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Autor Tópico: TAP - Tópico principal  (Lida 128708 vezes)

vbm

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #580 em: 2020-06-30 20:17:25 »
Entrevistados na televisão por locutores
é quase como se estivessem
a falar com manequins!

Kin2010

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #581 em: 2020-06-30 22:27:30 »
Via João Miranda no twitter. Não parece descabido se for 100% nacionalizada.

Citar
Estimativa rápida de quanto custa nacionalizar a TAP: 600 milhões de capitais próprios negativos em 2018 + 1000 de prejuízo em 2020 + 300 milhões de prejuízo em 2021 + 200 milhões de devolução de investimento aos accionistas + 1000 para reestruturação+500 para capital se positivo
3.600 milhoes

Devolução de investimento aos accionistas?? Isso estava no contrato de privatização?

Era aí que o Estado devia incumprir.


Reg

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #582 em: 2020-06-30 22:32:51 »
so para lembrar Suica nao tem problemas desses  continua ter avioes transportar suicos


quem diria! sem companhia nacional!
« Última modificação: 2020-06-30 22:35:08 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Kin2010

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #583 em: 2020-06-30 22:45:29 »
Vejam a diferença de tratamento.

https://www.telegraph.co.uk/business/2020/06/29/refusing-rescue-virgin-atlantic-one-sunaks-best-moves/

Parece que não temos um país a sério. O que os governantes fazem é facilitar a roubalheira dos privados ao erário público e receber luvas e benesses em troca.


Mario Balotelli

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #584 em: 2020-06-30 22:52:33 »
Uma pessoa ouve falar da super, fantástica, espectacular companhia aérea e fica a pensar que é uma autêntica cash cow, a jorrar lucro de todos os aviões. Depois vamos aos resultados dos últimos 20 anos e .... upssss.

Isto só pega num país com graves problemas de instrução.

Sabes que eu estive ontem de madrugada a ver os resultados do 1° Trimestre da TPC (Transportes Contribuinte Português) e isto é giro e transversal a todo o sector pois a TAP ter-se-à posicionado no início do ano com cobertura do preço do Fuel em derivados com base em estimativas de consumo para o ano, e estão presentemente com uma cobertura maior que o subjacente (naked), e para além disso, com valor derivado de cobertura > valor vista
nomeadamente pelo reconhecimento de overhedge (cobertura de risco) de jet fuel no montante de 150,3 milhões de euros
Mas se o contratos dos derivados são feitos para estabilizar flutuações de preços num ano ainda não foram liquidados ou já?
Os contratos de hedging devem ter sido feitos tomando em conta o volume de combustivel e preço expectável para petroleo no final de 2019. O volume de combustivel vai ser nitidamente menor, em Março o preço do petróleo estava bastante abaixo das previsões de 2019, agora também mas se até final de ano preço subir significativamente prejuizo pode ser muito menos que o calculado a preços de Março. Ou estou a perceber mal?
Não conheço a estrutura de derivados que eles têm, mas sim, alguns estarão fechados, outros poderão estar a rolar (para maturidades 2o semestre).
Se cobriram no início do ano, repara que como não há o subjaçente (fuel), o hedge que se destinava a fixar preços tornou-se uma posição especulativa.
Quando estás com posições cobertas a 100pct (spot e derivado), o que ganhas numa posição perdes na outra, e a meu ver, as perdas resultarão do facto de estarem só com posições em derivados, as quais são evidentemente perdedoras ( fruto da queda do preço do petróleo).
Mantendo-se este quadro (de overhedge), se o fuel subir, então sim, as posições em derivados vão recuperar valor.
Eu ontem estive a ler alguns artigos sobre a problemática do overhedge, e a mesma é transversal a todo o sector da aviação, pois os valores de cobertura são por norma maiores que oS montantes dos subjacentes, e aqui sim, falamos de posições especulativas.
« Última modificação: 2020-06-30 22:55:06 por Mario Balotelli »
" A ANA é que sabe disto e o resto é conversa"
BALOTELLI

Kin2010

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #585 em: 2020-06-30 22:52:56 »
Ainda é mais sórdido do que pensava, afinal o Humberto Pedrosa faz-nos o grande favor de se manter como accionista, nós pagamos o buraco, claro.

https://expresso.pt/economia/2020-06-30-Neeleman-de-saida-da-TAP-Estado-reforca-acordo-podera-ficar-fechado-hoje


Reg

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #586 em: 2020-06-30 22:53:03 »
nao e por ser pais serio e falta patroes...e  deixar falir


qualquer pais com esse grau socialista acontece o mesmo e so questao tempo acontecer noutros lados
« Última modificação: 2020-06-30 23:06:07 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #587 em: 2020-06-30 23:40:41 »
O "fantoche" Pedrosa faz o que o estado mandar, ja foi assim quando o Passos o foi buscar e continuar a ser com o Costa, tem a Barraqueiro e a Fertagus, e ja teve um favor o PCP queria acabar com a Fertagus mas o Costa deu-lhe protecao. :)

Pekenobuda

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #588 em: 2020-07-01 00:18:06 »
Mais do que o Costa, foram os utentes que lhe deram a mão no caso da Fertagus. Ninguém queria passar para a CP e a maior preferia pagar o dobro para continuar com a Fertagus. Entretanto surgiram os novos passes.

