Diferenças entre edições de "Contrato a prazo"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Nova página: Um '''contrato a prazo''' ''(forward'', ou ''forward contract)'', é um acordo para transaccionar, num determinado momento futuro, um activo, a um preço que é determinado à part...)
 
Linha 1: Linha 1:
Um '''contrato a prazo''' ''(forward'', ou ''forward contract)'', é um acordo para transaccionar, num determinado momento futuro, um [[activo]], a um preço que é determinado à partida. É portanto um instrumento [[derivado]]. Os termos do contrato são negociados particularmente entre as contrapartes. Por isso, os contratos a prazo são contratos individuais sem forma padronizada, que não são [[Fungível|fungíveis]] e não podem ser transaccionados em bolsa.
+
Um '''contrato a prazo''' ''(forward'', ou ''forward contract)'', é um acordo para transaccionar, num determinado momento futuro, um [[activo]], a um preço que é determinado à partida. É portanto um instrumento [[derivado]]. Os termos do contrato são negociados particularmente entre as contrapartes. Por isso, os contratos a prazo são contratos individuais sem forma padronizada, que não são [[Fungível|fungíveis]] e não podem ser transaccionados em [[bolsa]].
  
Não sendo transaccionados em bolsa, as contrapartes precisam de conhecer-se ou serem apresentadas por um ''broker''. Precisam depois de chegar a acordo sobre os termos precisos do contrato. Por ser particular, o contrato não é garantido por uma [[câmara de compensação]], expondo os envolvidos ao [[risco de contraparte]]; por isso, têm de ter grande confiança mútua. Em resultado, os contratos a prazo são celebrados só entre ''traders'' que negoceiam frequentemente entre si, o que torna o mercado de contratos a prazo pouco [[Líquidez|líquido]].
+
Não sendo transaccionados em bolsa, as contrapartes precisam de conhecer-se ou serem apresentadas por um ''[[broker]]''. Precisam depois de chegar a acordo sobre os termos precisos do contrato. Por ser particular, o contrato não é garantido por uma [[câmara de compensação]], expondo os envolvidos ao [[risco de contraparte]]; por isso, têm de ter grande confiança mútua. Em resultado, os contratos a prazo são celebrados só entre ''traders'' que negoceiam frequentemente entre si, o que torna o mercado pouco [[Líquidez|líquido]].
  
 
Para obviar estes problemas dos contratos a prazo, os mercados desenvolveram os [[futuro]]s, que são ''contratos a prazo'' especiais, com formas padronizadas, maturidades periódicas e garantidos por uma câmara de compensação. Os mercados de futuros são muito líquidos.
 
Para obviar estes problemas dos contratos a prazo, os mercados desenvolveram os [[futuro]]s, que são ''contratos a prazo'' especiais, com formas padronizadas, maturidades periódicas e garantidos por uma câmara de compensação. Os mercados de futuros são muito líquidos.

Revisão das 21h42min de 10 de novembro de 2008

Um contrato a prazo (forward, ou forward contract), é um acordo para transaccionar, num determinado momento futuro, um activo, a um preço que é determinado à partida. É portanto um instrumento derivado. Os termos do contrato são negociados particularmente entre as contrapartes. Por isso, os contratos a prazo são contratos individuais sem forma padronizada, que não são fungíveis e não podem ser transaccionados em bolsa.

Não sendo transaccionados em bolsa, as contrapartes precisam de conhecer-se ou serem apresentadas por um broker. Precisam depois de chegar a acordo sobre os termos precisos do contrato. Por ser particular, o contrato não é garantido por uma câmara de compensação, expondo os envolvidos ao risco de contraparte; por isso, têm de ter grande confiança mútua. Em resultado, os contratos a prazo são celebrados só entre traders que negoceiam frequentemente entre si, o que torna o mercado pouco líquido.

Para obviar estes problemas dos contratos a prazo, os mercados desenvolveram os futuros, que são contratos a prazo especiais, com formas padronizadas, maturidades periódicas e garantidos por uma câmara de compensação. Os mercados de futuros são muito líquidos.

Ver também