Rácio Q

Da Thinkfn

O Rácio Q ou Rácio Tobin é um rácio financeiro, que relaciona o valor de mercado de uma empresa ou mercado, com o custo de substituição dos activos que compõem essa empresa ou mercado (agregado de todas as empresas).

Este rácio foi criado em 1969 por James Tobin.

Embora se possa aplicar a uma só empresa, o rácio Q geralmente é aplicado ao agregado do mercado, visando verificar se este se encontrará sub ou sobre-avaliado.

Cálculo do rácio Q

Para uma empresa

Rácio Q = \frac{\text{(Capitalizacao Bolsista + Passivo contabilistico)}}{\text{(Capital proprio + Passivo contabilistico)}}


Para o mercado (agregado)

Rácio Q = \frac{\text{Soma de todas as Capitalizacoes bolsistas}}{\text{Soma de todos os activos liquidos}}


Uma forma de cálculo rápida para este rácio agregado para o mercado Americano, pode ser obtida fazendo uso de um relatório publicado pela FED: o Z1 Flow of Funds report. Neste, um campo representa a soma de todas as capitalizações bolsistas (B.102 linha 35) e outro, a soma de todos os activos líquidos de todas as empresas (B.102 linha 32).

Crítica

Algumas das críticas ao rácio Q:

  • Em ambientes fortemente inflaccionários, os números inscritos na generalidade dos balanços podem não representar o custo aproximado de substituição dos activos;
  • A economia tem-se alterado de forma a atribuir maior importância a activos intangíveis, como o know-how, valor de marcas, etc, que na maioria dos casos não estarão representados nos balanços.

Gráfico

q-ratio-vs-avg.png

Links relevantes