Pesquisa
 

Short squeeze

Da Thinkfn

O Short squeeze é uma forma de manipulação do mercado que consiste em, através de compras agressivas, obrigar quem está curto num dado activo a fechar as suas posições forçando ainda mais a subida. Um short squeeze também pode acontecer de forma natural e portanto, não ser uma forma de manipulação.

O short squeeze acontece quando, devido a um preço em subida, os intervenientes que possuem posições curtas no mercado se vêem forçados a fechá-las, seja por força de margin calls, seja porque não querem arriscar mais do seu dinheiro ou rendibilidade. O short squeeze pode autoalimentar-se, uma vez que a razão que leva os intervenientes a abrir posições curtas muitas vezes não desaparece, pelo que o preço mais elevado proporcionado por uma o­nda de fecho de posições curtas apenas leva a uma nova abertura de posições curtas, produzindo um rolling short squeeze (short squeeze contínuo). Empiricamente, o short interest (quantidade de posições curtas abertas) num título não decresce com subidas de preço, a menos que o catalisador que levou ao aparecimento dessas posições curtas desapareça, pelo que muitos short squeezes tendem a ser do tipo rolling short squeeze.

Porque é que um short squeeze pode ser manipulação? Um short squeeze é manipulativo quando as posições longas que o despoletam estão a ser tomadas não porque exista qualquer desequilíbrio procura/oferta ou razão fundamental, mas sim porque os compradores estão conscientes de que se comprarem com agressividade suficiente, eles farão o short squeeze acontecer, e esse short squeeze proporcionará preços mais elevados aos quais poderão vender as posições que tomaram para o criar.

Ver também