Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - SkinnyThing

Páginas: [1] 2
1
Tens alguma razão em especial para preferir um ETF com distribuição de dividendos vs um que faça acumulação?

2
Obrigado Automek, eu realmente não estava a ter isso em conta por falta de conhecimento.
Ainda assim, como o portfolio que estou a tentar contruir é de exposição global (excepto nas obrigações por falta de opções), então o risco de haver eventos de câmbio como o do CHF/EUR fica diluído, julgo eu.


Boas Kim,

Não sei se conheces, mas existe um forum sobre o Permanent Portfolio que foi criado há poucos anos atrás e há lá alguns europeus que também construiram a sua versão. Não coloco aqui o link para o forum pois tenho receio que seja contra as regras Dá uma vista de olhos no forum: http://www.gyroscopicinvesting.com/forum/. Foi construido pelo Craig Rowland e J.M. Lawson, autores do livro "Permanent Portfolio". Basicamente é uma versão moderna do livro do Harry Browne (a teoria é a mesma, mas já falam de instrumentos como os ETFs, que há umas décadas não existiam).

Normalmente o que se recomenda aos europeus da União Monetária é ter a porção de stocks num ETF que siga o Índice MSCI EMU e como Bonds usar bunds alemãs de longo prazo (ou seja, ires diretamente à fonte). Tens de ter é o cuidado de quando tiverem maturidade de 20 anos, trocar essa bunds por outras. Eu pessoalmente não confio a 100% na Zona Euro (ZE) e acho que se queremos seguir um portfólio como este que nos tenta proteger de tudo, não é razoável termos os 25% em stocks da ZE, pelo que estou a pensar introduzir um ETF de world stocks.

Estas são as minhas recomendações do que já estudei sobre o assunto, mas admito que ainda preciso de estudar muito mais.

Fonix, recomendaram 41 fundos e estão contentes porque lá no meio houve um que valorizou 26%.


Quando vejo as "recomendações" do Observador nem abro. Acho que só tolos é que vão seguir recomendações de um jornal.

3
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-08-27 19:00:59 »
Não há ordem mínima. Antes de começares a negociar com eles aconselho-te a leres o tópico e a leres todos os documentos que eles te fornecem quando abres conta. Por exemplo, se abrires conta Custody, não podem "emprestar" os teus títulos, mas pagas uma comissão aquando do recebimento de dividendos e juros.

Eu já abri conta, mas ainda não tive oportunidade de começar a investir lá.

4
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-05 11:53:34 »
Ultimamente o BEST tem andado a anunciar o fim das comissões numa série de bolsas. Ainda não vi com atenção mas pode ser interessante. Será reação ao marketing da DeGiro ?

Best Trading PRO?

5
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-05 07:28:48 »
Hum, parece interessante mas não queria ETFs em dólares. Se for possível era melhor passar esta discussão para o tópico de Investimento Passivo

6
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-04 16:34:18 »
Pois hoje já confirmei isso. Se não gerares um x de comissões para eles por mês tens de pagar mais. Bem, volto a pender para a DeGiro.

Para seguir uma estratégia de investimento mais passiva que corretora recomendavam? Até pode nem ser portuguesa.

7
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-04 11:43:27 »
Peço desculpa pelo post duplo, mas encontrei mais informação:

Além da segregação dos ativos, a corretora está coberta por um seguro holandês que cobre perdas de ativos até 20.000€:
https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-vantagens-e-desvantagens-da-corretora-degiro-s5086454.htm

Análise superficial à DeGiro, Interactive Brokers e Plus500:
https://www.deco.proteste.pt/investe/intermediarios-financeiros-corretoras-estrangeiras-em-foco-s5089064.htm

Sempre se confirma que a DeGiro, nas contas Basic, empresa os ativos para short-selling. Se optarmos por uma conta Custody, temos de pagar comissão nos dividendos. Para quem faça investimento sem dividendos, parece-me uma boa opção. Mas a Interactive Brokers já tem mais historial e tem os seus relatórios de contas disponíveis para quem os quiser ver.