Kin2010

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #589 em: 2020-07-01 03:36:31 »
nao e por ser pais serio e falta patroes...e  deixar falir


qualquer pais com esse grau socialista acontece o mesmo e so questao tempo acontecer noutros lados

Estás sempre a falar dessa do socialista, mas quem fez esta privatização dourada para os privados foi o Passos Coelho. Pouco depois o Costa renacionalizou a metade. São ambos culpados, fizeram um negócio garantido para os privados, com o $$ do Estado.

Reg

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #590 em: 2020-07-01 03:41:44 »
passos e socialista com poucas ideias liberais


opecao liberal era da suica


ate parece sao ricos andarem meter bilioes numa empresa  maioria  portugueses nem uza


agora politicos vao  gerir empresa avioes...... que e so mercado mais  concorrencia e eficaz  existe pouco espaco para erros


vai dar resultado do caneco, juizo tiveram suicos
« Última modificação: 2020-07-01 04:03:43 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #591 em: 2020-07-01 09:09:29 »
Penso que a parte do Pedrosa sera para ser vendida a Lufthansa daqui a poico tempo, logo veremos.
Ou se forem espertos pagam uma fee e entregam a gestao operacional dsquilo a alguem que perceba do negocio, acho qur Angola a uns tempos entregou ou pagou a Emirates para gerir a TAAG.
« Última modificação: 2020-07-01 09:18:31 por pedferre »

Mario Balotelli

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #592 em: 2020-07-01 10:54:15 »
Eu sou do tempo, em que a TAP perdia dinheiro com 17 aviões...

Mais 90 aviões depois (107 aviões), a TAP perde ainda mais dinheiro...

Se calhar, a culpa disto tudo não é da gestão, nem do modelo de negócios...

A culpa disto tudo é dos aviões que são uma grande merda...

Pensem nisso!

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BALOTELLI

vbm

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #593 em: 2020-07-01 11:19:04 »
-:) Não é má pista, não senhor!

pedferre

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #594 em: 2020-07-01 11:21:00 »
Está na hora da TAP trocar a frota de Airbus por Tupolev Russos.  ;)

Mario Balotelli

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #595 em: 2020-07-01 11:38:34 »
Está na hora da TAP trocar a frota de Airbus por Tupolev Russos.  ;)

isso é que era, e mandar vir também umas hospedeiras russas ;D ;D ;D
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BALOTELLI

Carminati

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #596 em: 2020-07-01 12:15:10 »
Eu sou do tempo, em que a TAP perdia dinheiro com 17 aviões...

Mais 90 aviões depois (107 aviões), a TAP perde ainda mais dinheiro...

Se calhar, a culpa disto tudo não é da gestão, nem do modelo de negócios...

A culpa disto tudo é dos aviões que são uma grande merda...

Pensem nisso!

A ideia que tenho é que mais tarde ou mais cedo todas as companhias aereas dão buraco...

itg00022289

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #597 em: 2020-07-01 12:19:32 »
Do  Carlos Guimarães Pinto, da IL:

Citar
O Pedro Nuno Santos acabou de afirmar que só "os fanáticos da Iniciativa Liberal" se opõem à injecção de dinheiro na TAP. Tem razão. Todos os outros partidos na Assembleia da República apoiam este roubo descarado aos contribuintes.

No último post que escrevi sobre a TAP, deram dois argumentos que merecem uma resposta. O primeiro é o de que outras companhias aéreas europeias, nomeadamente a Lufthansa, também irão receber empréstimos do estado. Isso é verdade, mas a palavra aqui é "empréstimos". A Lufthansa irá receber um empréstimo correspondente a cerca do dobro dos seus resultados operacionais de 2019, ou seja, irá receber um empréstimo que em tempos normais conseguirá pagar. Para a TAP ainda só estão disponíveis os resultados de 2018, mas o empréstimo de 1200 milhões corresponde a cerca de 130 vezes mais os seus resultados operacionais de 2018. Mesmo se tirarmos a média dos últimos 4 anos, o empréstimo será de 20 vezes mais os resultados operacionais. Ou seja, não é um empréstimo porque mesmo que regressem os tempos bons, a TAP será incapaz de os pagar. Os portugueses já deveriam ter aprendido esta lição com as ajudas à banca (que deram lucro nos EUA e grandes prejuízos em Portugal).

