Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Portugal falido  (Lida 3455994 vezes)

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16800 em: 2018-12-13 11:44:39 »
Bem o que vale é que o país está mais competitivo do que nunca, o nosso ordenado minimo vai aumentar 15 euros para os 600 euros. Mas como o Espanhol vai subir 22% para os 900 euros (mais 50% que o nosso), vamos ter uma vantagem competitiva gigante relativamente a eles. :)
« Última modificação: 2018-12-13 11:45:13 por pedferre »

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16801 em: 2018-12-13 13:07:45 »
É superior, sem dúvida, mas é preciso ver que os espanhois recebem 12 meses. E os franceses pagam impostos sobre o salário mínimo (em espanha não não sei).
As conversas sobre os salários mínimos são quase o mesmo que discutir seguros. Nunca se está a falar da mesma coisa.  ;D
« Última modificação: 2018-12-13 13:51:10 por Automek »

Zenith

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5259
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16802 em: 2018-12-13 13:13:12 »
Os espanhóis também tem 14 meses
Citar
“El trabajador tiene derecho a dos gratificaciones extraordinarias al año, una de ellas con ocasión de las fiestas de Navidad y la otra en el mes que se fije por convenio colectivo o por acuerdo entre el empresario y los representantes legales de los trabajadores. Igualmente se fijará por convenio colectivo la cuantía de tales gratificaciones. No obstante, podrá acordarse en convenio colectivo que las gratificaciones extraordinarias se prorrateen en las doce mensualidades”.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16803 em: 2018-12-13 13:50:42 »
Ah, pensei que em Espanha eram todos 12 meses. Afinal é opcional, dependendo das convenções (digo isto porque sei que há quem receba 12 meses).
Nesse caso o meu post está errado. Os 900€ são pagos 14 meses ou então 1.050 euros 12 meses.
https://elpais.com/politica/2018/10/11/actualidad/1539254597_107378.html

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16804 em: 2018-12-13 13:52:32 »
nas zonas de fronteira 600€ vs 900€ já começa a ser uma diferença bastante relevante, como se não bastassem os combustíveis.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13520
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16805 em: 2018-12-13 17:16:16 »
Curioso que o resultado destas coisas não é pagar menos impostos, é o estado dar mais a uns e outros (cobrando mais impostos)

 O sentimento de injustiça pelo tratamento desigual é o que mais revolta está a trazer, penso eu de que...

Tratamento desigual na justiça entre endinheirados e Tuga comum, tratamento desigual na saúde entre ADSE e SNS, tratamento desigual nos "impostos" ( descontos) do salário da função pública e dos privados e agora com o tratamento desigual no ordenado mínimo pode ser a gota de água .

Nah, com poucas excepções, Portugal é um país que gosta de maximizar os salários da função pública. É como ir ao café e querer pagar o máximo possível pela bica, mas as pessoas pensam de forma estranha.

Portugal e colete vermelho
porque oensam como vermelhos  :D
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

meopeace

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 745
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16806 em: 2018-12-14 08:12:41 »
E qual o impacto ambiental de meter todos os carros atualmente a combustiveis fósseis a EV's? Existem litio no planeta suficiente para isso? É preciso minerar até ao nucleo do planeta para obter litio suficiente? Não sei qual o impacto ambiental de exploração de litio em muito larga escala e se as reservas mundiais são suficientes para a procura...

Lítio existe, é um dos elementos mais comuns. Mas resta saber se é viável economicamente. O impacto ambiental do lítio não parece propriamente muito, olhando para o tipo de minas mais eficientes (extracção de brines usando lagos de evaporação, evaporam água ...). Talvez o do fabrico das baterias. E claro, o impacto ambiental da indústria petroquímica, desde a extracção, refinação ou mesmo uso, parece esmagadoramente maior.



Honda prepara bateria 10 vezes mais potente
11/12/2018

As marcas automóveis têm dado grandes passos para fazer com que as baterias dos carros elétricos sejam cada vez mais eficientes, com maior capacidade de carga. Autonomias de 400 a 500 km já começam a ser perfeitamente normais em veículos de qualquer dimensão quando, há menos de cinco anos, ainda eram fantasias. Mas a Honda prepara-se para introduzir um novo tipo de bateria, que promete ser dez vezes mais eficiente que as atuais.