8
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-03 14:18:55 »
No caldeirão da bolsa há já uma boa quantidade de pessoal a usar a DeGiro. Também li lá que se procurarmos em forums espanhóis ou holandeses há por lá muito feedback.

No geral o feedback parece "fifty-fifty", ou seja, não há problema nenhum, mas a plataforma em si ainda é bastante simples. Mas pelo que sei com o tempo tem vindo a evoluir e para muita gente, o simples (e barato) chega.

9
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-03 09:43:46 »
Também é regulada pela CMVM pelo que diz no site.

EDIT

No site da DeGiro
"A proteção dos seus dados é a nossa mais alta prioridade. Toda a nossa tecnologia e infraestruturas respondem às normas bancárias. A DEGIRO encontra-se para além disso sob a supervisão do "De Nederlandse Bank" (DNB), da Autoridade Holandesa de Mercados Financeiros (AFM) e da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)."

No site da Proteste:
https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-seguranca-da-corretora-degiro-s5086524.htm

E já agora, uma parceria entre a Euronext e a DeGiro:https://www.euronext.com/en/news/euronext-partner-degiro-dutch-retail-investor-services

10
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-02 16:38:40 »
Deve ser na Holanda

11
Comunidade de Traders / Re: DeGiro
« em: 2015-06-02 15:19:52 »
Tenho andado a procurar uma corretora para começar a investir e a Degiro é interessante a nível dos preços e pelo facto de ter "loja" aberta aqui em Portugal. Não sei se já tinham lido mas eles têm uma empresa de custódia que fica com os nossos títulos separados da empresa principal. No caso de falência, o nosso capital não é mexido.

Perguntei também se era possível aceder ao relatório de contas deles e disseram-me: "O relatório de contas foi aprovado pela AFM (Autoridade Holandesa de Mercados Financeiros) e os mesmos não estão disponíveis."

Gostava de saber se isto é normal?

12
Comunidade de Traders / Re: O Investidor que Nada Sabe
« em: 2015-05-13 22:46:25 »
Não ficavas melhor com ETFs que não distribuam dividendos? No outro tópico de Investimento passivo dava-mos muitos exemplos de ETFs europeus que retiam os dividendos.

Já agora, não tens medo de com essa distribuição, teres um novo drawdown de 23%? Achas que no momento mais apertado vais aguentar não vender? Eu preferia sacrificar algum retorno e ter um drawdown bem menor.

Prefiro ETFs com distribuição, pelos motivos que expliquei no post anterior.

Acho que consigo aguentar um DD de 23%. É muito, mas é um número aceitável. Temos que ser psicologicamente fortes e acreditar no nosso sistema.

Mais uma vez, a distribuição de dividendos em alturas de fortes DD são importantes, porque é dinheiro que se materializa em altura de crise e também serve para os rebalanceamentos tão necessários à estratégia.

Em relação à tua opção de quereres dividendos, acho que acabas por sacrificar dinheiro por um efeito psicológico. Mas se funciona para ti, tudo bem   :)

13
Comunidade de Traders / Re: O Investidor que Nada Sabe
« em: 2015-05-13 21:38:22 »
Não ficavas melhor com ETFs que não distribuam dividendos? No outro tópico de Investimento passivo dava-mos muitos exemplos de ETFs europeus que retiam os dividendos.

Já agora, não tens medo de com essa distribuição, teres um novo drawdown de 23%? Achas que no momento mais apertado vais aguentar não vender? Eu preferia sacrificar algum retorno e ter um drawdown bem menor.

14
Comunidade de Traders / Re: O Investidor que Nada Sabe
« em: 2015-05-13 16:15:56 »
Já agora, agradecia que se pusesse uma descrição dos tickers no primeiro post. Facilita a compreensão dos ativos em questão.

