Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: O método do Lee - Quantitative Value  (Lida 19164 vezes)

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
O método do Lee - Quantitative Value
« em: 2017-11-29 17:11:25 »
O objetivo deste tópico (inspirado no do Kin2010) é partilhar o que vou andar a fazer com o meu dinheiro para receber o vosso feedback e pode ser que ajude algum pessoal e se gere uma boa discussão. 

Como acho que já mencionei aqui comecei a investir o ano passado:
-Primeiro em index funds no big
-ETF's da DeGiro e a ideia era ter apenas, msci core world, sp500, emergentes. Boglehead style, fee's baixos, acumulação, replicação direta, ucits etc
-Daí passou para uma alocação mais tactica também via ETF's de acordo com as valorizações e ou opurtunidades de momentum (crise brasil, brexit), comprei brazil, china, austria,rússia, stoxx600, msci euro, polónia e turquia.
-Como sempre adorei de análise financeira, sou da área +- (contabilista certificado) e já tinha desenvolvido folhas de análise para empresas normais, resolvi adptar o que já tinha para começar a escolher papeis. Desta forma, vou continuar a investir de forma passiva via ETF's, e vou andar ativo à procura de stocks.
Se quiserem posso deixar aqui os etf's que tenho no meu portfólio e a alocação por pais em % que dai resulta. 



No que toca a escolher stocks então a minha estratégia é "Quantitative Value" em boa parte inspirada pelo livro do mesmo nome de Wesley Gray, Tobias Carlisle

Queria já dizer que sei bem que é dificil escolher stocks individuais, mas não vou abandonar o investimento passivo via etf's, e as minhas apostas vão ser seguras.

1-Escolher mercado e excluir setores:
***Dar preferência mercados menos eficientes, menos explorados e com valorizações mais atrativas

a) Escolher um país através do http://www.starcapital.de/research/stockmarketvaluation (shout-out po Antunes)
Olhar para as stocks do índice, ver os setores/indústria pelo investing.com
Excluir os seguintes setores:
Financial, Miners, Utilities, publicidade, média, imobiliário, seguradoras, aviação, energéticas com grande exposição a commodities, biotecnologia (problema dos intangiveis), áreas com problemas a nivel macro no futuro, ex: retalho e armas nos states.

Se o índice for grande, usar o screner do google ou yahoo finance para filtrar por PE, price to book ou price to sales e facilitar trabalho

b)Se pegar no mercado Americano existem screener's gratuitos que faciliatam o trabalho
https://finviz.com/screener.ashx?
https://fintel.io/screen/piotroski-score-screen
https://www.zacks.com/screening/stock-screener
https://www.magicformulainvesting.com/

2-Começar pelo Value
-É o que traz mais retornos de todas os básicos: growth, momentum, rentabilidade, risco, fraude, capital allocation, cash flow
-Usar EBIT/Enterprise Value medida #1, o rolls royce da valluation, segundo Quantitative Value é superior a todas as métricas e mesmo superior face à Magic Formula
-Como esta estratégia é para complementar o investimento passivo, em vez de selecionar as 10% com o ev/ebit mais baixo, vou considerar apenas num range entre 7 a 11, se calhar mais um bocadito tendo em conta as valorizações atuais.

3-Pitroski
-Excelente screener para os fundamentais das empresas, com resultados comprovados e rápido e simples.
-Empresas têm de passar nestas 3 métricas que são as que dão mais retorno
-Pontuação de 7 no score normal

4-Further Analysis
-Colocar os dados no meu excel
-Começar por olhar para os meus screener’s de risco e excluir logo se me cheirar a contas marteladas ou a situações financeiras de risco
-Olhar para o resto dos fundamentais, o meu excel está dividido por análises: económica, financeira, risco, valuation, situação financeira (balanço funcional)

No fundo ver se encontro alguma red flag
 
5-Analisar, MOAT’s, macro, estrutura da empresa, o que se diz sobre a stock, buy backs, insider trading, shorts, cloning, investidores institucionais, gestão, produtos, patentes / copyrights

No fundo conhecer um pouco a empresa e procurar alguma red flag que me faça descartar o investimento.

6-Momentum, ainda vou começar a ler sobre isto, mas parece ser uma boa adição a este método.

