Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: MST chama palhaço a Cavaco Silva  (Lida 1469 vezes)

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
MST chama palhaço a Cavaco Silva
« em: 2013-05-25 01:13:08 »
Abomino esta personagem.
Mas mais irritante ainda, é ficar com a sensação que no essencial, ele tem razão....

Citar
Miguel Sousa Tavares disse numa entrevista publicada, esta sexta-feira, no “Jornal de Negócios”, que “o pior que nos pode acontecer é um Beppe Grillo, um Sidónio Pais. Mas não por via militar. Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva. Muito pior do que isso, é difícil”.

O escritor fez esta afirmação a propósito das declarações de Pacheco Pereira prestadas a este mesmo jornal em que dizia que “estamos a caminho de coisas ainda mais tortas”.

Não poupando críticas a ninguém, o comentador político disse que “já não temos idade para brincar aos generais”.

Segundo ele, “estamos hoje reduzidos aos Passos Coelhos e Antónios Josés Seguros. Que são o grau zero da política”.

Questionado sobre o estado do país, Sousa Tavares disse que “antes de pedirmos 78 mil milhões de euros, tínhamos mais liberdade para negociar com a Europa, para exigir condições. A partir do momento em que recebemos o dinheiro, ficámos nas mãos deles, completamente. Quem manda são os credores”.

Para Sousa Tavares, “os três mal endémicos de Portugal são a dependência do Estado, o poder das corporações e a inveja”.


O escritor classificou ainda os portugueses como ora sendo “escravos”, ora sendo “reis”. “São capazes do melhor e do pior”, sublinha Sousa Tavares.

O escritor prepara-se para lançar o livro "Madrugada Suja", a sua obra mais recente.
« Última modificação: 2013-05-25 01:13:33 por tatankov »
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

justin

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6432
    • Ver Perfil
não ligar aos trades que posto. o mais certo é correr mal.

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re:MST chama palhaço a Cavaco Silva
« Responder #2 em: 2013-05-25 14:16:33 »
http://www.publico.pt/politica/noticia/cavaco-silva-recebeu-insultos-no-facebook-depois-de-queixa-a-pgr-1595418

Citar
Foi uma reacção rápida e em cadeia: depois de o Presidente da República ter pedido à Procuradoria-Geral da República que analisasse as declarações de Miguel Sousa Tavares em que o escritor chama “palhaço” ao chefe de Estado, a página oficial de Aníbal Cavaco Silva no Facebook começou a registar comentários de insultos.

Utilizadores daquela rede social deixaram, no espaço de comentários a fotografias de Cavaco Silva, vários insultos. Eram mais de duas dezenas quando o PÚBLICO os contabilizou, mas entretanto, desde as 17h20 esses comentários desapareceram. Terão sido ocultados por uma ferramenta de edição daquela rede social que o permite, uma vez que continuam a ser somados comentários à contabilização de cada fotografia de Cavaco mas acabam por não aparecer na página.

Mas há também quem tenha colocado ligações para vídeos no You Tube relacionados com a temática palhaços, como é o caso de um vídeo da série animada norte-americana Os Simpsons, em que um dos personagens é o palhaço Krusty. Outro vídeo linkado é o de uma ária da ópera Pagliacci, do século XIX, do italiano Ruggero Leoncavallo, interpretada por Luciano Pavarotti, em que o tenor afirma “No, pagliaccio non son”.

Numa entrevista publicada esta sexta-feira no Jornal de Negócios, Miguel Sousa Tavares defende que “o pior que nos pode acontecer é um Beppe Grillo, um Sidónio Pais. Mas não por via militar. (…) Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva. Muito pior do que isso, é difícil.”

A Procuradoria-Geral da República já anunciou que vai abrir um inquérito às declarações do escritor porque, pela lei, tratar-se-á de um crime de ofensa à honra do Presidente da República, punível com pena até três anos. “As expressões proferidas na entrevista [sob o título ‘Beppe Grillo? “Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva”’] são susceptíveis de integrar a prática do crime de ofensa à honra do Presidente da República”. Tal crime, previsto no Código Penal, é de natureza pública, daí que o Ministério Público tenha decidido instaurar um inquérito.

O próprio Presidente da República solicitou à PGR que analisasse as afirmações do escritor e antigo jornalista precisamente à luz do artigo do Código Penal relativo à “ofensa à honra” do chefe de Estado.

Miguel Sousa Tavares já admitiu que não devia ter chamado palhaço a Cavaco Silva e considerou “normal” que o Presidente da República tenha pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para abrir um inquérito às suas declarações publicadas no Jornal de Negócios. Em declarações à agência Lusa, o escritor e cronista admitiu ter sido “excessivo” nas palavras, considerando que se tratou de um "deslize" pelo qual terá de responder. Embora tenha referido que o político Cavaco Silva não lhe merece qualquer respeito, sublinhou que o mesmo não acontece em relação ao chefe de Estado.

Acrescentou que a frase foi dita “no contexto de uma entrevista e posta num título garrafal em que toda a gente vê”, o que “aumenta o efeito”. “Não sou responsável sobre isso, nem sou responsável pela frase porque eu não disse o Presidente da República é um palhaço”, disse. “Perguntaram-me se não temia que apareça um palhaço aqui e eu disse já temos um; fui atrás da pergunta, mas reconheço que não o devia ter feito, não pelo professor Cavaco Silva enquanto político, mas pelo chefe de Estado, que é uma entidade que eu respeito”, sublinhou Miguel Sousa Tavares.

Razão por que o escritor considerou normal que lhe abram um processo judicial, pelo qual se irá defender dizendo isto mesmo. "O processo vai seguir, logo verei o que digo. Obviamente chamei-lhe palhaço no sentido político", acrescentou o escritor.

De acordo com a lei, “quem injuriar ou difamar o Presidente da República, ou quem constitucionalmente o substituir, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa”. Porém, no caso de Miguel Sousa Tavares, esse crime é agravado por ter sido um acto público, segundo o número dois do mesmo artigo. “Se a injúria ou a difamação forem feitas por meio de palavras proferidas publicamente, de publicação de escrito ou de desenho, ou por qualquer meio técnico de comunicação com o público, o agente é punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos ou com pena de multa não inferior a 60 dias”.

O PÚBLICO procurou ouvir a Presidência da República mas ainda não recebeu qualquer resposta.

wild and free

valves1

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1160
    • Ver Perfil
Re:MST chama palhaço a Cavaco Silva
« Responder #3 em: 2013-05-25 20:54:23 »
Os insultos normalmente nao resolvem problemas. Em todo o caso os politicos vao tendo que se apoiar cada vez mais nao em conselhos de estado ou de parceiros politicos para tomar as suas decisoes nas varias areas de governacao mas na contribuicao anonima. Que uma massa de cidadaos cada vez mais instruida podera dar utilizando as novas tecnologias de informacao



"O poder só sobe a cabeça quando encontra o local vazio."