Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: TAP - Tópico principal  (Lida 128611 vezes)

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #180 em: 2014-12-22 13:10:58 »
Deixem a privatização em stand by que o problema da tap resolve-se sozinho em dois anos. É só impedir qualquer injecção de capital.

Em 2 anos já o PS estará no governo, pronto a injectar o capital de todos na empresa que emprega e serve essencialmente pessoas com rendimentos acima da média.

A que média te referes Inc. ?

Da média dos rendimentos em Portugal ?

Ou da média dos rendimentos do sector ?

.

A de Portugal, naturalmente. Também são os Portugueses a apoiar a coisa, não o sector internacional.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

strutch

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1238
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #181 em: 2014-12-22 14:42:43 »
Deixem a privatização em stand by que o problema da tap resolve-se sozinho em dois anos. É só impedir qualquer injecção de capital.

Em 2 anos já o PS estará no governo, pronto a injectar o capital de todos na empresa que emprega e serve essencialmente pessoas com rendimentos acima da média.

A que média te referes Inc. ?

Da média dos rendimentos em Portugal ?

Ou da média dos rendimentos do sector ?

.

A de Portugal, naturalmente. Também são os Portugueses a apoiar a coisa, não o sector internacional.

Não entendo porque, num raciocínio que se quer lógico, se há-de comparar o rendimento médio de Portugal com o rendimento de quem trabalha e/ou utiliza os serviços da aviação.

Acho que faria mais sentido comparar-se, por exemplo, a remuneração dos trabalhadores da TAP com as suas concorrentes.

.
The print will continue until the morale improves!

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #182 em: 2014-12-22 15:00:21 »
Deixem a privatização em stand by que o problema da tap resolve-se sozinho em dois anos. É só impedir qualquer injecção de capital.

Em 2 anos já o PS estará no governo, pronto a injectar o capital de todos na empresa que emprega e serve essencialmente pessoas com rendimentos acima da média.

A que média te referes Inc. ?

Da média dos rendimentos em Portugal ?

Ou da média dos rendimentos do sector ?

.

A de Portugal, naturalmente. Também são os Portugueses a apoiar a coisa, não o sector internacional.

Não entendo porque, num raciocínio que se quer lógico, se há-de comparar o rendimento médio de Portugal com o rendimento de quem trabalha e/ou utiliza os serviços da aviação.

Acho que faria mais sentido comparar-se, por exemplo, a remuneração dos trabalhadores da TAP com as suas concorrentes.

.

Não para este efeito - quem financia a TAP é o povo Português. O que interessa ao povo que financia é se está a usar o seu dinheiro para algum objectivo do Estado social, em vez de o estar a transferir para quer empregados, quer clientes, que têm um rendimento médio mais elevado do que os próprios contribuintes.

Para outro efeito qualquer, talvez isso fizesse sentido.

Dito de outra forma, nem os trabalhadores da TAP nem os clientes da TAP necessitam de qualquer ajuda que faça sentido ser prestada por um povo que ganha menos que ambos.
« Última modificação: 2014-12-22 15:01:15 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

strutch

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1238
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #183 em: 2014-12-22 15:29:29 »
.

Não estarás por ventura a confundir aquilo que é a capacidade dum colectivo (povo) com a capacidade do individuo (cidadão) ?

Como colectivo pode eventualmente fazer sentido ajudar a TAP dados os benefícios que podem advir para esse mesmo colectivo.

.

Tinhas-me dito que:

Citar
"Se o hub é assim tão importante, privatize-se a coisa incluindo simplesmente a condição "manter hub" (e não mais um magote de condições, por favor, senão a coisa não se vende)."

Confesso que, como cidadão, esta é a minha principal preocupação nesta privatização. E a única resposta que vi sobre o assunto foi no minimo ridicula!  :(

.
The print will continue until the morale improves!

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #184 em: 2014-12-22 15:34:54 »
É difícil crer que, havendo uma coisa supostamente rentável, isso vai tudo desaparecer com uma privatização e/ou que nenhuma outra companhia vai aproveitar esse dinheiro que fica em cima da mesa.

