Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: CHEGA  (Lida 71786 vezes)

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #640 em: 2020-02-18 11:50:26 »
depois é o outro acusado de populismo ;D

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13838
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #641 em: 2020-02-18 11:59:24 »
Há três graus de competência: <saber-saber>; <saber-fazer>; <saber-situar-se>. Este último
é o da esfera máxima de dignidade, de diplomacia, de respeito por si próprio e pelos outros.
Marega teve essa competência na sua determinada atitude, cumprido o golo da vitória.

Eu supus que o incidente resultara de ele ter-se regozijado pela derrota que infligiu
ao seu antigo clube… mas, pelos vistos a animosidade e insultos racistas
já pré-existia, apenas explodiu com a gota d'água do desagrado
da derrota. Daqui adiante, espero o Porto vire campeão
este ano, e nos seguintes, de preferência!
« Última modificação: 2020-02-18 15:02:43 por vbm »

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #642 em: 2020-02-18 12:36:20 »
o Vitoria no escalão principal de futebol tem mais de 8 jogadores que não são brancos.
Que racismo ?

Ainda não vi uma pessoa a contra argumentar isto...ou a falar disto sequer.

Tal como não ouvi um antigo ou actual atleta do clube a queixar se de racismo.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #643 em: 2020-02-18 12:46:05 »
No comments...

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13838
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #644 em: 2020-02-18 12:51:52 »
-:)

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #645 em: 2020-02-18 12:54:53 »
O que interessa é o Maliano Marega.

O tuga paga e não bufa , tristeza



Zenith

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5259
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #648 em: 2020-02-18 14:46:51 »
Eu de manha fui ver o link do Automek, mas nem cheguei ao fim que aquilo era só paleio de puta que nada dizia.
Começa por dizer que abomina o racismo, mas depois leva isso para para um nível transcendentl dizendo que os outros fazem disso um caso da identidade nacional que  parece em estado de pecado. Não li nem ouvi tudo acerca do caso Marega mas pareceu-me que o enfoque estava nas manifestações racistas no desporto (mais concretamente no futebol).
« Última modificação: 2020-02-18 18:30:36 por Zenith »

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #649 em: 2020-02-18 15:16:57 »
Eu de manha fui ver o link do Automek, mas nem cheguei ao fim que aquilo era só paleio de puta que nada dizia.
Começa por dizer que abomina o racismo, mas depois leva isso para para um nível transcendentl dizendo que os outros fazem disso um caso da identidade nacional que  em parece em estado de pecado. Não li nem ouvi tudo acerca do caso Marega mas pareceu-me que o enfoque estava nas manifestações racistas no desporto (mais concretamente no futebol).

exacto , todos os outros intervenientes podem continuar a serem enxovalhados.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #650 em: 2020-02-18 19:21:58 »
O Alberto Gonçalves do Observador é um gajo muito cáustico e sobre isto do Marega não fugiu à regra. Embora ele concorde, naturalmente, que aquilo foi um caso de racismo, saiu-se com um raciocínio interessante sobre o resto.

Ontem vimos um magote de gente, incluindo políticos, a dizer que há muito racismo em Portugal. Ora, isso pressupõe que é uma % significativa da população.
Por outro lado, o Chega só teve 1.5% de votação (e agora não vai além dos 6% nas sondagens). Iso significa, então, que se há muito racismo em Portugal, o Chega não os consegue apanhar a todos. Esses racistas estarão, então, a votar maioritariamente nos outros partidos e não no Chega.  :D

Zenith

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5259
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #651 em: 2020-02-18 19:48:49 »
O que aconteceu foram manifestações de racismo mas até acredito que muitos dos que faziam gritos de macaco nunca perderam dois minutos para pensar em racismo. Viram manifestações desse tipo na net ou tv e em vez de captar o aspecto censurável viram que era uma maneira de chamar atenção. A maior parte dele não deve ter perdido tempo a ouvir discursos e até a policia lhes bater à porta (se bater) andam todos contentes a dizer "conseguimos fazer o Marega entrar em parafuso e faze-lo sair".
É um problema de civismo, como um fumador que atira beatas para o chão e quando vai a conduzir no meio de matas atira-as para a mata, provova um incêndio mas nem por isso se sente criminoso e continua de consciênia tranquila. Esses fulanos é a mesma coisa. Tem manifestações de racismo mas nem por isso se sentem racistas, apenas acham piada e conforto ao ver que esses símbolos afinal tem muito poder.

Quanto às declarações não ouvi nem li tudo sobre o caso, mas aquelas que ouvi geralmente até diziam que estas atitudes não deviam ser conotadas massa associativa do Guimarães (gente de bem etc etc), mas era obra de energumenos que não deviam entrar em estádios. Parece que então tu e o Ventura vêem os mesmos canais de TV ou net onde se ouviram as declaraçãoes de que afinal era sintoma de um racismo estrutural a nível nacional.