A divisão americana da Honda fez um trabalho conjunto com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e o Laboratório de Propulsão da NASA, de modo a tornar possível a produção de baterias de iões de flúor. Estas têm, teoricamente, a capacidade de acumular até dez vezes mais energia que as baterias de iões de lítio atuais, mas necessitavam de trabalhar a temperaturas de 150 graus para que os eletrólitos de flúor conseguissem manter a conectividade. Para resolver o problema, os investigadores das três organizações dissolveram sais de flúor e amónio num éter e criaram um novo tipo de cátodo de cobre, lantânio e flúor, que gera corrente à temperatura ambiente.

Além da maior capacidade de carga, estas baterias correm um risco muito menor de se incendiarem, eliminando a visão de carros elétricos com a bateria a arder por sobreaquecimento. O uso em massa de flúor para fabricar estas baterias também tem um impacto ambiental muito menor que a extração de lítio e cobalto, os dois principais componentes das baterias atuais.

Estes resultados ainda só foram obtidos em laboratório, e foram publicados no jornal científico Science pela Caltech. Ainda não há data para a introdução deste tipo de baterias em automóveis de produção, mas agora que o problema principal inerente às baterias de flúor foi resolvido, a Honda poderá começar a desenvolver um protótipo para começar a testar a sua utilização em automóveis.

https://www.motor24.pt/tech/honda-prepara-bateria-10-vezes-mais-potente/



Lá se vai a exploração do lítio em Portugal...

   :)

gatogato

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16807 em: 2018-12-14 10:16:54 »
Entretanto...

https://observador.pt/2018/12/13/autoeuropa-em-risco-de-parar-mais-cedo-e-mais-tempo-do-que-o-previsto/

"Fábrica de Palmela poderá parar mais cedo e mais tempo que o previsto devido aos efeitos da greve no Porto de Setúbal. Gabinete de António Costa nega reunião com executivo do grupo alemão. "

Se eu quiser ser mauzinho e ler nas entrelinhas, poderei ler qualquer coisa como isto: ""Fábrica de Palmela poderá parar! Gabinete de António Costa em reunião com executivo do grupo alemão, para evitar fecho definitivo da AutoEuropa."

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16808 em: 2018-12-14 10:43:44 »
E isto que ouvi ontem e é de uma gravidade extrema... no tempo do Sócrates este já conseguiu fazer uma reforma judicial em que meteu mais politicos que juizes num conselho de magistratura, agora querem assaltar o que ainda tem liberdade politica.
Depois ontem veio o catavento tentar meter água na fervura a dizer que para isso era preciso mudarem a constituição, e para o ano é de eleições pelo que não se costuma fazer nada... enfim é o país e os "politicos" que temos. :o

Em comunicado, o sindicato do setor acusa representantes dos dois maiores partidos de quererem "o controlo político" do MP. Está em causa "a autonomia do MP e da investigação criminal", dizem.
Os magistrados do Ministério Público vão fazer greve em fevereiro, anunciou esta quinta-feira o sindicato que representa o setor. A possibilidade já tinha sido levantada na véspera pela associação sindical, que discorda das alterações ao Estatuto do MP propostas por PS e PSD, relativas à composição do Conselho Superior do Ministério Público.

No comunicado, o Sindicato dos Magistrados do MP (SMMP) levanta insinuações sobre o teor e intencionalidade desta proposta de alteração vinda do “bloco central”. “Nos últimos anos, o Ministério Público travou um forte combate contra a corrupção que atingiu pessoas colocadas nos patamares cimeiros da sociedade. Não é preciso enunciar o nome dos altos titulares de cargos políticos e públicos que foram acusados e julgados nos últimos tempos”.
Lembrando que “um Ministério Público autónomo é um grande incómodo para quem quer atuar à margem da lei”, o sindicato dos Magistrados do MP acusa “os representantes dos grupos parlamentares do PS e do PSD” de pretenderem “o controlo político do Ministério Público, por intermédio do [seu] Conselho Superior”.