Por outro lado, a TAP é muito boa mas quando se tentou privatizar não apareceu ninguém (excepto um tipo qualquer desqualificado à partida).

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #185 em: 2014-12-22 15:40:45 »
.

Não estarás por ventura a confundir aquilo que é a capacidade dum colectivo (povo) com a capacidade do individuo (cidadão) ?

Como colectivo pode eventualmente fazer sentido ajudar a TAP dados os benefícios que podem advir para esse mesmo colectivo.

.

Tinhas-me dito que:

Citar
"Se o hub é assim tão importante, privatize-se a coisa incluindo simplesmente a condição "manter hub" (e não mais um magote de condições, por favor, senão a coisa não se vende)."

Confesso que, como cidadão, esta é a minha principal preocupação nesta privatização. E a única resposta que vi sobre o assunto foi no minimo ridicula!  :(

.

Os benefícios não são óbvios, e sabemos de antemão que todas as entidades/pessoas que visam extrair benefícios do Estado sem dar algo em troca irão sempre alegar a mesma coisa (benefícios para o colectivo).

Sabemos também que quem quer viajar continua a ter que pagar um bilhete. E sabemos adicionalmente que existem outras alternativas para viajar.

Tudo isso faz com que seja óbvio que quaisquer benefícios alegados sejam meras desculpas para retirar recursos a terceiros sem lhes dar nada em troca (que não seja pago à parte, entenda-se).

(Sobre o "hub" tens aí uma resposta - se é tão importante, coloque-se ESSA condição ao comprador. Mas não mais um magote delas. Essa sozinha deve passar sem ter grande influência)
« Última modificação: 2014-12-22 15:42:03 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #186 em: 2014-12-22 15:59:50 »
De resto para os trabalhadores da TAP que valem mais em termos internacionais, uma privatização é uma coisa positiva - eles irão tender a ficar menos estáticos na TAP e a considerarem outras hipóteses que paguem melhor de forma mais aberta, finda que estará a "segurança TAP" para eles.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

strutch

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1238
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #187 em: 2014-12-22 19:36:27 »
.

Não estarás por ventura a confundir aquilo que é a capacidade dum colectivo (povo) com a capacidade do individuo (cidadão) ?

Como colectivo pode eventualmente fazer sentido ajudar a TAP dados os benefícios que podem advir para esse mesmo colectivo.

.

Tinhas-me dito que:

Citar
"Se o hub é assim tão importante, privatize-se a coisa incluindo simplesmente a condição "manter hub" (e não mais um magote de condições, por favor, senão a coisa não se vende)."


Confesso que, como cidadão, esta é a minha principal preocupação nesta privatização. E a única resposta que vi sobre o assunto foi no minimo ridicula!  :(

.


Os benefícios não são óbvios, e sabemos de antemão que todas as entidades/pessoas que visam extrair benefícios do Estado sem dar algo em troca irão sempre alegar a mesma coisa (benefícios para o colectivo).

Sabemos também que quem quer viajar continua a ter que pagar um bilhete. E sabemos adicionalmente que existem outras alternativas para viajar.

Tudo isso faz com que seja óbvio que quaisquer benefícios alegados sejam meras desculpas para retirar recursos a terceiros sem lhes dar nada em troca (que não seja pago à parte, entenda-se).

(Sobre o "hub" tens aí uma resposta - se é tão importante, coloque-se ESSA condição ao comprador. Mas não mais um magote delas. Essa sozinha deve passar sem ter grande influência)


Sob essa perspectiva absolutamente nada seria do estado. Pois existirão sempre aqueles que nunca beneficiarão de determinado serviço/bem. E a aquisição/manutenção de serviços/bens beneficiará sempre só alguns.

Quanto ao HUB, tenho uma resposta tua. Com a qual concordo. Mas infelizmente quem está a tratar do assunto tem a opinião que já aqui mostrei. E isso é o que conta!