15
Comunidade de Traders / Re: O Investidor que Nada Sabe
« em: 2015-05-13 15:01:01 »
Já existe um tópico aqui no forum exatamente para este género de investimentos (passivos):

http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,3472.0.html


16
Off-Topic / Re: Livros
« em: 2015-05-04 20:25:45 »
Deve ser interessante. Ter o rendimento suficiente
para levar uma vida de ócio, desde que se tenha
a sabedoria de assim estar,
é por certo um
dos gostos
de viver!


Atenção que isso é uma das falsas ideias à cerca deste livro. O autor apesar de não precisar de trabalhar continuava todos os dias a realizar tarefas produtivas que lhe davam prazer. A ideia de que um reformado só joga golfe e vê televisão é deprimente na minha opinião.


ja li. mas acho que esta tudo no blog, nao sei se vale a pena gastar no livro.
entao skinny, ja te reformaste com 7k ano? tens plano?

O blog e até mesmo o forum tem muita informação, mas acho um livro algo mais organizado. E não esquecer que um livro é sempre algo que podemos vender mais tarde.

Neo-Liberal tens as PM bloqueadas?

17
Ainda há poucos meses se deu o fnómeno do ébola.

Toda a direita bradou por isolamentos obrigatórios.
Um enfermeira foi isolada contra a sua vontade mesmo depois d os testes terem sido negativos.
houve um histeria colectiva sobre a questão, exigindo restrições aos movimentos de pessoa de e para África, mesmo para países que nada tinha que ver com o ebola.
magicamente as costumeiras previsões de doom and gloom despaaceram. ninguém mais faloiu disso. era demasiado embaraçante.
revelaram-se um embuste, mas um imbuste que imediatamente levou a propostas de limitações das liberdades individuais e não só prpostas, como houve infrigimento das liberdades individuais.


Já ninguém se lembra da histeria do ébola?
Não convém.

L

Não sei os contornos todos dessa história mas vamos pegar na parte em que a enfermeira é isolada contra a sua vontade. Do ponto de vista de um liberal (libertário? já não sei bem qual a palavra a usar) isso faz sentido pois ela se estivesse doente, afetava negativamente outras pessoas.

Se vais causar dano a terceiros, já não vais ter o mesmo direito às tuas liberdades.

Também falaste em como a direita também tende a querer restringir direitos sociais. É verdade para alguns partidos, menos para outros. Existem partidos de direita (que defendem maior liberdade económica e social). Infelizmente não existem em Portugal.

Em Portugal o que tu tens são partidos de direita que tendem a ser ligeiramente mais libertários a nível económico em relação à esquerda. E a nível dos direitos sociais também tendem a não bloquear grande coisa porque percebem que cada vez mais isso não é popular.

Posto isto, acho mais gravoso os partidos de esquerda em Portugal quererem limitar a minha liberdade económica do que os partidos de direita quererem limitar as minhas liberdades sociais (não tentam grande coisa).

Vejo nos teus posts uma grande necessidade em querer mostrar como a direita também tem uma tendência coletivista mas não te vejo a refletir sobre o que o Incognitus tem vindo a sobre a esquerda (em geral). E isto é importante porque eu e muita gente no ano 2015, associa-se mais a partidos de direita pela parte económica do que a parte social (eu não quero orações obrigatórias, não quero imposições contra gays, não quero criminalizar o aborto, etc). Eu no fundo só quero que hajam menos esquemas e menos porcaria para onde vão os meus impostos.

a enfermeira tinha feito testes que tinha dado negativos. não estava infectada.
foi isolada- na prática encarcerada - pela pressão histérica da população. passou-se em new jersey num estado conservador cujo governador chris christie é candidato a presidente em 2016.

quanto ao que disseste aceito globalmente. não tenha nada de especiala assinalar. excepto que tenho estado a tomar como exemplo os estdos unidos, o grande laboratório da democracia desde há 300 anos. foi a primeira democracia no mundo.
e nos estados unidos a direita é extremamente intrusiva nos direitos individuais no que toca a temas sociais. e se começarmos a falar de temas raciais, então...

