Circuit breaker

Da Thinkfn

O Circuit breaker (corte de circuito) é um mecanismo operacional automático, cujo nome é inspirado no fusível de electricidade, o qual interrompe um circuito quando se verifica um excesso de carga, impedindo assim que ocorra um curto-circuito.

Este tipo de mecanismo, existente em vários mercados bolsistas, foi concebido para proteger o mercado de eventuais danos (quedas ou subidas anormais) provocados por excesso de "carga" (ordens de compra ou venda) que podem originar movimentos bruscos. Assim, funciona como um género de "fusível" que evita uma sobrecarga do "sistema"/mercado devida a ordens de compra ou venda que possam conduzir a um "curto-circuito" (crash ou subida muito acentuada).

Funcionamento

Quando um excesso anormal de ordens de compra ou venda entram no mercado e delas resultam variações substanciais no preço dos activos (porque o volume das ordens de venda ou compra existentes no sistema não suporta o volume das respectivas compras ou vendas que entram no mercado), o corte do circuito é automaticamente activado. A negociação para os activos alvo dessas grandes variações é interrompida por um determinado período de tempo (normalmente entre 5 a 30 minutos). A negociação passa então à consolidação de ofertas: um género de leilão que existe com o intuito de estabilizar o preço, permitindo que outras ofertas se juntem ao mercado durante o período de consolidação.

Este mecanismo visa proteger o mercado de movimentos bruscos e anormais, muitas vezes ocasionados por erros ou manipulações, permitindo assim aumentar a segurança económico-jurídica dos diversos agentes nesses mercados. De alguma forma, limita também a volatilidade dos mercados.