Short squeeze

Da Thinkfn
Revisão das 17h05min de 7 de outubro de 2007 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

O Short squeeze é uma forma de manipulação do mercado que consiste em, através de compras agressivas, obrigar quem está curto num dado activo a fechar as suas posições forçando ainda mais a subida. Um Short squeeze também pode acontecer de forma natural e portanto, não ser uma forma de manipulação.

Um “Short squeeze” acontece quando, devido a um preço em subida, os intervenientes que possuem posições curtas no mercado se vêem forçados a fecha-las, seja por força de “margin calls”, seja porque não querem arriscar mais do seu dinheiro ou rendibilidade. O “Short squeeze” pode autoalimentar-se, uma vez que a razão que leva os intervenientes a abrir posições curtas muitas vezes não desaparece, pelo que o preço mais elevado proporcionado por uma o­nda de fecho de posições curtas apenas leva a uma nova abertura de posições curtas, produzindo um “rolling short squeeze” (short squeeze em contínuo). Empiricamente, o “short interest” (quantidade de posições curtas abertas) num título não decresce com subidas de preço, a menos que o catalisador que levou ao aparecimento dessas posições curtas desapareça, pelo que muitos “short squeezes” tendem a ser do tipo “rolling short squeezes”.

Porque é que um “short squeeze” pode ser manipulação? Um short squeeze é manipulativo quando as posições longas que o despoletam estão a ser tomadas não porque exista qualquer desequilíbrio procura/oferta ou razão fundamental, mas sim porque os compradores estão conscientes que se comprarem com agressividade suficiente, eles farão o short squeeze acontecer, e esse short squeeze providenciar-lhes-á preços mais elevados aos quais poderão vender as posições que tomaram para o criar.