.
The print will continue until the morale improves!

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #188 em: 2014-12-22 19:46:37 »
.

Não estarás por ventura a confundir aquilo que é a capacidade dum colectivo (povo) com a capacidade do individuo (cidadão) ?

Como colectivo pode eventualmente fazer sentido ajudar a TAP dados os benefícios que podem advir para esse mesmo colectivo.

.

Tinhas-me dito que:

Citar
"Se o hub é assim tão importante, privatize-se a coisa incluindo simplesmente a condição "manter hub" (e não mais um magote de condições, por favor, senão a coisa não se vende)."


Confesso que, como cidadão, esta é a minha principal preocupação nesta privatização. E a única resposta que vi sobre o assunto foi no minimo ridicula!  :(

.


Os benefícios não são óbvios, e sabemos de antemão que todas as entidades/pessoas que visam extrair benefícios do Estado sem dar algo em troca irão sempre alegar a mesma coisa (benefícios para o colectivo).

Sabemos também que quem quer viajar continua a ter que pagar um bilhete. E sabemos adicionalmente que existem outras alternativas para viajar.

Tudo isso faz com que seja óbvio que quaisquer benefícios alegados sejam meras desculpas para retirar recursos a terceiros sem lhes dar nada em troca (que não seja pago à parte, entenda-se).

(Sobre o "hub" tens aí uma resposta - se é tão importante, coloque-se ESSA condição ao comprador. Mas não mais um magote delas. Essa sozinha deve passar sem ter grande influência)


Sob essa perspectiva absolutamente nada seria do estado. Pois existirão sempre aqueles que nunca beneficiarão de determinado serviço/bem. E a aquisição/manutenção de serviços/bens beneficiará sempre só alguns.

Quanto ao HUB, tenho uma resposta tua. Com a qual concordo. Mas infelizmente quem está a tratar do assunto tem a opinião que já aqui mostrei. E isso é o que conta!

.


Não, isso não é verdade. Se o Estado se dispuser a providenciar saúde gratuita a todos e educação gratuita a todos (e não como é hoje, em que apenas beneficia quem usa o sistema público), então todos beneficiarão da saúde e educação públicas. Idem para justiça ou segurança (justiça por estar disponível, segurança por estar disponível e pellos efeitos que tem de minimizar crime).

É precisamente nesse sentido que o Estado tem que ir. E a TAP nem se enquadraria aí porque tanto faz que a TAP disponibilize a possibilidade de voar para algures, como outra companhia aérea qualquer. Idem para RTP e concorrentes, daí também não fazer sentido manter a RTP na esfera do Estado.

A TAP e RTP só fariam sentido muito cedo no surgir dessas tecnologias, e se não existissem privados para assegurar alguma delas.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #189 em: 2014-12-28 21:50:28 »
Porque a falência poderá ser mais interessante que a privatização

http://observador.pt/opiniao/tap-privatizacao-ou-falencia/
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #190 em: 2015-01-15 16:30:09 »

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #191 em: 2015-01-15 16:49:01 »
Governo já não vai vender a tap

As tabelas de suplementos remuneratorios da FP também já ficaram pelo caminho.

Este governo já está em gestão e já não vai tomar medidas estruturais nesta legislatura
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #192 em: 2015-02-01 12:18:46 »
Citar
Potencial comprador da TAP só pode ser chinês -- ex-presidente Portugália

Lusa1 de Fevereiro de 2015, às 09:15

O ex-presidente da Portugália, João Ribeiro da Fonseca, não acredita que a nova tentativa de privatizar a TAP se concretize e defende que apenas a fusão com uma companhia aérea chinesa serve os interesses da empresa portuguesa.

"[Um potencial comprador] só pode ser chinês, porque a China tem capital, tem estratégia e tem mercado. A China precisa de vir para o Atlântico, precisa de uma plataforma logística que lhe faça a distribuição para o Atlântico", afirmou em entrevista à Lusa Ribeiro da Fonseca, que liderou os destinos da Portugália durante 16 anos e continua a presidir à assembleia da Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo (APPTA).