Não sou racista, mas o filho da p. do preto anteontem teve atitude  ;D

Joao-D

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #652 em: 2020-02-18 20:15:35 »
Não sou racista, mas o filho da p. do preto anteontem teve atitude  ;D

Uma vez o balotelli tentou o mesmo mas foi travado. Tb tentaram parar o Marega, mas ele levava todos à frente. Acho q a melhor parte foi essa, ele estar decidido a sair e ninguém o conseguir parar.


Acho q pinto da costa fez um bom resumo do q aconteceu:

 "Foi uma maneira de atingir o Marega, porque o Guimarães também tem jogadores de outras raças e não foram ofendidos. É evidente que foi lamentável, têm de ser castigados exemplarmente para que não volte a acontecer, mas, mais do que racismo, foi uma prova de estupidez",
https://www.jn.pt/desporto/pinto-da-costa-mais-do-que-racismo-foi-caso-de-estupidez-11834304.html

JohnyRobaz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1205
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #653 em: 2020-02-18 23:50:01 »
Acho que convinha, nestes momentos, reflectir um pouco e tentar perceber o que é o racismo. Porque muitas vezes, confunde-se racismo com nazismo com com discriminação (para mais, e para, a meu ver, um pouco menos).
Vamos por partes, e começando pela diferença entre nazismo e racismo, e o Daniel Oliveira tem um bom artigo recente no Expresso onde explica, com dados e estatísticas para quem esteja de mente aberta para tentar perceber, porque é que Portugal, em geral obviamente e não na globalidade e totalidade, e comparando com outros países da Europa, é um país racista. Racismo não é querer eliminar todas as pessoas de outras raças, como tentou fazer Hitler, apesar de ser um requisito-base para sentir essa vontade. Racismo é o sentimento base. Racismo é simplesmente achar que uma pessoa, apenas por ser de outra raça ou etnia, é inferior em alguma qualidade, seja civilidade, inteligência, jeito para alguma coisa, etc. Isso é racismo.
Agora, voltando à diferença entre racismo e discriminação, o racismo tem um peso histórico. Os negros não escravizaram os brancos durante séculos como os brancos fizeram com os negros. Pode ter acontecido entre negros e outros negros, entre brancos e outros brancos, mas nestas situações a questão era outra diferença, por vezes étnica, mas raramente racial. Não era a cor da pele diferente que justificava alguém ser escravizado, era rivalidade tribal, era violência pura em contexto de vitória militar, etc. Não era racismo. Por isso é que se um negro disser que os brancos não têm jeito para correr, é uma afirmação discriminatória, mas não tem o peso histórico do racismo. Se uma Isabel dos Santos ou outro empresário negro for contratar trabalhadores e escolher só negros, mesmo quando tem à disposição brancos com mais capacidades, apenas por causa da cor da pele, estamos perante uma injusta discriminação racial, mas é uma banalização da palavra "racismo" associa-la a esta atitude porque não tem o peso histórico de séculos que tem o racismo da civilização caucasiana, que foi a dominante durante séculos, sobre os negros escravizados, e que ainda hoje se mantém entranhada. Por exemplo, ainda hoje ouço dizer que as ex-colónias só perderam com o 25 de Abril porque eles, os pretos, não sabem tomar conta deles mesmos. Isto é racismo.
E é esse racismo que vem ao de cima, normalmente, em situações de ódio para com uma pessoa de outra raça que historicamente foi vista como inferior (caso Marega), em situações em que pessoas de outras raças se tornam incómodas, mesmo que cumprindo a lei (caso Joacine), situações em que há de facto crimes provocados por pessoas de outras raças e que se julga, por isso, logo a raça inteira em vez das pessoas concretas, ao contrário do que acontece com brancos, ou simples casos em que as pessoas de outras raças não se satisfazem por ser apenas pedreiros ou empregadas domésticas, e tentam ser algo mais a nível profissional, e isso é quase visto como uma perda de estatuto por parte do cidadão branco quando tem um negro em concorrência.

E pode até ter havido outros racismos históricos por esse mundo fora, certamente houve, com aborígenes, com índios, com uigures escravizados pelos chineses durante milénios, mas em Portugal interessa o racismo que cá se sente, e esse é essencialmente o racismo para com os negros e a rejeição etnica para com os ciganos. E para resolver este problema, convém começar por aceitar que ele existe, compreender as razões da sua existência e tentar perceber se fazem realmente sentido em pleno século XXI.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #654 em: 2020-02-19 08:51:01 »
Então, se percebi bem o raciocinio do Robaz, Portugal é um país com racismo estrutural ("e comparando com outros países da Europa, é um país racista"). Sendo estrutural, significa que há muita gente racista. Está enraizado culturalmente em muita gente.

