permite então aos investidores ou empresas alavancar o seu investimento, contundo com um risco maior.

Se o investidor usar alavacangem para fazer um determinado investimento e esse investimento resultar mal, a sua perda será tanto maior quando maior for o grau de alavancagem.

Uma empresa pode alavancar-se com intuito de potenciar os seus ganhos e gerar mais riqueza para o accionista, mas se falhar ao concretiza-lo, os custos com os juros e o risco de credito destroem valor ao accionista. Se o Return On Assets (ROA) da empresa é maior do que a taxa de juro do financiamento, então o Return On Equity (ROE) vai ser maior do que senão estivesse alavancado. Por outro lado, se o ROA da empresa é menor que a taxa de juro do financiamento, então o ROE vai ser menor do que senão estivesse alavancado.

A alavancagem tem um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas.


Medidas e tipos de alavancagem

Debt-to-equity ratio

Alavancagem operacional

Combined stand-alone leverage

Leverage correlation

Derivados

Ver também

Margem

Return On Margin

Leverage buyout