Depósito bancário

Da Thinkfn
Revisão das 15h52min de 10 de outubro de 2007 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Os Depósitos bancários, especialmente os depósitos a prazo, eram tradicionalmente a forma de poupança mais popular. Porém, nem por isso são a forma de poupança mais segura, uma vez que exceptuando os esquemas de protecção do depositante (que hoje existem na maior parte dos países, mas diferem de país para país), um depósito bancário é equivalente a um empréstimo ao banco (entra no balanço deste como um passivo), e portanto está sujeito ao risco de crédito do banco.

Com o tempo (e as taxas de juro baixas) esta forma de poupança tem perdido terreno quer para fundos de tesouraria, quer para fundos de maior risco, desde fundos de fundos a fundos de acções.

Nos anos recentes têm-se popularizado depósitos promocionais, cujo objectivo é captar clientes e portanto oferecem taxas acima das possíveis para investimentos de risco equivalente, embora geralmente para prazos e montantes limitados. Faz sentido aproveitar esses depósitos com montantes que não se planeia aplicar de outra forma nos prazos em questão.