Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Imobiliário - Tópico principal  (Lida 731285 vezes)

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3620 em: 2019-06-10 21:08:42 »
Citar
Bancos têm 24 mil imóveis de devedores para venda

O número tem vindo a baixar à medida que o setor vai alienando carteiras de imóveis e realizando leilões, mas há bancos com mais de cinco mil imóveis por vender. É o caso do Novo Banco, do Banco Montepio e do Millennium bcp. Trata-se de imóveis de todo o tipo que os bancos recebem de devedores - particulares e empresas - em situação de incumprimento. Muitos destes imóveis estão à venda na Internet em páginas dos bancos dedicadas ao imobiliário.

https://www.jn.pt/economia/interior/bancos-tem-24-mil-imoveis-de-devedores-para-venda--10995508.html
« Última modificação: 2019-06-10 21:13:38 por Batman »

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15949
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3621 em: 2019-06-10 22:38:11 »
Graças a vocês consegui compreender minimamente o credito habitação. Muito obrigado a todos!!

Cá em casa a mulher só fica com o pé atrás por causa da euribor que é um factor que não se consegue controlar. Na simulação que fizemos vem nas ultimas páginas o que aconteceria ao nosso credito com estas condições caso a TAN suba para valores de 7.643%. Dava-nos um ataque cardíaco aos dois e era accionado o seguro de vida ;D.
A verdade é que agora com o rebento da família tb temos de pensar nele e se lhe podermos dar uma casa com terreno, por muito pequeno que este seja, é bem melhor que estar fechado dentro de 4 paredes.
Financeiramente vai ser um esforço e uma aventura mas de que adianta andarmos a trabalhar e poupar se depois não somos felizes??!!

Gostava que o credito ficasse na CGD. É de lá que saem todas as despesas de casa mensalmente. Tendo em conta a vossa explicação e uma vez que a prestação vai ser sempre igual em qualquer banco desde que mantenha 1,2%+euribor12, vou procurar amanha um sitio para fazer o seguro vida.

Entretanto coloco aqui os valores que encontrar e onde para quem tiver interessado!!! :)
volto a repetir, para o spread contratado é obrigatório que o seguro seja feito na CGD. feito fora aumenta o spread. Até acho estranho que não peçam também um seguro de saúde. Na altura em que fiz o empréstimo era assim.

Por acaso não foi isso que me disseram tendo inclusive me aconselhado a ir procurar fora um seguro. Em todo o caso amanha ou quarta já tiro isso a limpo :)
Então é porque mudou. Experimenta os seguros de vida da victoria.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3624 em: 2019-06-16 16:31:47 »
Citar
Preços das casas em Lisboa já estão a desacelerar

Entre o início de 2018 e o arranque de 2019, o preço das casas aumentou 15,9%. Mas já não são as cidades de Lisboa e Porto que estão a suportar essa dinâmica ascendente, é o resto do país.

https://www.publico.pt/2019/06/16/economia/noticia/precos-casas-lisboa-ja-estao-desacelerar-1876551/amp
« Última modificação: 2019-06-17 15:32:11 por Batman »

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3625 em: 2019-06-17 03:44:47 »
Entretanto, ainda não comecei as obras, mas já pedi 2 orçamentos. A tal devolução do IMT que eu estava a tentar obter, vai ser muito difícil ou impossível. E as obras vão demorar e ser caras, pois as empresas não têm mãos a medir, o mercado está em boom.

Com que fundamentos é que se pode pedir devolução de IMT?

Podes pedir benefícios fiscais se fizeres obras que melhoram grandemente a qualidade do apartamento. Esses benefícios são devolução do IMT e isenção de IMI. O critério para poderes ter direito a isso é:

1) melhorar em 2 degraus o Estado de Conservação (numa escala de 5 valores, entre muito mau e muito bom); por ex, melhoras de médio para muito bom;

2) melhorar em 2 degraus o Certificado Energético por ex, de E para C.

Para isso tens que pedir abertura de processo na Câmara. Eles então marcam 1 vistoria antes de as obras começarem. Depois fazes as obras (tens que anunciar à Câmara o momento exacto, eles podem ir lá com fiscais verificar a obra). Depois marcas a 2ª vistoria. Terás que ter o aumento de qualidade acima citado, entre as 2 vistorias.

Após a 1ª vistoria a Câmara dá-te a 1ª classificação. Eu tive a vistoria em Fevereiro e ainda estou à espera...

