Pesquisa
 

Sector

Da Thinkfn

A economia geralmente pode subdividir-se em vários Sectores ou indústrias, e estes, em subsectores ou indústrias ainda mais específicas.

A importância para o mercado, advém de que não raras vezes, um factor que influencie positiva ou negativamente uma empresa, afecta também todo um sector, ou seja, todas as outras empresas que são do mesmo sector dessa empresa afectada.

Assim, perante surpresas fortemente positivas ou negativas numa empresa, é sempre necessário de verificar se aquilo que afectou essa empresa não afectará também outras empresas similares. Na verdade, mesmo sem essa análise ou sendo ela dúbia, é comum o mercado reflectir nas cotações de empresas similares qualquer queda ou subida muito forte de empresas do mesmo sector.

Índices sectoriais

Reconhecendo a performance sectorial como sendo muitas vezes determinante para a performance de empresas específicas, geralmente no mercado accionista co-existem, a par com os índices gerais que incluem todas as empresas ou as de maior dimensão (em termos de capitalização bolsista ou liquidez, índices sectoriais que visam agrupar as empresas de acordo com o sector em que estas desenvolvem a sua actividade.

Uma norma que visa standardizar a classificação dos sectores é a ICB (Industry Classification Benchmark).

Exemplos de índices sectoriais:

Links relevantes

  • ICB, Estrutura do ICB. Inclui uma explicação para cada um dos 114 sub-sectores, bem como toda a estrutura até aos ditos.