https://observador.pt/2018/12/13/magistrados-do-ministerio-publico-fazem-greve-em-fevereiro/
« Última modificação: 2018-12-14 10:45:31 por pedferre »

vdap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2706
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16809 em: 2018-12-14 10:52:44 »
Entretanto...

https://observador.pt/2018/12/13/autoeuropa-em-risco-de-parar-mais-cedo-e-mais-tempo-do-que-o-previsto/

"Fábrica de Palmela poderá parar mais cedo e mais tempo que o previsto devido aos efeitos da greve no Porto de Setúbal. Gabinete de António Costa nega reunião com executivo do grupo alemão. "

Se eu quiser ser mauzinho e ler nas entrelinhas, poderei ler qualquer coisa como isto: ""Fábrica de Palmela poderá parar! Gabinete de António Costa em reunião com executivo do grupo alemão, para evitar fecho definitivo da AutoEuropa."


https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/auto-europa-esta-a-ir-vai-foi-se-6735064
The duty of a patriot is to protect his country from its government

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16810 em: 2018-12-14 16:51:14 »
Realmente agora só faltava estes fazerem greve a pedir mais massa. :)

Os funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira vão fazer greve entre os dias 26 e 31 de Dezembro, decidiu esta sexta-feira o conselho geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. O pré-aviso será enviado ainda hoje, disse ao Negócios fonte do sindicato.
Em causa está a negociação das carreiras, que, entende o sindicato, tem vindo a ser protelada pelo Governo. Os concursos "estão bloqueados" e o mesmo acontece com a avaliação permanente, com pessoas "que passaram nos exames em Junho e que ainda aguardam para serem colocadas num nível superior", refere a mesma fonte.
"O Governo prometeu que revia as carreiras para resolver uma série de problemas e tem andado a empatar", consideram os funcionários. Num contexto em que "a legislatura está a chegar ao fim e não se resolve nada", a decisão foi a de avançar para a greve.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16811 em: 2018-12-14 17:31:53 »
O melhor era passarem a publicar a lista de quem não está a fazer greve.

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16812 em: 2018-12-14 23:54:13 »
Realmente agora só faltava estes fazerem greve a pedir mais massa. :)

Os funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira vão fazer greve entre os dias 26 e 31 de Dezembro, decidiu esta sexta-feira o conselho geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. O pré-aviso será enviado ainda hoje, disse ao Negócios fonte do sindicato.
Em causa está a negociação das carreiras, que, entende o sindicato, tem vindo a ser protelada pelo Governo. Os concursos "estão bloqueados" e o mesmo acontece com a avaliação permanente, com pessoas "que passaram nos exames em Junho e que ainda aguardam para serem colocadas num nível superior", refere a mesma fonte.
"O Governo prometeu que revia as carreiras para resolver uma série de problemas e tem andado a empatar", consideram os funcionários. Num contexto em que "a legislatura está a chegar ao fim e não se resolve nada", a decisão foi a de avançar para a greve.

Merecem, estão bem eficientes.

Paguei um imposto dia 30 Nov, 6ª feira à noite. Obanco atrasou o pagamento que só se efetivou uns minutos após a meia noite. Na 4ª feira recebo aviso para pagar muita. Vinte cinco euros. Chulice.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

darkmoon

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1489
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16813 em: 2018-12-15 13:18:37 »
nas zonas de fronteira 600€ vs 900€ já começa a ser uma diferença bastante relevante, como se não bastassem os combustíveis.
Já para não falar nos combustíveis, no supermercado e no preço dos carros. Só para dar 3 exemplo.
Para a semana vou a Badajoz, depois coloco aqui o preço da gasolina...

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13829
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16814 em: 2018-12-15 13:47:09 »
inclui a viagem de ida e volta,
gasolina e tempo gasto.

darkmoon

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1489
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16815 em: 2018-12-15 23:06:53 »
inclui a viagem de ida e volta,
gasolina e tempo gasto.
Passo a temporada de Natal em Elvas. Vou a Badajoz de qualquer modo. Ida e volta e tempo gasto não entram na equação.

Fui ver agora à net os preços:

GALP (aditivadas)
Gasolina em Badajoz 1.204€
Gasolina (atestei hoje) 1.489€ (1.439€ após desconto)

Marca branca
Gasolina em Badajoz 1.137€
Gasolina (Jumbo = + barata da cidade) 1.389€

Em 40 litros a diferença anda nos 10€. É dinheiro.

