Diferenças entre edições de "Amortização"

Da Thinkfn
(Desfeita a edição 6566 de Salompas (Discussão))
 
(10 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
'''Amortização''' ('''''Amortization''''') é a restituição em prestações de um montante de capital que tenha sido emprestado. Neste caso, diz-se que se trata da amortização de um empréstimo.
+
'''Amortização''' ('''''Amortization''''') é a redução gradual do valor de uma dívida, através do pagamento de prestações regulares até que o montante total emprestado tenha sido reembolsado. Neste caso, diz-se que se trata da amortização de um empréstimo e designa-se este de empréstimo amortizante. Os empréstimos que não são amortizados designam-se [[Bullet notes|empréstimos ''bullet'']].
  
Também pode representar a perda de valor de um equipamento no tempo (uma peça de mobiliário, uma máquina de produção, uma fotocopiadora, um automóvel, etc.) devido ao uso e desgaste do mesmo. Neste caso, trata-se da amortização de um activo.
+
==Amortização, conceito contabilístico==
 +
'''Amortização''' também pode representar a perda de valor de um equipamento no tempo (uma peça de mobiliário, uma máquina de produção, uma fotocopiadora, um automóvel, uma fábrica, etc.) devido ao uso e desgaste do mesmo. Neste caso, trata-se da amortização de um activo. Ou seja, equipamentos e edifícios cuja vida útil para a empresa ultrapassa um exercício, não vêem o seu custo levado unicamente ao exercício em que são comprados. Pelo contrário, o custo reconhecido com estes equipamentos e edifícios é apenas a parte relativa à utilização em cada exercício, na forma de uma amortização.
  
  
==Ver também==
+
==Efeitos no [[cash flow]]==
 +
Quando um equipamento ou edifício sujeito a amortização é comprado, a saída de dinheiro para o adquirir dá-se no momento da compra ou pouco depois, geralmente pela totalidade do preço. Porém, o seu custo só é reconhecido ao longo do tempo via amortizações que não implicam uma saída de dinheiro da empresa. Isto implica uma grande diferença entre a contabilidade de custos e o cash flow, diferença essa relevada nas correcções que o [[mapa de cash flow]] introduz.
  
*[[Bullet note]]
+
 
 +
==Ver também==
 +
*[[Bullet notes]]
 +
*[[Capex]]
 +
*[[EBITDA]]
 +
*[[Free cash flow]]
  
  
[[Categoria:Conceitos]]
+
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Contabilidade]]

Edição atual desde as 08h49min de 24 de dezembro de 2007

Amortização (Amortization) é a redução gradual do valor de uma dívida, através do pagamento de prestações regulares até que o montante total emprestado tenha sido reembolsado. Neste caso, diz-se que se trata da amortização de um empréstimo e designa-se este de empréstimo amortizante. Os empréstimos que não são amortizados designam-se empréstimos bullet.

Amortização, conceito contabilístico

Amortização também pode representar a perda de valor de um equipamento no tempo (uma peça de mobiliário, uma máquina de produção, uma fotocopiadora, um automóvel, uma fábrica, etc.) devido ao uso e desgaste do mesmo. Neste caso, trata-se da amortização de um activo. Ou seja, equipamentos e edifícios cuja vida útil para a empresa ultrapassa um exercício, não vêem o seu custo levado unicamente ao exercício em que são comprados. Pelo contrário, o custo reconhecido com estes equipamentos e edifícios é apenas a parte relativa à utilização em cada exercício, na forma de uma amortização.


Efeitos no cash flow

Quando um equipamento ou edifício sujeito a amortização é comprado, a saída de dinheiro para o adquirir dá-se no momento da compra ou pouco depois, geralmente pela totalidade do preço. Porém, o seu custo só é reconhecido ao longo do tempo via amortizações que não implicam uma saída de dinheiro da empresa. Isto implica uma grande diferença entre a contabilidade de custos e o cash flow, diferença essa relevada nas correcções que o mapa de cash flow introduz.


Ver também