Diferenças entre edições de "Efeito de rede"

Da Thinkfn
(Nova página: O '''efeito de rede''', é o efeito que acrescentar mais um cliente a um dado produto ou serviço, produz no valor desse produto ou serviço para os outros clientes do mesmo. Quando es...)
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 19h53min de 12 de março de 2010

O efeito de rede, é o efeito que acrescentar mais um cliente a um dado produto ou serviço, produz no valor desse produto ou serviço para os outros clientes do mesmo. Quando esse efeito positivo está presente, o valor de um produto ou serviço aumenta, quanto mais pessoas o utilizarem.

Um exemplo clássico do efeito de rede, é o telemóvel. Quantas mais pessoas possuem telemóveis, mais valioso é o telemóvel para cada pessoa que o possua. Outro exemplo são as redes sociais, como o Myspace e o Facebook, ou mesmo os fóruns.

Embora o efeito de rede seja aplicado geralmente a efeitos positivos de rede, existem também casos de efeitos negativos, por exemplo os provocados pela congestão do serviço, que o pode tornar menos valioso. Um exemplo seria a congestão de uma estrada.

Ao longo do tempo, os efeitos de rede positivos podem levar a um ciclo de reforço (feedback positivo), que torna extraordinariamente difícil para outros concorrentes de entrar no mesmo mercado. O efeito pode em alguns casos levar, inclusive, à emergência de um monopólio natural.

Ver também