L

L

Eu quando falei do caso da enfermeira quis retirar todo o contexto, só queria mesmo dar-te o exemplo de uma pessoa que ficava doente com uma doença contagiosa e como isolar essa pessoa (quebrando os seus direitos individuais), pode estar de acordo com uma filosofia liberal/libertária.

Vou dar-te um conselho, não associes a direita americana a pessoas boas da cabeça. Eles são um extremo no que diz respeito à parte social e eu com eles pouco ou nada me associo. E tal como eu acredito que muita gente aqui do forum.

18
Off-Topic / Re: Livros
« em: 2015-05-04 09:17:43 »


Gostava de deixar aqui um livro que mudou muito a minha forma de pensar. É um livro que junta vários conceitos "Early Retirement Extreme (ERE) is a movement of individuals integrating ideas from anti-consumerism, DIY, the Renaissance man ideal, home economics, individualism, environmentalism, and rentier capitalism", com o objetivo principal de em relativamente pouco tempo podermos deixar de depender do salário para "viver".

No entanto, aconselho este livro até mesmo para aqueles que gostam do que fazem no seu emprego, pois vai muito além de "juntar dinheiro para deixar de trabalhar". Existe também um site, forum e wiki com o mesmo nome do livro se tiverem algum interesse.

19
Ainda há poucos meses se deu o fnómeno do ébola.

Toda a direita bradou por isolamentos obrigatórios.
Um enfermeira foi isolada contra a sua vontade mesmo depois d os testes terem sido negativos.
houve um histeria colectiva sobre a questão, exigindo restrições aos movimentos de pessoa de e para África, mesmo para países que nada tinha que ver com o ebola.
magicamente as costumeiras previsões de doom and gloom despaaceram. ninguém mais faloiu disso. era demasiado embaraçante.
revelaram-se um embuste, mas um imbuste que imediatamente levou a propostas de limitações das liberdades individuais e não só prpostas, como houve infrigimento das liberdades individuais.


Já ninguém se lembra da histeria do ébola?
Não convém.

L

Não sei os contornos todos dessa história mas vamos pegar na parte em que a enfermeira é isolada contra a sua vontade. Do ponto de vista de um liberal (libertário? já não sei bem qual a palavra a usar) isso faz sentido pois ela se estivesse doente, afetava negativamente outras pessoas.

Se vais causar dano a terceiros, já não vais ter o mesmo direito às tuas liberdades.

Também falaste em como a direita também tende a querer restringir direitos sociais. É verdade para alguns partidos, menos para outros. Existem partidos de direita (que defendem maior liberdade económica e social). Infelizmente não existem em Portugal.

Em Portugal o que tu tens são partidos de direita que tendem a ser ligeiramente mais libertários a nível económico em relação à esquerda. E a nível dos direitos sociais também tendem a não bloquear grande coisa porque percebem que cada vez mais isso não é popular.

Posto isto, acho mais gravoso os partidos de esquerda em Portugal quererem limitar a minha liberdade económica do que os partidos de direita quererem limitar as minhas liberdades sociais (não tentam grande coisa).

Vejo nos teus posts uma grande necessidade em querer mostrar como a direita também tem uma tendência coletivista mas não te vejo a refletir sobre o que o Incognitus tem vindo a sobre a esquerda (em geral). E isto é importante porque eu e muita gente no ano 2015, associa-se mais a partidos de direita pela parte económica do que a parte social (eu não quero orações obrigatórias, não quero imposições contra gays, não quero criminalizar o aborto, etc). Eu no fundo só quero que hajam menos esquemas e menos porcaria para onde vão os meus impostos.

20
Comunidade de Traders / Re: TAP - tópico principal
« em: 2015-05-02 13:36:06 »
Que grande filme.

Do 6ª às 11 fiquei com uma opinião. A empresa não tem futuro.

Páginas: [1] 2