Diferenças entre edições de "Government sponsored enterprise"

Da Thinkfn
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 15h59min de 10 de novembro de 2008

As government sponsored enterprises (GSEs) são um grupo de instituições financeiras criadas pelo Congresso Norte-Americano, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito em alguns segmentos da economia.

O efeito desejado para as GSEs é aumentar a disponibilidade e reduzir o custo do crédito nos seguintes sectores:

  • Agricultura;
  • Imobiliário residencial;
  • Educação.

A primeira GSE foi criada em 1916, com o Farm Credit System, destinando-se a apoiar o crédito à agricultura. Em 1932 foram criados os Federal Home Loan Banks para facilitar o acesso ao crédito para imobiliário residencial, e em 1972 foi criada a Sallie Mae para facilitar o crédito para a educação (tendo esta perdido o estatuto em 1995).

Modo de funcionamento

Gozando de garantias implícitas do governo dos EUA para a dívida por si emitida, as GSEs possuem assim baixos custos de financiamento. Tal permite-lhes comprar no mercado secundário dívida originada por outras instituições, a yields mais elevados, e ganhar a diferença ao mesmo tempo que, também com parte dessa diferença, suportam eventuais perdas na dívida comprada ou garantida.

Em 2008, após vários anos a assumir demasiado risco para o capital de que dispunham, o Estado Norte-Americano viu-se forçado a tomar a gestão da Fannie Mae e Freddie Mac, e embora não tenha tornado a garantia implícita em explícita, o provimento de capital por parte do Estado permitiu que não fossem afectadas a dívida sobre a Fannie Mae ou Freddie Mac, ou as garantias por si prestadas. No entanto, tanto as acções preferenciais como ordinárias emitidas por estas entidades foram fortemente diluídas, e poderão eventualmente ser canceladas.

Lista de GSEs

Imobiliário residencial

Agricultura

Ver também

  • SLM, também conhecida como Sallie Mae, uma GSE que perdeu o estatuto em 1995.
  • Subprime

Links relevantes