O fundo de pensões da CGD

Da Thinkfn

right Uma das medidas para conseguir reduzir o défice que foi avançada como hipótese pelo Dr.Bagão Félix, foi a passagem do Fundo de Pensões da CGD para a Caixa Geral de Aposentações, e posterior venda da maioria desse fundo gerando uma receita extraordinária, já que a CGA não funciona segundo o princípio de Capitalização como o Fundo de Pensões.

Assim, ao tomar-se esta decisão melhora-se (brutalmente) o défice do ano em que se procede a essa medida, e pioram-se ligeiramente todos os seguintes défices.

Mas não é esse o motivo do artigo. O motivo é simples: É que assaltar um fundo de pensões, se feito por uma empresa privada, é crime. De tal forma grave que um magnata dos media que se acredita tê-lo feito, Robert Maxwell, ter-se-á suicidado quando tal foi descoberto (não totalmente esclarecida a morte, julga-se ter sido suicídio).

Além do mais, se esta medida for implementada, os activos do fundo são consideráveis e poderão provocar alguma pressão de venda em vários papéis nacionais.

As soluções encontradas pelo nosso gordo Estado para manter a sua frota de Audis e acessores são cada vez mais draconianas e surreais. Pena que se tomarem esta medida tão extrema, de seguida não tomem a mesma que Robert Maxwell.

Autor

Incognitus, em 4/10/2004

Comentários

Pode comentar este artigo no Fórum no seguinte tópico.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.