https://observador.pt/2020/07/19/das-10-empresas-mais-endividadas-5-sao-construtores-de-automoveis/?
As empresas automóveis referidas consolidam os braços financeiros, por isso dívidas tão altas que na prática não são reais (a não ser que estejam em non performing).
Uma parte significativa das pessoas que compram automóvel acabam por recorrer a crédito da própria marca...
O que pode ser assustador é o incumprimento desses créditos por causa da situação económica actual.
Por exemplo saiu hoje o relatorio da Daimler: tem uma divida nominal de 156B, liquida de 126B dos quais 98B é em creditos (chamam a este braço Mobility). O que assusta é que têm de provisões 1,1B ligeiramente menos do que tinham a 31Dez2019... 1% dos créditos neste momento parece-me francamente insuficiente.
Cumprimentos,
AS
(A divida da Daimler diminui 6B apenas porque venderam menos automóveis e com isso venderam menos crédito... Só não encontro nas contas esta conversa do aumento das provisões para o risco)
Equipment on operating leases and receivables from financial services decreased to €146.4 billion (December 31, 2019: €155.1 billion). Adjusted for exchange-rate effects, the decrease of €5.9 billion was mainly due to the lower customer demand caused by the corona crisis. In addition, there was an increase in risk provisions, which was recognized to take into account the deteriorating economic forecasts in connection with the covid-19 pandemic.