Tens que estudar em detalhe as regras para as classificações. Isso vê-se num documento que se chama MAEC - Método de Avaliação do Estado de Conservação. Envio o MAEC em anexo. Toma atenção às regras que aparecem escritas no fim, elas causam uma série de excepções que fazem toda a diferença.

Tens que combinar as obras com o empreiteiro para fazer subir a classificação, item por item. Exige um estudo pormenorizado.

Poderás ver no MAEC que há dúzias de itens que contam para a classificação, com diferentes ponderações. O documento está bem escrito, dá muitos exemplos.

Uma coisa crucial é que grande parte dos itens dizem respeito às partes comuns do prédio e não ao apartamento. Logo, se estás a melhorar um apartamento, será difícil fazeres melhorias aí (será só possível se os custos não forem muito grandes ou os outros condóminos também pagarem a obra). Isto tem a consequência que é difícil conseguir os degraus necessários só a fazer obras num apartamento. Todo o sistema está feito mais para aquelas pessoas que fazem obras no prédio também.

As chances de poder ter os benefícios fiscais são boas apenas se se der uma das condições: i) ou fazes obras no prédio também; ii) ou fazes só no apartamento e este está quase em ruínas. Se só fizeres no apartamento e este não estiver muito mal, é bastante difícil.




5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3626 em: 2019-06-17 14:21:18 »
Citar
Imobiliárias com novas regras a partir de 26 de junho - guia completo

É já a partir da próxima semana que as empresas que operam no ramo imobiliário vão passar a estar sujeitas a um novo regulamento que entra em vigor no dia 26 de junho de 2019 e traz obrigações acrescidas. As imobiliárias passam, por exemplo, a ter novas regras de identificação, controlo e comunicação de operações de compra, arrendamento, venda ou permuta de imóveis....

....Quais são as novas obrigações ?

A partir da quarta-feira da próxima semana, a identificação do cliente deve ser feita antes do estabelecimento da relação do negócio e terá de passar pela recolha do nome, morada, nacionalidade, NIF, profissão e entidade patronal ou, no caso das empresas, da morada da sede ou sucursal ou a identificação de todos titulares com participações superiores a 5%.

A par desta identificação, as entidades com atividade imobiliária estão ainda obrigadas a ter um registo escrito das informações recolhidas, que deve ser mantido por sete anos, e a definirem modelos de gestão de risco de forma a identificar operações suspeitas de branqueamento ou de financiamento do terrorismo.

Os novos deveres de identificação e comunicação são exigidos sempre que estiver em causa uma transação de montante superior ou igual a 15 mil euros, quando a imobiliária ou o mediador suspeite que as operações em causa possam estar relacionadas com branqueamento de capitais ou financiamento de terrorismo ou quando haja dúvidas sobre a veracidade dos dados de identificação dos clientes.

No âmbito destas novas regras, a entidades imobiliárias têm de comunicar ao Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) os elementos relativos a cada transação imobiliária em que intervenham, bem como os elementos relativos aos contratos de arrendamento cujo valor de renda mensal seja igual ou superior a 2.500 euros.

As empresas do setor com mais de cinco colaboradores passam também a estar obrigadas a ter um Responsável pelo Cumprimento Normativo (RPN).

Dificuldades em operacionalizar regras podem arrefecer mercado...


https://www.idealista.pt/news/imobiliario/empresas/2019/06/17/39965-imobiliarias-com-novas-regras-a-partir-de-26-de-junho
« Última modificação: 2019-06-17 15:30:51 por Batman »

Ugly bull

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 643
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3627 em: 2019-06-26 20:49:46 »
Is winter coming?
WARNING: long read!

Citar
Real estate: post-crisis boom draws to a close

Real estate markets around the world now look very different from those before the crisis. Debt levels are lower, mortgage regulation tighter and speculative building more modest. A huge influx of institutional capital has entered real estate, as quantitative easing bloated markets and narrowed bond yields, forcing investors to look elsewhere for income. With interest rates set to remain lower for longer than was thought likely a year ago — economists expect the US Federal Reserve to actually cut rates this year — that search for yield is set to continue.

Few observers believe the market faces an immediate crash. Chad Tredway, co-head of real estate banking in JPMorgan Chase’s commercial bank, says: “Everyone has been calling for a correction since 2014 or 2015 but nothing has really happened . . . I’m not feeling like from a pricing standpoint there are flashing red lights. I would tell you there definitely are yellow lights.”

But institutions’ exposure to real estate is on regulators’ radar. In its first financial stability report in November last year, the US Federal Reserve raised high commercial real estate prices as a key vulnerability.