Rebalanceamentos & Holding Time: Buy & Hold. Mas vou acompanhando as stocks e só as vendo se
Timing de Compra: Não faço ideia, agradeço sugestões. Mas penso que analisar as ações mal saiam os resultados seja o ideal, ou tipo sell in may go away sem a parte do sell.

Resumindo:
1-EV/EBIT baixo
2-Pitroski score elevado
3-Ver os fundamentais e a empresa em si e procurar por red flags
4-Incorporar estratégia de Momentum

Ou seja, escolher a partir de 2 baskets de stocks que está provado terem uma performance superior aos indices. 
Mais logo irei colocar aqui screenshots do meu excel para verem os rácios que uso
Qualquer input é bem vindo.


Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #1 em: 2017-11-29 20:18:57 »
O objetivo deste tópico (inspirado no do Kin2010) é partilhar o que vou andar a fazer com o meu dinheiro para receber o vosso feedback e pode ser que ajude algum pessoal e se gere uma boa discussão. 

Como acho que já mencionei aqui comecei a investir o ano passado:
-Primeiro em index funds no big
-ETF's da DeGiro e a ideia era ter apenas, msci core world, sp500, emergentes. Boglehead style, fee's baixos, acumulação, replicação direta, ucits etc
-Daí passou para uma alocação mais tactica também via ETF's de acordo com as valorizações e ou opurtunidades de momentum (crise brasil, brexit), comprei brazil, china, austria,rússia, stoxx600, msci euro, polónia e turquia.
-Como sempre adorei de análise financeira, sou da área +- (contabilista certificado) e já tinha desenvolvido folhas de análise para empresas normais, resolvi adptar o que já tinha para começar a escolher papeis. Desta forma, vou continuar a investir de forma passiva via ETF's, e vou andar ativo à procura de stocks.
Se quiserem posso deixar aqui os etf's que tenho no meu portfólio e a alocação por pais em % que dai resulta. 



No que toca a escolher stocks então a minha estratégia é "Quantitative Value" em boa parte inspirada pelo livro do mesmo nome de Wesley Gray, Tobias Carlisle

Queria já dizer que sei bem que é dificil escolher stocks individuais, mas não vou abandonar o investimento passivo via etf's, e as minhas apostas vão ser seguras.

1-Escolher mercado e excluir setores:
***Dar preferência mercados menos eficientes, menos explorados e com valorizações mais atrativas

a) Escolher um país através do http://www.starcapital.de/research/stockmarketvaluation (shout-out po Antunes)
Olhar para as stocks do índice, ver os setores/indústria pelo investing.com
Excluir os seguintes setores:
Financial, Miners, Utilities, publicidade, média, imobiliário, seguradoras, aviação, energéticas com grande exposição a commodities, biotecnologia (problema dos intangiveis), áreas com problemas a nivel macro no futuro, ex: retalho e armas nos states.

Se o índice for grande, usar o screner do google ou yahoo finance para filtrar por PE, price to book ou price to sales e facilitar trabalho

b)Se pegar no mercado Americano existem screener's gratuitos que faciliatam o trabalho
https://finviz.com/screener.ashx?
https://fintel.io/screen/piotroski-score-screen
https://www.zacks.com/screening/stock-screener
https://www.magicformulainvesting.com/

2-Começar pelo Value
-É o que traz mais retornos de todas os básicos: growth, momentum, rentabilidade, risco, fraude, capital allocation, cash flow
-Usar EBIT/Enterprise Value medida #1, o rolls royce da valluation, segundo Quantitative Value é superior a todas as métricas e mesmo superior face à Magic Formula
-Como esta estratégia é para complementar o investimento passivo, em vez de selecionar as 10% com o ev/ebit mais baixo, vou considerar apenas num range entre 7 a 11, se calhar mais um bocadito tendo em conta as valorizações atuais.

3-Pitroski
-Excelente screener para os fundamentais das empresas, com resultados comprovados e rápido e simples.
-Empresas têm de passar nestas 3 métricas que são as que dão mais retorno
-Pontuação de 7 no score normal

4-Further Analysis
-Colocar os dados no meu excel
-Começar por olhar para os meus screener’s de risco e excluir logo se me cheirar a contas marteladas ou a situações financeiras de risco
-Olhar para o resto dos fundamentais, o meu excel está dividido por análises: económica, financeira, risco, valuation, situação financeira (balanço funcional)

No fundo ver se encontro alguma red flag
 
5-Analisar, MOAT’s, macro, estrutura da empresa, o que se diz sobre a stock, buy backs, insider trading, shorts, cloning, investidores institucionais, gestão, produtos, patentes / copyrights

No fundo conhecer um pouco a empresa e procurar alguma red flag que me faça descartar o investimento.

