CDS

Da Thinkfn
Revisão das 10h28min de 3 de agosto de 2008 por Incognitus (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Credit Default Swaps (CDS) são um instrumento financeiro geralmente OTC (não cotado) utilizado pelos participantes no mercado de renda fixa (obrigações) para especular ou fazer hedging contra o risco de uma empresa (doravante referida conto a Entidade de Referência) entrar em incumprimento na sua dívida (risco de crédito).

Cada transacção de um CDS envolve duas contrapartes - um comprador de protecção na entidade de referência, e um vendedor de protecção na entidade de referência. Essencialmente o comprador da protecção fica "curto" quanto ao risco de crédito da entidade de referência - ele está a apostar que a entidade de referência entrará em incumprimento durante a duração do CDS ou pelo menos esse risco de incumprimento aumentará; o vendedor da protecção fica "longo" quanto ao risco de crédito da entidade de referência - ele está a apostar que durante a duração do contrato CDS (tipicamente 5 anos), a entidade de referência não incumprirá ou o seu risco não aumentará.

Montante

Os CDS são tipicamente comprados em blocos de 10 milhões de dólares - ou seja, o comprador compra protecção em 10 milhões de dólares de dívida da entidade de referência. Consoante os termos do contrato entre o comprador e vendedor da protecção, o comprador irá pediodicamente (tipicamente, anualmente) efectuar um pagamento pela protecção ao vendedor da protecção. Este montante é normalmente determinado em basis points. Cada basis point representa 1/100 de 1% de 10 milhões de dólares, ou seja um contrato CDS que custe "100 bps" resulta no comprador da protecção ter que pagar 100 000 dólares por ano ao vendedor da protecção. O vendedor da protecção recebe estes pagamentos em troca da garantia de enviar, em caso de incumprimento pela entidade de referência, o valor nocional do CDS (10 milhões de dólares) menos aquilo que for eventualmente recuperado na dívida em incumprimento.

Para uma taxa de recuperação de 40%, o comprador de protecção obteria um pagamento de 6 milhões de dólares em caso de incumprimento. Esta taxa pode ser estimada antes de existirem números finais.