The past three years have rewarded braver real estate investors: those who prepared for a steep downturn in 2016, when the market slackened, are now falling behind bolder rivals, since no crash materialised.

https://www.ft.com/content/64c381c8-8798-11e9-a028-86cea8523dc2

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13832
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3628 em: 2019-06-27 00:11:04 »
Pois, liquidez a mais com rendimento a menos.
Qualquer apport de renda é melhor
que uma pilha de dinheiro
a render nada.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
« Última modificação: 2019-06-28 09:48:14 por Batman »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3630 em: 2019-07-02 13:09:23 »
Citar
Saiba onde é mais barato (e mais caro) comprar casa em Portugal

O preço das casas em Portugal registou uma subida de 4,5% durante o segundo trimestre de 2019, situando-se em 1.932 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista. Tendo em conta a variação anual, o aumento foi de 16% (Consulte aqui a evolução do preço das casas em Portugal).

 Regiões

Todas as regiões assistiram a um aumento de preços em termos trimestrais com exceção da Região Autónoma dos Açores que apresenta uma descida de 1,8%. Destaque para a Área Metropolitana de Lisboa, que viu os preços crescerem 6,5%. Seguem-se, por esta ordem, Centro (4%), Algarve (3,9%), Norte (3,8%), Região Autónoma da Madeira (3,1%) e Alentejo (1,5%).

A Área Metropolitana de Lisboa com 2.807 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 2.153 euros/m2, Norte (1.570 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (1.539 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se a Região Autónoma dos Açores (834 euros/m2), o Centro (1.020 euros/m2) e Alentejo (1.041 euros/m2), como as regiões mais baratas.

Distritos

Os preços subiram em 17 distritos – entre 24 analisados, contando com as ilhas da Madeira e dos Açores –, com os maiores aumentos a terem lugar em Lisboa (5,3%), Porto (5,1%), Guarda (4,9%), Setúbal (4,6%), Aveiro (4,2%) e Leiria (4,2%). No caso de Coimbra, a subida foi de 2,9%.

Por outro lado, desceram em São Miguel (Ilha) (-5,2%), Castelo Branco (-2,5%), Portalegre (-2%) e Santarém (-1,9%).

O ranking dos distritos mais caros continua a ser liderado por Lisboa (3.162 euros/m2), seguido por Faro (2.153 euros/m2) e Porto (1.816 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (645 euros/m2), Castelo Branco (663 euros/m2), Bragança (701 euros/m2) e Vila Real onde custa 730 euros/m2.

Cidades capitais de Distrito

Os preços aumentaram em 16 capitais de distrito, com a Guarda (13,1%) a liderar a lista. Seguem-se Setúbal (7,7%), Aveiro (6,8%) e Coimbra (6,4%). Já em Lisboa foi de 5,9% e no Porto a subida foi 1,6%.

Por outro lado, em Évora foi onde os preços mais desceram, 2,7%. Seguem-se Castelo Branco (-1,6%) e Ponta Delgada (Açores) onde a descida foi de -1,2%.

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa, 4.516 euros por m2. Porto (2.718 euros por m2) e Faro (1.841 euros por m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Já as cidades mais económicas são Castelo Branco (671 euros por m2), Bragança (738 euros por m2) e Guarda (761 euros por m2).

Quer saber se um imóvel é barato ou caro? Clique aqui:https://www.idealista.pt/flow/estimativa-de-preco?execution=e2s1

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15949
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3631 em: 2019-07-02 13:14:54 »
Proprietários exigem benefícios fiscais para contratos com rendas congeladas
https://observador.pt/2019/07/02/proprietarios-exigem-beneficios-fiscais-para-contratos-com-rendas-congeladas/

Ou seja, as balelas dos apoios às rendas acessíveis estão apenas disponíveis para os novos contratos. Só daqui a muitos anos é que começam a produzir efeitos.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3632 em: 2019-07-05 18:44:54 »
Citar
Comprar uma casa para, depois, arrendar. (Onde) é um bom negócio?

