Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Streamer

Da Thinkfn

Um Streamer é um programa que actualiza dados de forma contínua, sem ser necessária uma acção do utilizador para "refrescar" (refresh) esses mesmos dados.

Os Streamers são particularmente úteis num ambiente de mercado de capitais, onde as cotações, gráficos e notícias estão em constante mutação, reflectindo a actividade em tempo real do mercado.

Existe streamers de cotações (quote streamers), de gráficos (streaming charts) e de notícias (news streamers). Os streamers podem apresentar cotações em tempo real ou com um determinado atraso (delay). Geralmente, é relativamente difícil de obter streamers em tempo real gratuitos, mas na actualidade a maioria das corretoras disponibiliza sistemas com capacidade de streaming.

News streamers versus RSS feeds

No caso de news streamers, só existem serviços pagos, como a Reuters e o Bloomberg. As corretoras e institucionais geralmente possuem vários terminais com estes serviços, que são normalmente caros demais para se justificar serem contratados por um particular.

Um RSS feed ambora pareça aparentemente equivalente a um news streamer, na realidade não o é. Tecnicamente, um RSS feed vai, dentro de um determinado intervalo temporal, tentar actualizar as notícias que disponibiliza. Ou seja, não funciona em tempo real. Já um news streamer usa geralmente tecnologia "push" e disponibiliza as notícias no momento em que estas se tornam disponíveis, funcionando assim em tempo real.

Ver também