ECN

Da Thinkfn

Uma Electronic communication network (ECN) ou rede de comunicações electrónica é o termo usado no meio financeiro para um tipo de rede de computadores usada para transaccionar instrumentos financeiros. Ou seja, uma ECN é uma espécie de bolsa electrónica, onde é mantido um order book e são efectuados os negócios quando as ordens se encontram a um mesmo preço.

As ECNs surgiram em 1998 quando a SEC pela primeira vez autorizou a sua criação, dando origem a uma concorrência mais feroz pelo negócio de executar as ordens dos traders. Como efeito secundário e dada a sua característica electróna, as ECNs também vieram aumentar a facilidade com que se transacciona fora da sessão regular, no pre-market ou after hours.

ECNs e mercado fragmentado

Como as ECNs funcionam como um mercado de bolsa em si próprio, elas dão origem a um mercado fragmentado. Ao contrário da negociação por exemplo na Euronext Lisbon onde só existe um order book, cada ECN tem o seu order book. O que torna possível que num mercado exista um bid num papel a 10.21, que noutro mercado pode, por exemplo, estar oferecido a 10.19. Esta diferença nunca será muito grande devido a arbitragem entre os mercados, mas é possível.

Isto também torna possível que um papel transaccione a, por exemplo, 10.19 e que uma ordem de compra a 10.21 não seja efectuada. Porquê? Basta a ordem de compra estar numa ECN, e o negócio que faz abaixo ser efectuado noutra.

Devido à existência de várias ECNs e mercados para um mesmo papel, também passou a dar-se maior importância aos sistemas de order routing (encaminhamento de ordens), que decidem para que mercado enviar a ordem de um cliente de forma a assegurar a melhor execução possível.


Algumas ECNs activas

  • ARCA (Archipelago)
  • BTRADE (Bloomberg Tradebook)
  • ISE (International Securities Exchange)
  • ISLAND (Island, comprada pelo Nasdaq)


Links relevantes