Entrar / criar conta 

Pesquisa
 

Jerónimo Martins (JMT)

Da Thinkfn

A Jerónimo Martins está organizada da seguinte forma:

Distribuição

Sector presente em 2 países. São eles Portugal e Polónia. A actividade do Grupo Jerónimo Martins na área da distribuição alimentar em Portugal iniciou-se entre o final da década de 70 e o início da de 80. Envolvendo operações nos formatos de retalho e grosso, Jerónimo Martins é líder na distribuição alimentar, com as marcas Pingo Doce (líder em supermercados), Feira Nova (terceiro operador de hipermercados) e Recheio (líder em cash& carry).

Na Polónia, o Grupo Jerónimo Martins adquire, em 1997, a cadeia Biedronka, que em português significa "joaninha". A então chamada "Operação Joaninha" conquistou o mercado polaco, tornando-se a Biedronka numa das mais fortes cadeias de retalho alimentar do país, ocupando uma destacada posição de liderança.

Actualmente com mais de 1.400 lojas, com mais de 28.000 funcionários e mais de 500 referências de marcas exclusivas, a Biedronka é a maior cadeia de supermercados presente na Polónia, reconhecida por mais de 92% dos consumidores polacos, possuindo a liderança no mercado do retalho alimentar.


Indústria

O Grupo Jerónimo Martins iniciou a sua actividade na Indústria no final da década de 30, início de 40, tendo como grande marco a inauguração da fábrica Fima (Fábrica Imperial de Margarina, Lda.), em 1944, dedicada à produção de margarinas e óleos alimentares.

O grande momento de expansão do Grupo nesta actividade ocorreu em 1949, data em que se estabeleceu uma joint venture com a multinacional anglo-holandesa Unilever, cujos produtos eram comercializados por Jerónimo Martins desde há muito.

No início de 2007 com a Fusão das Empresas, Fima VG, Lever Elida e Olá, surge a empresa Unilever Jerónimo Martins. Da fusão a estrutura de participações passou a ser 55% Unilever e 45% Jerónimo Martins. Neste momento a empresa inclui produção da seguinte gama de produtos: Margarinas, Azeite, Óleo, Chá, Gelado, Sopas, Caldos, Higiene Doméstica e Pessoal.


Serviços

Dentro desta área podemos incluir várias outras empresas do grupo. A JMD, consiste na representação e distribuição em exclusivo de marcas internacionais, na sua maioria líderes de mercado, tanto na área alimentar como de cosmética. Aqui destacam-se marcas como Kellogg´s, Nestlé, Heinz , Guloso, Bahlsen, Storck, Canderel ,Lindt, Truly, Sunquick, Jerónimos, Beter Elite, Cellcosmet, Lifelab e The different company.

Temos ainda :

A Hassel, especialista de chocolates e "guloseimas", contando neste momento com 23 lojas.

A Caterplus que se destina a servir o mercado português de food service, quer na sua vertente institucional (cantinas, instituições públicas) quer na vertente de restauração comercial (retalhistas especializados, cadeias de restauração, indústria hoteleira e operadores de restauração independentes). A Caterplus, através da sua estrutura de vendas, assegura uma cobertura de vendas nacional incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A Jeronymo, uma rede de quiosques, que conta com 25 lojas.

A geladaria de origem americana Ben & Jerry's., onde a Jerónimo Martins o assegura a gestão operacional de uma loja.

As lojas e quioques Olá (gelados) tendo a JMT 32 sob gestão.


Índice

Cotações

<FAccaoEuronext isin="PTJMT0AE0001" ticker="JMT">JMT</FAccaoEuronext>

Análise Técnica

Análise Fundamental

Argumentos

Próximos resultados

Links relevantes



Forum.jpg Esta acção possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades técnicas e fundamentais e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.