Pesquisa
 

Concorrência

Da Thinkfn

Concorrência é a situação em que vários fornecedores de um dado bem/serviço competem entre si para obter as preferências dos consumidores num dado mercado.

A concorrência pode fazer-se a muitos níveis, desde as características do bem/serviço fornecido, a distribuição do dito, o financiamento do dito, até ao atributo que geralmente obtém uma importância significativa: o preço.

Dado que a concorrência muitas vezes limita o preço que é possível cobrar aos clientes, ela também tem uma influência substancial nos lucros e margens que um produtor consegue obter, ou seja, a maior concorrência geralmente equivalem menores margens. Daí que a forte maioria dos produtores façam um grande esforço para diferenciar as suas ofertas.

Índice

Concorrência perfeita

A concorrência perfeita é um tipo de concorrência onde existe um grande número de vendedores e compradores, de forma a que nenhum deles tem grande impacto no mercado, ou seja, todos aceitam as condições de equilíbrio geradas no mercado sem as conseguirem afectar substancialmente.

Características genéricas de um mercado em concorrência perfeita:

Concorrência imperfeita

Situação em que a maioria dos mercados reais vivem, algures entre a concorrência perfeita e o monopólio. Alguns vendedores ou compradores possuem alguma influência sobre o equilíbrio do mercado dada a sua dimensão. Os vendedores esforçam-se por tornar os seus produtos diferenciados, nas suas caracteristicas reais ou percebidas (via marketing), de forma a poderem cobrar um preço também ele diferenciado.

Monopólio

Crystal Clear app xmag.png Ver artigo principal: Monopólio.

Estado do mercado em que um vendedor controla a totalidade do mercado. Um monopólio pode ocorrer por muitas razões, desde razões legais (monopólio legal) até ao facto de se estar num mercado que se gere por características winner takes all, por exemplo devido a efeitos de rede.

Oligopólio

Crystal Clear app xmag.png Ver artigo principal: Oligopólio.

Estado do mercado em que um pequeno conjunto de vendedores controla a oferta do mercado. Esta situação acontece frequentemente em mercados sujeitos a fortes economias de escala, ou com exigências de investimento muito elevadas.

As quantidades produzidas tendem a ser inferiores às que aconteceriam num mercado em concorrência perfeita, e os preços, superiores.

Monopsónio

Crystal Clear app xmag.png Ver artigo principal: Monopsónio.

Mercado caracterizado pela existência de apenas um comprador. Algumas vezes verificado em mercados de trabalho, ou quando o Estado é o único comprador para a provisão de bens públicos.

Oligopsónio

Crystal Clear app xmag.png Ver artigo principal: Oligopsónio.

Mercado caracterizado por muitos vendedores e relativamente poucos compradores, em que os compradores possuem poder de mercado. Por exemplo, fornecedores de um Oligopólio podem muitas vezes encontrar-se nesta posição.

Ver também