Diferenças entre edições de "Plano de direitos do accionista"

Da Thinkfn
 
Linha 1: Linha 1:
Um '''plano de direitos do accionista''' (''shareholder rights plan'') é um documento que estabelece os direitos dos accionistas de uma empresa. Estes direitos são normalmente propostos pela equipa de gestão e aprovados pelos accionistas. Os direitos são adquiridos quando se adquirem acções e transferidos aquando da sua venda.
+
Um '''plano de direitos do accionista''' (''shareholder rights plan'') é um documento que estabelece os direitos dos [[accionista]]s de uma empresa. Estes direitos são normalmente propostos pela equipa de gestão e aprovados pelos accionistas. Os direitos são adquiridos quando se adquirem acções e transferidos aquando da sua venda.
  
Regra geral são estabelecidas neste documento as regras de exercício do direito de voto e representação dos accionistas, direitos de participação na [[Assembleia Geral]], e estabelecidos limites ao exercício dos direitos de voto.
+
Regra geral são estabelecidas neste documento as regras de exercício do direito de voto e representação dos accionistas, direitos de participação na [[Assembleia geral]], e estabelecidos limites ao exercício dos direitos de voto.
  
 
Este instrumento consagra por vezes direitos que são uma [[pílula envenenada]] para defender a empresa de aquisições hostis.
 
Este instrumento consagra por vezes direitos que são uma [[pílula envenenada]] para defender a empresa de aquisições hostis.
 +
 +
==Ver também==
 +
*[[Acção]]
 +
*[[Aquisição]]
 +
*[[Estratégias de defesa]]
  
  
 
[[Categoria:Conceitos]]
 
[[Categoria:Conceitos]]

Edição atual desde as 09h54min de 27 de outubro de 2008

Um plano de direitos do accionista (shareholder rights plan) é um documento que estabelece os direitos dos accionistas de uma empresa. Estes direitos são normalmente propostos pela equipa de gestão e aprovados pelos accionistas. Os direitos são adquiridos quando se adquirem acções e transferidos aquando da sua venda.

Regra geral são estabelecidas neste documento as regras de exercício do direito de voto e representação dos accionistas, direitos de participação na Assembleia geral, e estabelecidos limites ao exercício dos direitos de voto.

Este instrumento consagra por vezes direitos que são uma pílula envenenada para defender a empresa de aquisições hostis.

Ver também