Subida dos juros tornou-se, nas últimas semanas, um cenário ainda mais longínquo. Comprar uma casa para colocar no arrendamento pode ser uma boa alternativa de investimento?

https://observador.pt/especiais/comprar-uma-casa-para-depois-arrendar-onde-e-um-bom-negocio/
« Última modificação: 2019-07-06 10:19:16 por Batman »

gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3633 em: 2019-07-08 10:37:33 »
Acho piada às estatísticas do Idealista , e da evolução dos preços  2 TRIM 2019 , no caso do Porto , o mercado está completamente parado desde o inicio do  ano , segundo amigos meus  do sector , e vê -se no Idealista a oferta de venda  aumentar todos os dias , e os preços sobem 1.5 % , algo está errado , ou são ainda escrituras do ano anterior .... 8)
Em Itália o imobiliário está levar um grande estouro , quem me disse foi um Italiano residente aqui no burgo , que acho que os preços vão cair , e não subir,,,

Estive em Junho no Algarve , as vendas estão paradas desde o inicio do ano ,

O mercado imobiliário em Portugal teve o máximo de procura em 2017 , e aguenta com menos força até Maio de 2018  , e voltou a ter um ligeiro aumento em Setembro e Outubro , e depois para outra vez .

Mas esta procura ainda continuou porque alguns investidores nacionais e alguns estrangeiros  tinham vendido uns cromos , e queriam comprar outros mais " baratos"  ....

Apareceram muitos estrangeiros que não compram nada , mas que diziam que compram , e as mediadoras andavam loucas .... 8)

Na semana passada estive na termas de Monfortinho , os principais hotéis são do Bes , o Astória está fechado desde 2014 , o Fonte Nova ainda está a funcionar , a povoação é fantasma , restaurantes fechados , etc.

Motivo, a segurança social deixou de financiar os termalistas ...

Acho que é um  case study , nos anos 90 fervilhava de vida e negócios , agora não vê viva alma ...

Vejo que muitos políticos tem andado muito entusiasmados com o turismo , que olhem para Monfortinho  , basta a alteração de uma variável , tudo muda .  O Algarve em que subiu os preços nos últimos anos , no caso que conheço melhor dobraram , só que este ano a restauração está muito preocupada , tudo está muito parado .  O governo Turco está subsidiar os grupos  hoteleiros ...
« Última modificação: 2019-07-08 10:52:53 por gaia »

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3634 em: 2019-07-08 10:49:18 »
Com a continuação de juros 0 no horizonte não me parece que seja de esperar grandes estouros
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3635 em: 2019-07-08 11:05:25 »
O problema do estouro , está na diminuição crédito , diminuição do investimento estrangeiro , com a taxas juro a 0 , os depósitos foram para o imobiliário , para terem algum retorno .

O problema é que tudo está investido no imobiliário .

Neste forum só falam de imobiliário , as ações  já não vos interessa , isto é um barómetro, red flag   :D .  Como o engraxador de NY em 1929.

O imobiliário é um mercado mais lento , que a bolsa , mas quando  deixa de ter liquidez é assustador , e depois existem os predadores ( mediadoras ) , em que nos últimos 10 anos estão mais esfomeados , a cobrarem 6 %, 7%, até mais ...
« Última modificação: 2019-07-08 11:06:40 por gaia »

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3636 em: 2019-07-08 11:10:26 »
As ações também ainda não estouraram como andas a apregoar há anos...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3637 em: 2019-07-08 11:30:23 »
É verdade , mas porque  o mercado viciado , pelos Bancos Centrais , o que nós temos atualmente é uma horda de drogados dependentes de QE e LTRO , etc .  A  quantidade de empresas, bancos  Zombies ,que temos no sistema , as empresas não podem falir , porque arrastam os bancos , e estes destroem as poupanças ...



Quando a droga deixar de ter efeitos , só há a última  bala de platina  , que é uma guerra  mundial ou localizada mas de grandes dimensões .


A crise de 1929 só acaba com a WWII ... 8)
« Última modificação: 2019-07-08 11:34:42 por gaia »

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13832
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3638 em: 2019-07-08 12:48:38 »
… como enquadras nesse marasmo
a libra de zuckerberg?

gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Imobiliário - Tópico principal
« Responder #3639 em: 2019-07-08 13:12:13 »
O governo americano não vai deixar que entre essa "moeda" no sistema , e por diversos motivos , mas um deles é o poder político crescente de Silicom Valley , que está a concorrer com o chamado  deep state .

O grande motivo é o medo crescente que as moedas tradicionais percam de valores , porque são papel moeda , não tem suporte o ouro , e as economias estão super endividadas .

Estamos a viver uma época histórica , nunca vivida , mas geralmente estas experimentações a médio prazo trazem problemas , revoluções , convulsões sociais , etc .

O problema principal é a falta de confiança da população no seu próprio sistema financeiro , o que poderá acontecer   é  imprevisível .
« Última modificação: 2019-07-08 13:19:58 por gaia »