6-Momentum, ainda vou começar a ler sobre isto, mas parece ser uma boa adição a este método.

Rebalanceamentos & Holding Time: Buy & Hold. Mas vou acompanhando as stocks e só as vendo se
Timing de Compra: Não faço ideia, agradeço sugestões. Mas penso que analisar as ações mal saiam os resultados seja o ideal, ou tipo sell in may go away sem a parte do sell.

Resumindo:
1-EV/EBIT baixo
2-Pitroski score elevado
3-Ver os fundamentais e a empresa em si e procurar por red flags
4-Incorporar estratégia de Momentum

Ou seja, escolher a partir de 2 baskets de stocks que está provado terem uma performance superior aos indices. 
Mais logo irei colocar aqui screenshots do meu excel para verem os rácios que uso
Qualquer input é bem vindo.

Boas, o teu post é bem estruturado e eu vou te dar uma resposta também estruturada com base na minha experiencia:
Assim ainda sou jovem, e não invisto há muitos anos, mas faço-o em valor, e aqui começa a primeira misconception que muitos investidores tem! investir em valor, significa investir em empresas que valham aquilo mais do que o preço de mercado, que gerem cash flow, lucros tenham um moat como disseste e bem,e muito importante boas perspetivas futuras a isto eu chamaria growth at a reasonble value do género Vidrala LVMH, inditex, Fresenius etc . Depois tens outro tipo de empresas mais deep value tipo sei la ING REN, toyota caetano,naturhouse, renault etc. O warren Buffet hoje em dia investe se calhar mais no primeiro tipo que no segundo, tendo evoluido nesse ponto, de empresas muito baratas pa outro tipo mais caro, mas com melhores perspetivas, eu estou aberto aos 2 tipos, desde que pelo preço certo
uso alguns criterios de screening
-EV/EBIT é bom critério sem duvida, o melhor é o EV/EBITA, mas qualquer um dos 2 muito melhor que o EV/EBITDA....
-ROIC/acima do custo do capital
-crescimento anualizado nos ultimos 5 anos acima de 1% pelo menos
- Free cash flow yield forward ( criterio chave também) acima de 4% de preferencia
-excluindo utilities cash coverage de juros de pelo menos 2x é importante
mas este tipo de indicadores dá te apenas uma fotografia, tens sempre que ir mais além, os CTT a 5 euros pareciam baratos, mas não estavam resultado tá á vista, é preciso ter cuidado com as value traps, empresas que estão baratas por terem um futuro mau pela frente
- ver red flags muito importante, empresas que geram lucros, mão geram cash flow corta logo, CEO trafulhas corta etc
livros que deves ler e já li: common stocks and uncommon profits, one up on wall street, snowball, intelligent investor, outsiders sobre 8 ceo que criaram valor
-setores percebo que excluas miners biotech, e até financials porque requer muito knowhow, eu por exemplo já investi em financials e o buffet tb inves num banco bom e ganhei, mas percebo com o bcp por ai......., utilitities fazes mal, tem o problema da regulação, mas pelo preço correto podes perder um bom income stream, seguradoras nao percebo bem do setor para falar, aviação tem um ROIC historicamente mau sem duvida tirando a ryanair. Eu pessoalmente gosto de consumer staples, consumer discritionary, financials, lodging( este setor ainda assim perdeu muito interesse com o airbnb acho que esta caro), dining out, real estate nas crises pode dar bom dinheiro, auto, e setor dos artigos de luxo em particular

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #2 em: 2017-11-29 20:29:04 »
eu bem queria editar, uma coisa ou outra que não ficou a 100% em termos de portugues, mas não estou a conseguir ;) o meu pc onde estou é trator

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #3 em: 2017-11-29 21:24:18 »
bom post romeno, obrigado pela partilha. Vou deixar aqui os screen's da minha folha de excel como prometido. E quando tiver um tempinho vou ver se comento o que postaste, fiquei curioso em relação ao teu método.




lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #4 em: 2017-11-29 21:33:25 »
-No que toca ao excel aceito sugestões, penso que não seja prático / fiável colocar o excel a ir buscar data diretamente aos sites colocando o ticker.

