Contrato a prazo

Da Thinkfn
Revisão das 21h40min de 10 de novembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Um contrato a prazo (forward, ou forward contract), é um acordo para transaccionar, num determinado momento futuro, um activo, a um preço que é determinado à partida. É portanto um instrumento derivado. Os termos do contrato são negociados particularmente entre as contrapartes. Por isso, os contratos a prazo são contratos individuais sem forma padronizada, que não são fungíveis e não podem ser transaccionados em bolsa.

Não sendo transaccionados em bolsa, as contrapartes precisam de conhecer-se ou serem apresentadas por um broker. Precisam depois de chegar a acordo sobre os termos precisos do contrato. Por ser particular, o contrato não é garantido por uma câmara de compensação, expondo os envolvidos ao risco de contraparte; por isso, têm de ter grande confiança mútua. Em resultado, os contratos a prazo são celebrados só entre traders que negoceiam frequentemente entre si, o que torna o mercado de contratos a prazo pouco líquido.

Para obviar estes problemas dos contratos a prazo, os mercados desenvolveram os futuros, que são contratos a prazo especiais, com formas padronizadas, maturidades periódicas e garantidos por uma câmara de compensação. Os mercados de futuros são muito líquidos.

Ver também