O outro argumento é que sem estas ajudas à TAP se perderiam os 10 mil empregos que a TAP tem. Isto resulta de muitos não entenderem como funciona uma falência. Uma empresa falir não significa que deixe de funcionar e todos os seus trabalhadores percam o emprego como aconteceria num café de esquina. Simplesmente os acionistas perderiam tudo e os credores teriam que encontrar uma forma de viabilizar a empresa. Os trabalhadores das empresas de handling e manutenção, por exemplo, facilmente se manteriam mesmo que essas empresas fossem vendidas a outros grupos. Mesmo que na reestruturação se perdessem 10% desses empregos (1000 pessoas) estamos a falar de injectar 1200 milhões de euros (no mínimo), o correspondente a mais de um milhão de euros dos contribuintes por emprego salvo. Como é óbvio, a redução das operações da TAP levaria à entrada de novos operadores em Portugal que absorveriam parte destes empregos.

Neste momento os acionistas da TAP têm uma empresa falida, que não vale nada. Pedro Nuno Santos optará pela nacionalização que é a melhor solução de todas para os acionistas da TAP. Em vez de ficar com zero, os acionistas receberão a indemnização que o governo PS acordou pagar-lhes no acordo que fizeram aquando do contrato que permitiu ao estado ficar com a maioria do capital. Um crime de lesa-contribuinte que pagaremos durante muitos anos. Que todos os partidos menos “os fanáticos da IL” aceitem isto diz muito do país político que temos.

Mario Balotelli

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #598 em: 2020-07-01 12:46:39 »
Do  Carlos Guimarães Pinto, da IL:

Citar
O Pedro Nuno Santos acabou de afirmar que só "os fanáticos da Iniciativa Liberal" se opõem à injecção de dinheiro na TAP. Tem razão. Todos os outros partidos na Assembleia da República apoiam este roubo descarado aos contribuintes.

No último post que escrevi sobre a TAP, deram dois argumentos que merecem uma resposta. O primeiro é o de que outras companhias aéreas europeias, nomeadamente a Lufthansa, também irão receber empréstimos do estado. Isso é verdade, mas a palavra aqui é "empréstimos". A Lufthansa irá receber um empréstimo correspondente a cerca do dobro dos seus resultados operacionais de 2019, ou seja, irá receber um empréstimo que em tempos normais conseguirá pagar. Para a TAP ainda só estão disponíveis os resultados de 2018, mas o empréstimo de 1200 milhões corresponde a cerca de 130 vezes mais os seus resultados operacionais de 2018. Mesmo se tirarmos a média dos últimos 4 anos, o empréstimo será de 20 vezes mais os resultados operacionais. Ou seja, não é um empréstimo porque mesmo que regressem os tempos bons, a TAP será incapaz de os pagar. Os portugueses já deveriam ter aprendido esta lição com as ajudas à banca (que deram lucro nos EUA e grandes prejuízos em Portugal).

O outro argumento é que sem estas ajudas à TAP se perderiam os 10 mil empregos que a TAP tem. Isto resulta de muitos não entenderem como funciona uma falência. Uma empresa falir não significa que deixe de funcionar e todos os seus trabalhadores percam o emprego como aconteceria num café de esquina. Simplesmente os acionistas perderiam tudo e os credores teriam que encontrar uma forma de viabilizar a empresa. Os trabalhadores das empresas de handling e manutenção, por exemplo, facilmente se manteriam mesmo que essas empresas fossem vendidas a outros grupos. Mesmo que na reestruturação se perdessem 10% desses empregos (1000 pessoas) estamos a falar de injectar 1200 milhões de euros (no mínimo), o correspondente a mais de um milhão de euros dos contribuintes por emprego salvo. Como é óbvio, a redução das operações da TAP levaria à entrada de novos operadores em Portugal que absorveriam parte destes empregos.

Neste momento os acionistas da TAP têm uma empresa falida, que não vale nada. Pedro Nuno Santos optará pela nacionalização que é a melhor solução de todas para os acionistas da TAP. Em vez de ficar com zero, os acionistas receberão a indemnização que o governo PS acordou pagar-lhes no acordo que fizeram aquando do contrato que permitiu ao estado ficar com a maioria do capital. Um crime de lesa-contribuinte que pagaremos durante muitos anos. Que todos os partidos menos “os fanáticos da IL” aceitem isto diz muito do país político que temos.

O Carlos Guimarães Pinto é uma pessoas bastante bem esclarecida, e com um pensamento estruturado.

Não é preciso dizer mais nada.

" A ANA é que sabe disto e o resto é conversa"
BALOTELLI

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Re: TAP - Tópico principal
« Responder #599 em: 2020-07-01 13:01:35 »
Cada país tem o que merece, nas próximas eleições é dar a maioria absoluta aos socialistas, e extinguirem os fanáticos da IL.  8)