Nesse caso, temos questionar onde andam esses racistas porque, pela narrativa vigente, o Chega é onde aterra toda essa gente.
Ora, se o Chega só teve 1.5% e, mesmo agora, não passa de 6% (e segundo o Robaz não irão muito além disso), onde votam então massivamente os racistas ? No PSD ? No PS ? Só pode ser aí, uma vez que, pelos vistos, são muitos.

Quer isto dizer que, afinal, o problema não é o Chega.

Ou há racismo estrutural e, nesse caso, o Chega não é o problema que querem fazer crer. Ou então o Chega é mesmo um problema por agregar os racistas, mas isso significa que o resto da população não é racista, logo não há racismo estrutural.

As duas narrativas são, por isso, incompatíveis. Não se pode andar a usar aquela que dá mais jeito a cada momento.

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #655 em: 2020-02-19 09:22:57 »
quantos pretos haverá em Amarante e outras localidades do género ?

Agora talvez haja menos racismo/discriminação/xenofobia generalizando, em Portugal há mais miúdas brancas (que são pretas do dentro algumas) que namoram com pretos.
Há mais brasileiras com tugas e outras nacionalidades , temos mais estrangeiros a trabalhar e a viver sem terem problemas….
Temos nos centro urbanos dezenas de casais gays a passearem sem problemas , sejam tugas ou estrangeiros

Podera é haver mais discriminação mesmo por ca , entre quem tem mais dinheiro e menos.. ou quem quer mostrar que tem mais do que outros que mostram menos...

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #656 em: 2020-02-19 11:54:55 »
Os "anti-racistas" precisam, como de pão para a boca, de "racistas".

Sem racistas, os anti-racistas não têm emprego, não há subvenções para as várias Associações e seus colaboradores.
Os anti-racistas nunca deixarão acabar com o racismo (e agora somos obrigados a crer que é estrutural... haja paciência)


Citar
Racismo não é querer eliminar todas as pessoas de outras raças, como tentou fazer Hitler, apesar de ser um requisito-base para sentir essa vontade. Racismo é o sentimento base. Racismo é simplesmente achar que uma pessoa, apenas por ser de outra raça ou etnia, é inferior em alguma qualidade, seja civilidade, inteligência, jeito para alguma coisa, etc. Isso é racismo.
Isto é um grande no sense, obviamente que há raças com capacidades físicas e intelectuais distintas.
Estudos apontam para os asiáticos terem um QI superior aos outros (fdp dos chinocas),  olhamos para a NBA e a grande maioria são negros, and so on.


Joao-D

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #657 em: 2020-02-19 12:09:15 »
Então, se percebi bem o raciocinio do Robaz, Portugal é um país com racismo estrutural ("e comparando com outros países da Europa, é um país racista"). Sendo estrutural, significa que há muita gente racista. Está enraizado culturalmente em muita gente.

Nesse caso, temos questionar onde andam esses racistas porque, pela narrativa vigente, o Chega é onde aterra toda essa gente.
Ora, se o Chega só teve 1.5% e, mesmo agora, não passa de 6% (e segundo o Robaz não irão muito além disso), onde votam então massivamente os racistas ? No PSD ? No PS ? Só pode ser aí, uma vez que, pelos vistos, são muitos.

Quer isto dizer que, afinal, o problema não é o Chega.

Ou há racismo estrutural e, nesse caso, o Chega não é o problema que querem fazer crer. Ou então o Chega é mesmo um problema por agregar os racistas, mas isso significa que o resto da população não é racista, logo não há racismo estrutural.

As duas narrativas são, por isso, incompatíveis. Não se pode andar a usar aquela que dá mais jeito a cada momento.


Acho que ha vários portugueses q sao racistas sem acharem q sao.

O ultimo estudo q encontrei ha dias foi feito em 2017 e chegou-se à conclusão que Portugal é dos países mais racistas da Europa por causa das perguntas e respostas que fizeram aos portugueses. Mas provavelmente muitos desses portugueses acham q as respostas não revelam racismo.

https://www.publico.pt/2017/09/02/sociedade/entrevista/portugal-e-dos-paises-da-europa-que-mais-manifesta-racismo-1783934
« Última modificação: 2020-02-19 12:11:55 por Joao-D »

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: CHEGA
« Responder #658 em: 2020-02-19 12:22:11 »
Caso Marega. Costa responsabiliza dirigentes desportivos pela escalada de violência no futebol - como aconteceu

Eu concordo com o Costa. Os políticos a trabalharem arduamente para combaterem estes fenómenos e os dirigentes desportivos a incendiarem tudo. Fez muito bem em apontar o dedo e distanciar-se desses animais.





Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: CHEGA
« Responder #659 em: 2020-02-19 12:49:48 »
Parvoíce , vejam a quantidade de mulheres (e homens) que ouvem e dançam quizomba actualmente.

No entanto há um fenómeno no continente americano e latino.
Quem quer parecer ou pertence a um status superior tem que ter a pele branca… não pode estar moreno ou bronzeado.
No brasil por exemplo é gritante, ser moreno ou bronzeado é como ser mulher a dias...