-O meu como podem ver está a funcionar só tendo que preencher, os dados de balanço, dr, cf e other data. O resto está tudo a calcular automaticamente, pode haver um rácio ou outro que tenha de ser ajustado.

-Estou ainda a decidir se uso formatação condicional verde / vermelho consoante o valor dos rácios, ou à medida que vou analisando vou pintando eu.

-O que eu chamo incognitus valuation foi tirado daqui https://seekingalpha.com/article/961931-a-valuation-model-for-those-on-a-tight-schedule

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #5 em: 2017-11-29 21:48:53 »
bom post romeno, obrigado pela partilha. Vou deixar aqui os screen's da minha folha de excel como prometido. E quando tiver um tempinho vou ver se comento o que postaste, fiquei curioso em relação ao teu método.
bom informação é coisa que não te falta! o meu medo a olhar para isso tudo é que seja em excesso, pegando num exemplo da vida real as stazi eram o serviço secreto com mais info dos seus cidadãos mas isso não impediu a queda da alemanha do leste. dito isto simplifica isso está demasiado complexo!
dupont, EVA e free cash flow está fixe simples e eficaz
agora racios funcionamento e endividamento tá ai muita coisa, tens que simplificar isso! Net Debt/ EBIT, interest coverage contabilistica e cash coverage, capacidade de reembolso com FCFF esta é boa, mas depende há negocios que só são bons alavancados tipo REN
-funcionamento net operating cycle, tax rate, PMR, tempo em inventario e taxa juro media chega
resumindo faz isso mais simples, com tanto racio qualquer empresa há de ter um podre!, foca-te nos importantes senão isso fica tão complexo que te perdes ;)

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #6 em: 2017-11-29 21:58:41 »
Feedback sobre o post 2
coisas mais que simplificava, rácios pelas vendas dizem bola, isso para um investidor em valor é muito pouco, é bom pa especular na amazon ou na NFLX, agora pa value investing bola a meu ver importa e a margem com que vendes e os teus custos estrutura
valuation, earnings yield, free cash flow yield, EV/EBIT, price to tangible book em banca, ROTE, a formula magica se gostares and that's it, metodo incognitus gosto, método graham vais guardar pa proxima grande crise agora nao vai funcionar ( tudo mt caro!), do fundo de maneio, basta saber por cada 1 euro vendido a mais quanto é que a empresa tem que investir mas isso no NOPAT + d&a-capex + delta do WC ja tiras e é isso.....

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #7 em: 2017-11-29 22:34:24 »
Como já tinha este excel mais ou menos montado aproveitei-o.

A minha ideia era: 1ºEV/EBIT

e EV = TEV = Market Capitalization + Debt + Preferred Stock Value – Cash and Short-term Investments.

https://alphaarchitect.com/2014/10/27/quantitative-value-research-a-summary-of-various-value-metrics-1013/



2ºPitroski, mais que provado e de acordo com isto https://www.oldschoolvalue.com/blog/investing-strategy/profitable-piotroski-score/
principalmente passar nestes 3 pontos

3ºDepois a ideia de colocar os dados no excel era:

1-Principalmente passar pelos screener's de risco para não investir em empresas marteladas
2-Ver se não havia algum rácio que me chamasse a atenção pela negativa

No entanto, és capaz de ter razão quando dizes "com tanto racio qualquer empresa há de ter um podre!, foca-te nos importantes senão isso fica tão complexo que te perdes". Vou tentar pelo menos reduzir alguns rácios que não uso.
 
Também já pensei em fazer algo diferente, do género:

GROWTH
crescimento vendas 5y
crescimento margens

Qualidade
Pitroski
fcf / sales
divida
croic

Value
Ebit/ev
p/b
p/fcf

Calcular isto para um roll de empresas e depois fazer um ranking e investir nas melhores

Muito obrigado pelo feedback artista, já agora como calculas o ROIC?