Defensor da privatização da TAP, Ribeiro da Fonseca recusou-se a fazer "avaliações individuais" aos potenciais interessados veiculados pela imprensa, estando convicto de que ainda não será nesta legislatura que a companhia vai deixar de ser pública.

"Não acredito que a TAP vai ser vendida. E não vislumbro em nenhum candidato o parceiro ideal" para a companhia portuguesa, declarou.

Para o gestor, a TAP precisa de capital, mercado e estratégia, considerando que apenas "uma aliança" com uma companhia aérea chinesa pode dar isso à transportadora nacional: "A China precisa de nós e nós precisamos de um chinês".

"Depois vêm dizer que os chineses vêm tomar conta disto e o que é que isso interessa? Nós não precisamos de dinheiro? Eles têm coisas ótimas para nós e nós muitas coisas boas para eles", lançou.

Na entrevista à Lusa, Ribeiro da Fonseca mapeou o panorama do setor da aviação, considerando que "não há parceiros disponíveis na Europa", porque "já todos acasalaram", dando origem a três grandes grupos.

"Depois temos os EUA, mas estão interessados na Ásia e na América do Sul, que, por seu lado, não têm dinheiro nem força em termos de transporte aéreo. A América do Sul está num processo de recuperação e a sua grande prioridade é a América do Norte", prosseguiu.

Fica a faltar o Médio Oriente, que "tem muito capital e uma estratégia, mas não tem mercado, o que comporta um grande risco, porque compram e vendem no dia seguinte", disse.

Na perspetiva do gestor, "resta a Ásia e, mais concretamente, a China".

Nesse sentido, adiantou, o Governo deveria "fazer um 'roadshow' bem preparado, uma apresentação como deve ser, porque é preciso mostrar a importância que Portugal tem estrategicamente para China, não só pela geografia, mas também pelas infraestruturas", nomeando o porto de águas profundas de Sines e o aeroporto de Lisboa.

Quando em 1991 assumiu a presidência da Portugália, Ribeiro da Fonseca foi informado - pelo então ministro dos Transportes Ferreira do Amaral -- de que a TAP ia ser privatizada.

"Estive lá 16 anos. Conheci pelo menos oito ministros dos Transportes. Passados 23 anos, a TAP continua à venda", disse o deputado pelo CDS na assembleia municipal de Cascais, realçando que o adiamento da venda pode ser fatal para a companhia liderada por Fernando Pinto.

O responsável deixa uma chamada de atenção aos "gurus que dizem que a TAP é como a caravela dos descobrimentos e que é fundamental para o turismo": "Se a TAP morrer amanhã, no dia seguinte aparecem outras [companhias] para a substituir".

"Temos que vender, mas não pode ser a qualquer um. E, se não houver nenhum [comprador], não vendemos. É preciso responsabilizar toda a gente e também os senhores dos sindicatos. Porque se não acontecer a companhia morre. Não vejo outra saída", concluiu.

Em novembro último, o Governo decidiu relançar o processo de privatização da TAP, suspenso em dezembro de 2012, optando pela venda direta em duas fases -- a primeira de até 66% do capital para avançar de imediato, devendo estar concluída ainda no primeiro semestre.

A capitalização é o primeiro de nove critérios para a escolha do futuro dono da TAP, seguido pelo valor da oferta e o projeto estratégico, segundo o caderno de encargos, que não fixa prazos para a manutenção do 'hub' [centro de operações] em Portugal.

Thunder

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2009
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #193 em: 2015-02-02 09:51:55 »
Penso que no Sábado houve uma manif pedindo um referendo para a questão da TAP.
Se calhar não era má ideia.
Nullius in Verba
Divide et Impera
Não há almoços grátis
Facts do not cease to exist because they are ignored
Bulls make money, bears make money.... pigs get slaughtered

karnuss

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1071
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #194 em: 2015-02-02 10:49:07 »
Penso que no Sábado houve uma manif pedindo um referendo para a questão da TAP.
Se calhar não era má ideia.

