Privatização da TAP pode estar em riscoEstado comprometeu-se, no contrato de venda, a reestruturar a dívida, mas já passaram 4 meses e ainda não há solução à vistaontem às 20:00 - TVI.pt A TAP tem uma dívida aos bancos que ronda os 647 milhões de euros, a maioria dívida de curto prazo que tem de ser paga no espaço de um ano. O contrato de venda da companhia à Gateway, assinado em junho passado, previa que a dívida fosse reestruturada pelo Estado, mas até agora não há qualquer acordo para rever prazos de pagamento aos credores, pelo que a privatização pode estar em risco. Fonte oficial do Executivo confirmou à TVI que tem havido contactos, mas não se chegou a qualquer acordo final com os bancos. Entre as instituições financeiras envolvidas estão a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o BIC e o alemão Deutsche Bank. Segundo fontes contactadas pela TVI, haveria um ano para reestruturar a dívida da TAP, mas os bancos credores, em especial os estrangeiros, estão receosos quanto ao futuro. Por um lado, não querem esperar muito mais para se definir o que é que se paga e quando. Por outro, receiam a instabilidade política. Em particular, têm medo que António Costa cumpra o que prometeu em maio se for primeiro-ministro, quando disse estar pronto a reverter o negócio. A privatização da transportadora aérea já teve luz verde da autoridade da concorrência. Para o contrato definitivo de venda ser assinado só falta a autorização da ANAC - a Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Já podes embarcar num voo ‘low cost’ com a TAPDepois da promoção de voos da Ryanair a partir de 9,99€, chegou a vez de TAP criar também uma tarifa low cost regular, com passagens a 39€. A companhia aérea fez também a encomenda de 53 aviões à Airbus para entrarem ao serviço a partir de 2017.O novo dono da TAP refere que o maior desafio são as companhias low cost, como a Ryanair ou a EasyJet, pelo que é necessário que a mesma se torne mais competitiva. Para isso, os aviões vão passar a ter lugares a 39€, mas, em contrapartida, o passageiro terá de “sentar-se atrás e pagar pela bagagem”. Desta forma, acrescenta David Neeleman, “a TAP serve a todos: aos que querem pagar pouco e aos que não se importam de pagar mais, porque preferem viajar com melhores condições”.O empresário, que diz não entrar na companhia para ganhar dinheiro, mas para marcar a diferença, tem como objetivo tornar a TAP a melhor companhia aérea da Europa ou até do mundo, o que o levou a fazer receber vários aplausos enquanto falava com os trabalhadores da companhia, sem os quais o sucesso não é possível, refere. Neeleman acrescenta ainda que o segredo para concorrer com as companhias low cost é “flexibilizar” e apostar numa forma de serviço que faça os passageiros queiram voltar a voar de novo com a TAP.Para renovar a frota da companhia, foram também encomendados 53 aviões à Airbus, renovação essa que já tinha sido anunciada pelo consórcio da Gateway, empresa que comprou 61% do capital da companhia.http://espalhafactos.com/2015/11/13/tap-vai-ter-voos-low-cost/
"O Estado deve manter a maioria do capital da TAP" porque "não é só uma companhia de aviação, é a garantia da independência nacional, da ligação do nosso território descontínuo e as comunidades emigrantes e um instrumento fundamental para economia portuguesa e para a afirmação da plataforma atlântica de Portugal". "Esse é o instrumento que é a TAP e em circunstância alguma o Estado poderá perder a maioria da capital da TAP"
Pobres dos países que não tenham este garante da independência, como a Suiça. Pobres das suas economias, também.
Citação de: Incognitus em 2015-12-17 11:16:59Pobres dos países que não tenham este garante da independência, como a Suiça. Pobres das suas economias, também........na Suiça, a antiga companhia nacional Swissair, faliu......eh.eh.....
Quero ver como o camarada Costa fica com a maioria do capital da TAP e consegue injetar o dinheiro que ela precisa sem haver objeções da UE.Além disso a UE vai facilitar e permitir que estrangeiros fiquem com a maioria do capital das transportadoras aereas, pelo que no futuro vai ser o David o dono da TAP.
Bem, se o estado reverter o negocio e tiver de reembolsar o consórcio pelos 150M que meteu na TAP, já é uma capitalização de 150M do estado à TAP, encapotada.