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #8 em: 2017-11-29 23:47:49 »
roic = EBIT(1-t)/IC
https://www.investopedia.com/terms/i/invested-capital.asp
era assim k eu faria
no caso dos minoritarios tens que os incluir no EV
edit: eu o price to book, tirando para bancos, só lhe vejo utilidade comparando o ROE com o cost of equity, de resto este segundo metodo é mais simples sem duvida, mas tens. Como o ROIC vs WACC deves comparar com o EV/IC
« Última modificação: 2017-11-29 23:51:35 por Artista Romeno »

JoseM

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 375
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #9 em: 2017-12-01 14:18:58 »
Citar
Como sempre adorei de análise financeira, sou da área +- (contabilista certificado) e já tinha desenvolvido folhas de análise para empresas normais, resolvi adptar o que já tinha para começar a escolher papeis. Desta forma, vou continuar a investir de forma passiva via ETF's, e vou andar ativo à procura de stocks.
Se quiserem posso deixar aqui os etf's que tenho no meu portfólio e a alocação por pais em % que dai resulta.

Se me permites a questão Lee....

Tens mesmo a necessidade de complicar o investimento, tendo em conta que me parece compreenderes o que é o investimento passivo em ETF's???
Queres arriscar mais ao seres tu a escolher onde investir?
Sou sincero, tenho curiosidade em ler sobre como avaliar uma empresa e por isso vou ler sempre que aqui se escrever alguma coisa.

PS.: Pessoalmente tenho lido sobre Dividend Growth Portfolios e Dividend Aristocrats. O que faz isto é o investimento passivo ser demasiado passivo e dar-nos tempo para tudo :)

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #10 em: 2017-12-01 23:18:18 »
Isso da necessidade é relativo, mas estou confiante que consigo melhorar os resultados do meu portefólio desta maneira e isto também me dá muito gozo, é algo que gosto e também me pode vir a ser útil no futuro melhorar os meus skills nesta área.

Quanto a dividend aristrocats penso ser uma estratégia mais indicada para quem já está reformada e quer ter aquele income via dividendos, para quem está em fase de acumulação penso não ser o ideal, devido à ineficiência fiscal, pois, aqui temos de pagar logo os dividendos, e nos USA dá para fazer colocar stocks em certas contas que pagas menos tax ou dá para reinvestir dividendos, coisas assim do género.

Outra cena a considerar é que existe muita gente a adoptar essas estratégias o que faz com que essas empresas estejam com avaliações puxadas de uma forma geral.

Outra cena a considerar é que existem etf's que seguem essa estratégia e são de acumulação, deixo aqui alguns:

https://www.justetf.com/uk/find-etf.html?groupField=index&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&replicationType=replicationType-full&assetClass=class-equity&equityStrategy=Dividend

Global Quality Dividend Growth:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/qu ... tf-usd-acc

Emerging Markets:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/eq ... ts-etf-acc

Europe:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/eq ... ts-etf-acc

Outra coisa a considerar é que estes fundos têm fee's superiores a um fundo normal do SP500

PS:

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #11 em: 2017-12-01 23:29:20 »
Isso da necessidade é relativo, mas estou confiante que consigo melhorar os resultados do meu portefólio desta maneira e isto também me dá muito gozo, é algo que gosto e também me pode vir a ser útil no futuro melhorar os meus skills nesta área.

Quanto a dividend aristrocats penso ser uma estratégia mais indicada para quem já está reformada e quer ter aquele income via dividendos, para quem está em fase de acumulação penso não ser o ideal, devido à ineficiência fiscal, pois, aqui temos de pagar logo os dividendos, e nos USA dá para fazer colocar stocks em certas contas que pagas menos tax ou dá para reinvestir dividendos, coisas assim do género.

Outra cena a considerar é que existe muita gente a adoptar essas estratégias o que faz com que essas empresas estejam com avaliações puxadas de uma forma geral.

Outra cena a considerar é que existem etf's que seguem essa estratégia e são de acumulação, deixo aqui alguns:

https://www.justetf.com/uk/find-etf.html?groupField=index&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&replicationType=replicationType-full&assetClass=class-equity&equityStrategy=Dividend

Global Quality Dividend Growth:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/qu ... tf-usd-acc

Emerging Markets:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/eq ... ts-etf-acc

Europe:
https://www.wisdomtree.eu/en-gb/etfs/eq ... ts-etf-acc

Outra coisa a considerar é que estes fundos têm fee's superiores a um fundo normal do SP500

PS:

daquilo que vejo e vou vendo asseguro-te, este tipo de método, vai ter fazer brilhar mesmo é nos bear markets! ai quando ninguem quiser as ações especialmente em empresas mais pequenas mas com leverage controlado vais fazer bom dinheiro!

