Pesquisa
 

Order flow

Da Thinkfn

O order flow (fluxo de ordens) refere-se à sequência de ordens que um broker recebe dos seus clientes, para serem executadas no mercado.

O order flow é muito importante para a actividade de market making, pois o market maker necessita de encontrar um nível de preço ao qual as ordens de compra e venda estão razoavelmente equilibradas, de tal forma a retirar do mercado o seu lucro, via o cobrar do spread bid-ask. Igualmente o order flow pode conter em si pistas para a direcção do mercado ou de um titulo no muito curto prazo, visto que a um fluxo de ordens muito desequilibrado do lado da compra ou da venda, os market makers terão que reagir para reporem o equilíbrio, já que terão um stock limitado para providenciar liquidez ou estarão pouco dispostos a constituir um stock demasiado alargado.

Por fim, o order flow tende a exibir alguma inércia. Isso significa que se o broker/market maker está a obter mais ordens de compra do que de venda, isso continuará a verificar-se por mais algum tempo. Ele pode por isso tomar alguma “existência” (comprar para a carteira própria), subir o preço, e satisfazer esse order flow. Esta é uma das pedras base do market making, bem como de muito trading proprietário feito por brokers internacionais.