Mas o que chama a atenção são os camiões. Têm bombas dedicadas. Não sei quanto gasóleo levam. Da última vez que me apercebi o motorista estava a pagarà minha frente e foram 700 litros (ou pagou 700€ já não posso precisar...)
« Última modificação: 2018-12-15 23:10:03 por darkmoon »

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13829
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16816 em: 2018-12-16 08:50:07 »
-:)

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13829
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16817 em: 2018-12-16 08:58:58 »
Ando um bocado cheio do 'Portugal falido' e do 'Europa'.

Sem dúvida, um país com mais de 40% de impostos
e mais de 10, talvez 15%, de rendimento anual
do que produz enviado para proprietários
no estrangeiro, é obra e prova
de servidão!

Daí a promover cá dentro os coletes franco-amarelos,
vai um embuste a que não adiro, pois temos de ser
mais hábeis e determinados do que isso.

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
    • Ver Perfil
Re: Portugal falido
« Responder #16819 em: 2018-12-17 10:42:48 »
Depois não me surpreende que os eletricos descarrilem, as pessoas moram queimadas em Pedrogão Grande, os helicopteros batam em torres sem iluminação, as estradas caiam para dentro de pedreiras, etc...
Que tristeza de país e de governantes.

A CP decidiu que vai fazer uma parte da manutenção dos seus comboios mais tarde do que o que estava inicialmente programado. A fabricante das automotoras não se pronunciou sobre esta decisão. Já a empresa nacional defende que fez um estudo prévio que assegura a rectidão da decisão. O caso, que é relatado esta segunda-feira pelo jornal Público, já levou à demissão de um director que se opôs à medida.
 
Segundo o programa de manutenção, a cada 1,7 milhões de quilómetros percorridos, as unidades triplas eléctricas (UTE) deveriam recolher às oficinas para a manutenção avaliar se os rodados estão em condições de voltar aos carris ou se precisam de substituição ou tratamento. Contudo, a CP, presidida por Carlos Gomes Nogueira (na foto), decidiu que essa manutenção obrigatória só terá de ser feita a cada 2 milhões de quilómetros. Mais 300 mil quilómetros depois.
 
Ou seja, há um atraso do ciclo de manutenção, o que permite que as automotoras cumpram mais serviço sem interrupções – e a CP tem sido alvo de críticas por supressões de linhas. Como escreve o Público, estas automotoras asseguram o serviço Tomar – Lisboa, e várias linhas regionais (Norte, Beira Alta, Baixa, Figueira da Foz-Coimbra).
 
A empresa - que tem enfrentado greves dos seus trabalhadores - disse ao Público que a alteração "foi, evidentemente, alvo de estudo e avaliação prévia, tendo sido cumpridos todos os requisitos regulamentares determinados para as alterações de natureza técnica ou operacional no sistema ferroviário". "Esta alteração não coloca em causa a segurança da operação ou dos passageiros", concluiu a CP.
 
Segundo conta o Público, o director de material da companhia de comboios, José Pontes Correia, insurgiu-se contra esta decisão da empresa. Considera que esta gestão da manutenção poderá mesmo colocar em causa a segurança dos passageiros, até porque, diz o jornal, a decisão foi tomada com critérios pouco exigentes. A fabricante do material, a Alstom, não foi ouvida pela administração. Pontes Correia acabou demitido, tendo sido exonerado este mês. Sobre esta demissão, a CP não se pronuncia.
A CP tem sido alvo de sucessivos aumentos de capital ao longo dos últimos anos. Este ano, o accionista Estado já injectou cerca de 78 milhões de euros, depois de um período de quatro anos em que a colocação de capital superou já a fasquia de mil milhões de euros.
A administração comandada por Carlos Nogueira foi eleita como tendo como prioridades, definidas pelo Ministério das Infraestruturas, "o desenvolvimento de uma política que contribua para a coesão territorial do país, a renovação estratégica do material circulante e a reestruturação orgânica da empresa".
« Última modificação: 2018-12-17 10:49:01 por pedferre »