As refinarias

Da Thinkfn

Uma das coisas que está a ganhar muito com o Rally do crude, são as Refinarias. A teoria é de que a capacidade é limitada, não se fazem novas refinarias há 30 anos, e de que aprovar e construir uma nova demoraria 10 anos ou mais. Isso está a levar a margens de lucro monstruosas por parte das refinarias que existem neste momento.

Com a passagem da Katrina, isso agudizou-se ainda mais por se ter afectado cerca de 9% da capacidade de refinação dos EUA.

Ora, a questão aqui é que:

  1. A actividade de refinação é "fungível", pode ser praticada em qualquer lugar o­nde se instale uma refinaria, e a sua prática não tem segredos. Ou seja, esta actividade é uma commoditie;
  2. Não existem constrangimentos a acrescentar nova capacidade. Ao contrário do peak oil, em que mesmo que se queira produzir mais não se consegue, refinar consegue-se sempre mais;
  3. O Peak Oil é negativo para a Refinação. Porque quando existir menos petróleo a ser produzido, menos será refinado para uma mesma capacidade de refinação.

Ou seja, a actividade de Refinação é cíclica, e não devemos estar longe de um pico no ciclo da dita, como se constata por exemplo pelo ROE da Valero (VLO, $106.50), nos 30%.

Não estou a dizer que seja de entrar curto já, mas certamente é de observar este sector.


Autor

Incognitus, em 31/8/2005

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.