obrigado. Foi um projecto criado porque:
1) gosto mesmo dos gelados e queria ter a possibilidade de os ter aqui em Portugal para meu consumo (não há nada igual).
2) foi uma diversificação dos investimentos (e rendimentos)
3) foi uma forma de despertar a minha irmã para o empreendedorismo
4) serve para aproveitar umas patentes que tenho
Em todo o caso o inicio não esta a ser fácil devido ao tempo e a uma questão técnica que foi devidamente acautelada, mas que os engenheiros falharam (ou então o fornecedor de algumas peças enganou-nos), o que levou a que imediatamente adoptasse um plano de reestruturação estratégica mantendo no entanto o conceito, os preços, a qualidade e o posicionamento.
No entanto, esta alteração melhorou consideravelmente as perspectivas de negócio e reduziu problemas de sazonalidade.
Houve duas falhas no plano de negócio:
a) a actividade acabou por se mostrar mais absorvente do que previsto inicialmente, o que implicava que eu próprio disponibilizasse mais tempo para o tema (o qual não tenho)
b) os recursos humanos necessários não são de facto fáceis de encontrar considerando algumas especificidades, não obstante as exigências serem pequenas (apesar da crise não havia muita gente disponível para trabalhar)
Ou seja, este negócio, quem tem escala para crescer e ser altamente rentável, é mais uma brincadeira (apesar de um investimento superior a 100k) da qual quero tirar proveito em várias frentes.
https://www.facebook.com/frescodagustareEntretanto já vamos fornecer um dos mais emblemáticos e importantes restaurantes (com estrela Michelin), pois o Excutive Chef ficou louco (adoro) os gelados e nem quis saber do preço.
O posicionamento da marca é classe média alta e indivíduos entre os 25 e os 45 anos (são os que mais apreciam o nosso produto e consegue compreender a qualidade e vantagens do mesmo)
O feedback é positivo, com um grau de retenção/fidelização brutal.
A retenção começa logo na imagem (marketing) e reforça-se exponencialmente quando adquirem e provam os gelados.
O negócio cresce via word-of-mouth, em que o cliente que come um gelado na hora de almoço, regressa no fim da tarde com amigos para comerem. Ou clientes que fazem 50 e 100 km só para irem comprar gelado.
Por fim, com excepção, eventualmente, da gelataria Mu em Lisboa (de italianos), ninguém fabrica os nossos gelados (em especial os gelatos) como nós, pois há um ingrediente muito importante que não existe em Portugal, nem mesmo junto de empresas que o poderiam produzir.
Parte da matéria-prima vem de Itália (do maior fornecedor), outra vem de dois fornecedores portugueses que vendem produtos italianos (Fabri e Arabeschi).
Por exemplo, fazemos pistacchio com verdadeiro pistacchio di Bronte DOP que custa, cá, perto de 146€+IVA por Kg.