Diferenças entre edições de "Variável aleatória discreta"

Da Thinkfn
 
Linha 1: Linha 1:
Em [[matemática]], e em particular na [[Estatística]], uma [[variável aleatória]] é '''discreta''' se a sua [[distribuição de probabilidade]] é discreta; uma '''distribuição de probabilidade discreta''' é uma tal que é completamente caracterizada pela sua [[função massa de probabilidade]]. Assim, ''X'' é uma variável aleatória discreta caso:
+
Em matemática, e em particular na [[Estatística]], uma [[variável aleatória]] é '''discreta''' se a sua [[distribuição de probabilidade]] é discreta; uma '''distribuição de probabilidade discreta''' é uma tal que é completamente caracterizada pela sua [[função massa de probabilidade]]. Assim, ''X'' é uma variável aleatória discreta caso:
  
 
:<tex>\sum_u P(X=u) = 1</tex>
 
:<tex>\sum_u P(X=u) = 1</tex>

Edição atual desde as 21h25min de 3 de março de 2008

Em matemática, e em particular na Estatística, uma variável aleatória é discreta se a sua distribuição de probabilidade é discreta; uma distribuição de probabilidade discreta é uma tal que é completamente caracterizada pela sua função massa de probabilidade. Assim, X é uma variável aleatória discreta caso:

\sum_u P(X=u) = 1

com u percorrendo todo o conjunto de possíveis valores da variável aleatória X.

Algumas das mais conhecidas distribuições de probabilidade discretas são:

Se uma variável aleatória é discreta então o conjunto de todos os possíveis valores que ela pode assumir é finito ou contavelmente infinito, porque a soma de muitos números positivos reais incontáveis diverge sempre para o infinito.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Variável_aleatória_discreta. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.