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #12 em: 2017-12-02 00:06:58 »
Espero que sim Artista, outra questão é que com o mercado assim com estes valuations, custa-me um bocado estar a despejar dinheiro à toa no SP500 principalmente.

Outra cena, é que esta trend agora dos ETF's levanta algumas questões para algumas pessoas tipo:
-como se vão portar em termos de liquidez quando houver um bear market?
-o underperformance dos investidores ativos pode ser ciclico e não durar sempre
-quais são as distorções que isto cria? As FAANG stock's têm subido ficam com market caps enormes -> etf's atraem investimento -> fazem inchar mais essas stock's 


lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #13 em: 2017-12-02 00:15:29 »
Vou usar esta folha de excel, para calcular o ev/ebit e actulizar a cotação se houver descidas significativas e consoante saem os resultados das empresas

Os dados, sempre que possível serão usados como recomendado pelo Joel Greenblatt da magic formula:
"Earnings-related numbers are based on the latest 12 months, balance sheet items are based on the latest available balance sheet, and market prices are based on the most recent closing price."

e o ev calculado de acordo com o Quantitative Value: TEV = Market Capitalization + Debt + Preferred Stock Value – Cash and Short-term Investments.

De salientar bbby super barato (mas com as concerns que já discuti aqui com o Inc), altri (não sei se me enganei nos dados lol) e berkshire (que estou a pensar entrar, até já a pensar no brilharete que o buffet vai fazer no próximo bear)

Posições que tenho no PSI: jeronimo martins, bcp, bpi, corticeira, ibersol, sonae e navigator. Não foram todas compradas de acordo com esta estratégia.


Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #14 em: 2017-12-02 00:34:10 »
Vou usar esta folha de excel, para calcular o ev/ebit e actulizar a cotação se houver descidas significativas e consoante saem os resultados das empresas

Os dados, sempre que possível serão usados como recomendado pelo Joel Greenblatt da magic formula:
"Earnings-related numbers are based on the latest 12 months, balance sheet items are based on the latest available balance sheet, and market prices are based on the most recent closing price."

e o ev calculado de acordo com o Quantitative Value: TEV = Market Capitalization + Debt + Preferred Stock Value – Cash and Short-term Investments.

De salientar bbby super barato (mas com as concerns que já discuti aqui com o Inc), altri (não sei se me enganei nos dados lol) e berkshire (que estou a pensar entrar, até já a pensar no brilharete que o buffet vai fazer no próximo bear)

Posições que tenho no PSI: jeronimo martins, bcp, bpi, corticeira, ibersol, sonae e navigator. Não foram todas compradas de acordo com esta estratégia.
desde já começas bem, tens ai boas empresas nada de pharois, nem sonaes capitais nem CTT! só nao gosto do bcp a este preço nao é value! na ibersol estou in, e ainda hoje reforçei, NOS a este preço também dificilmente é value nem sequer growth at a reasonble price, de resto sonae tem valor no real estate, a compensar pontos fracos, JMT na Polonia é um ferrari a colombia e k ta a sair pior k a encomenda, altri é ciclica depende do preço da pasta e isso tem um impacto brutal nos resultados, mas o paulo fernandes gere bem, NVG tambem e bom...  A BBBY tenho conhecimento 0, estudarei e depois comento... vai postando gosto de falar com pessoas do meu campo de raciocinio

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #15 em: 2017-12-02 00:58:47 »
o BCP entrei na esperança de disparar um bocado após os resultados o que saiu ao lado, vou segurar até saírem os resultados do ano e ver o que acontece. Queria ver-me livre do papel rápido, mas também tenho muito pouco dinheiro lá.

NOS, concordo

ALTRI, também concordo e na nesse sector já tenho a NVG, no entanto, parece estar muito barata e com um bom momentum, e assim de cabeça parece ter um score pitroski de 7. Se calhar vou meter no excel e partilhar aqui as minha conclusões.

Já agora deixo aqui outro screen que tinha feito à uns tempos para experimentar como funcionava o google finance

lee

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 882
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #16 em: 2017-12-02 01:00:25 »
a BBBY acho que valia a pena investigares ora vê se estes fundamentais.

E se poderes partilha ai a tua opinião, tinha interesse em ouvir
« Última modificação: 2017-12-02 01:00:56 por lee »

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #17 em: 2017-12-02 01:01:14 »
Citar
só nao gosto do bcp a este preço nao é value!

