Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Baltic Dry Index

Da Thinkfn

O Baltic Dry Index é um índice que segue os preços de transporte de carga a granel por via marítima, e é gerido pela Baltic Exchange em Londres. De acordo com a Baltic Exchange, o índice providencia "uma estimativa do preço de transportar as principais matérias-primas por via marítima". O índice cobre 40 rotas marítimas numa base de calendarização e viagens, o índice cobre cargueiros supramax, panamax e capesize para transporte de uma série de commodities incluindo minério de ferro, grão e carvão.

O índice é uma média dos índices Baltic supramax, panamax e capesize. Estes índices são baseados em estimativas profissionais feitas por um painel de brokers internacionais de transporte marítimo.

O índice pode ser obtido na Baltic Exchange, ou via serviços como a Reuters ou Bloomberg. Também existem sites que seguem o desenvolvimento deste índice, como este.

Uma vez que o custo de transporte marítimo varia com a carga que existe para ser transportada, e sendo neste caso seguidas cargas de matérias-primas, o Baltic Dry Index é muitas vezes visto como um indicador coincidente ou avançado do estado da economia internacional. Importa dizer que este índice pode, no entanto, ser afectado por factores tipicamente cíclicos como a disponibilidade de cargueiros, ou por factores como um aumento de custos de combustível.

Evolução dos componentes

O gráfico abaixo mostra a evolução dos 3 componentes cuja média constitui o Baltic Dry Index:

chart1.jpg

Ver também

Links relevantes