Ontem procurei os tarifários pois uma comercial tocou-me à porta. A postura roçou a mal-educação e com uma forma muito intrusiva (para não dizer arrogante e despropositada). Foi mais ou menos isto:
- Boa tarde, venho por causa da luz.
- Da luz?
- Sim, estou a inquirir os moradores deste prédio para atualizar os códigos do ponto de entrega. Tem uma fatura à mão da eletricidade para podermos confirmar?
- Desculpe?
- É só para confirmar os códigos. Costuma dar as leituras ou é por estimativa?
- Dou as leituras pela net.
- E sabe que pode pagar menos? Qual o seu tarifário?
- É bi-horário. Até hoje não tive nenhuma proposta melhor que esta.
- Bi-horário? Sabe que isso é o pior que se pode ter? Pelo menos, para mim é. Mas cada um sabe de si. E o contador posso ver? (e nisto dá um passo para entrar em casa, o que não aconteceu)
- Está mesmo aqui. (abro uma porta pequena,no corredor, ao lado da porta de casa)
- Esta luz vermelha a piscar significa que o contador está a ler mal. A luz devia ser verde. Há quanto tempo não vêm cá atualizar?
- Não sei, não controlo isso pois está fora do apartamento.
- E sabe que quando é bi-horário o que não gasta à noite passa para de dia e paga mais assim?
- Como?! Ficamos por aqui, não estou interessado em que continuemos a conversar.
- Com certeza, pode ficar assim se é o que quer. (estende-me a mão, despede-se, e vai embora sem apresentar o que quer que seja)