Eu diria que é uma excelente ideia. Privatizações tipo TAP e RTP deveriam ser sujeitas a referendo, com tudo muito bem explicadinho (o porquê da necessidade de vender,m o encaixe financeiro possível, as vantagens d desvantagens.) Depois o povo decidia e arcava com as consequências da decisão, e os governos teriam mais legitimidade.

Até teria sido boa prática em privatizações anteriores (CTT, REN, GALP, PT etc.)

Thunder

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2009
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #195 em: 2015-02-02 10:54:34 »
Penso que no Sábado houve uma manif pedindo um referendo para a questão da TAP.
Se calhar não era má ideia.

Eu diria que é uma excelente ideia. Privatizações tipo TAP e RTP deveriam ser sujeitas a referendo, com tudo muito bem explicadinho (o porquê da necessidade de vender,m o encaixe financeiro possível, as vantagens d desvantagens.) Depois o povo decidia e arcava com as consequências da decisão, e os governos teriam mais legitimidade.

Até teria sido boa prática em privatizações anteriores (CTT, REN, GALP, PT etc.)

Exactamente.
É a melhor forma de responsabilizar a população, para que as pessoas comecem a pensar um bocado nos assuntos e a retirar poder aos representantes.
Agora um processo destes abriria um precedente que os partidos do centrão (e outros), não querem ver nem banhado à ouro .
Logo, parece-me, que nunca na vida uma coisa destas avança.
« Última modificação: 2015-02-02 10:55:34 por Thunder »
Nullius in Verba
Divide et Impera
Não há almoços grátis
Facts do not cease to exist because they are ignored
Bulls make money, bears make money.... pigs get slaughtered

tommy

  • Visitante
Re:TAP - tópico principal
« Responder #196 em: 2015-02-02 11:14:50 »
Exactamente.
É a melhor forma de responsabilizar a população, para que as pessoas comecem a pensar um bocado nos assuntos e a retirar poder aos representantes.
Agora um processo destes abriria um precedente que os partidos do centrão (e outros), não querem ver nem banhado à ouro .
Logo, parece-me, que nunca na vida uma coisa destas avança.

Creio que a Suiça já faz isso: referendos por tudo. É só importar o modelo.

Thunder

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2009
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #197 em: 2015-02-02 11:21:24 »
A questão Tommy é que a nossa legislação basicamente bloqueia referendos. O processo, basicamente permite às nossas "elites" bloquearem os referendos.
Democracia, mas elitista.... as vezes nem parece que já estamos no Séc XXI .....
« Última modificação: 2015-02-02 11:23:31 por Thunder »
Nullius in Verba
Divide et Impera
Não há almoços grátis
Facts do not cease to exist because they are ignored
Bulls make money, bears make money.... pigs get slaughtered

tommy

  • Visitante
Re:TAP - tópico principal
« Responder #198 em: 2015-02-02 11:29:05 »
A questão Tommy é que a nossa legislação basicamente bloqueia referendos. O processo, basicamente permite às nossas "elites" bloquearem os referendos.
Democracia, mas elitista.... as vezes nem parece que já estamos no Séc XXI .....


Pois pois... a solução poderia começar por aí: alterar a legislação, e responsabilizar a população pelas suas decisões. Para decretos e com o acordo de mais de 50% do parlamento, a questão ia logo a referendo. Seria um processo caro, mas podiamos aproveitar as restantes eleições nacionais e colocar lá os boletins de voto dos referendos. Caro mas mais democrático e responsabilizador.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #199 em: 2015-02-02 11:45:12 »
Vocês querem que seja a populaça ignorante a decidir, em vez se serem os senhores doutos do parlamento ? Ai, ai, ai meninos.

Ideal era no IRS perguntarem quem quer a TAP e quem disser que sim arca com os custos e recebe os eventuais dividendos futuros.  :D