Banco de Portugal

Da Thinkfn
Filial do Banco de Portugal na Praça da Liberdade, no Porto.

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Foi fundado em 19 de Novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede. Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado.

Foi o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais que foi fundado em Junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objectivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC.

Compete ao Banco a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras. O Banco emite notas de euro e põe em circulação as moedas metálicas, embora o BCE detenha o direito exclusivo de autorizar a sua emissão. Compete-lhe ainda regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos, gerir as disponibilidades externas do País e agir como intermediário das relações monetárias internacionais do Estado, bem como aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro. Cabe ao Banco a recolha e elaboração das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos.

Administração

O actual Governador é Vítor Constâncio, os Vice-Governadores são José de Matos e Pedro Duarte Neves, são administradores José Silveira Godinho, Teodora Cardoso e Vítor Pessoa.

Governadores precedentes

Rede Regional

Filial: Porto

Delegações Regionais: Ponta Delgada e Funchal

Agências: Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Évora e Faro

  • Faro - O edificio da dependência do Banco de Portugal em Faro, foi construído em 1926, no local onde funcionava o antigo Mercado das Hortaliças. Seu arquitecto foi Adães Bermudes.

Links relevantes


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Banco de Portugal. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.