As contas presentes não mostram a capacidade de produzir resultados, devido à necessidade de reduzir o crédito mal-parado (o que leva a imparidades e provisões muito elevadas - que abatem directamente a resultados). Mas o ritmo a que o BCP está a reduzir o mau crédito é incrivelmente rápido, pelo que poderá dentro de relativamente pouco tempo dar uma ideia melhor dos lucros potenciais -- possivelmente já em 2018.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #18 em: 2017-12-02 10:10:09 »
Citar
só nao gosto do bcp a este preço nao é value!

As contas presentes não mostram a capacidade de produzir resultados, devido à necessidade de reduzir o crédito mal-parado (o que leva a imparidades e provisões muito elevadas - que abatem directamente a resultados). Mas o ritmo a que o BCP está a reduzir o mau crédito é incrivelmente rápido, pelo que poderá dentro de relativamente pouco tempo dar uma ideia melhor dos lucros potenciais -- possivelmente já em 2018.
No que eu fui falar, no banco que há uns anos atrás pôs uns anuncios na TV sob o lema poupa mais!.... desde já vou dizer o preço que eu poderia pagar pelo BCP 20 centimos! porque pagaria tão pouco, por prudencia, o banco tem ainda 7.2 bi de NPE relativamente bem provisionados sim, excepto o real estate que tem saido acima do book value mas ainda tem montantes muito altos acumulados acima dos 1.6 ou 1.8 BI, mas além disso há mais nomeadamente 1 bi em fundos de reestruturação que quando partirem aquilo não vale mais de 600 M€,e eu sei do que falo, aqueles ativos foram migrados para os fundos todos com VPK ( value per key ) muito altos, e o expresso já tem vindo a destapar isso que é so perdas operacionais... se tudo correr bem o BCP, pode valer de facto 5 bi sim, mas se a economia inverter dentro de 1 2 anos pode ser cedo de mais e ser um wipeout
depois o resto do bcp além de PT, tem um banco que se fundido com outro na polonia valeria muito mais, mas é bom banco sim, e negócios nos Palop, com a moeda de angola a desvalorizar brevemente os resultados de lá vão cair, e em moçambique vai-se passar o mesmo mais ano menos ano e os volumes de credito e depositos y-o-y travaram claramente...
para terminar este setor é um setor com P/E baixos, e se é verdade que o rácio fully loaded do bcp subiu, com um forward per de 8 a tres anos se correr bem, dá me uma boa razão para não investir já no BBVA( que despachou os imoveis, e vai despachar já parte de creditos falidos) ou no ING ( com um racio de capital muito mais alto) ou mesmo no Santander. Resumindo o bcp a meu ver precisa de andar a moer mais 2 anos, antes dos 500 milhões de lucros, nuno amado mentiu sucessivamente aos acionistas, por isso não confio na palavra dele que será em 2018:-X, de resto o bcp é uma ação de euforias, se agora vier uma euforia no mercado até pode correr muito bem, mas barato não esta!

Artista Romeno

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 516
    • Ver Perfil
Re: O método do Lee - Quantitative Value
« Responder #19 em: 2017-12-02 10:44:25 »
Sobre BBBY, dei uma vista de olhos rapida e já percebi porque cota tão barata!, a razão é simples, tanto a gross margin nao para de cair como as despesas gerais e administrativas não param de subir, o que está a fazer os lucros minguar a olhos vistos, a free cash flow yield é simpatica de facto mas a cair como o lucro o CF, eles estão a recomprar ações, o futuro dirá se estão a fazer bem, ( conseguirem inverter as margens e custos) ou mal, o que eu faria, até as margens inverterem, ficaria a ver de fora, se inverterem otimo a empresa comprou açõees próprias, se não inverterem, é mau porque a rentabilidade não para de cair, ficaria a observar mas sem melhoria de rentabilidade nao entrava, até porque se o cash flow fosse todo distribuido em dividendos se calhar a musica era outra, pela Free cash flow yield que tem, mas a recompra de ações se por um lado é um sinal de confiança na empresa só vai trazer frutos se o negocio melhorar, o que falta ainda é sinais que isso possa ocorrer, quando eles existirem ai podes entrar
link http://bedbathandbeyond.gcs-web.com/static-files/506e18e1-e0eb-445c-ae69-e2d094b666a2