Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Coincidências... ou não!  (Lida 10534 vezes)

Iced

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 910
    • Ver Perfil
Coincidências... ou não!
« em: 2013-05-09 12:30:55 »
O caso:

http://www.publico.pt/local/noticia/camara-de-braga-expropria-casas-que-ha-uma-semana-pertenciam-a-filhos-de-mesquita-machado-1593737

Citar
Câmara de Braga quer instalar pousada em terrenos que há dias eram da filha de Mesquita Machado

Samuel Silva

08/05/2013 - 13:33

Imóveis foram vendidos na semana passada a uma imobiliária. A seguir a autarquia iniciou processo de expropriação "urgente".
Imoveis em causa estão no quarteirão do antigo Convento das Convertidas, em plena Avenida Central de Braga Nelson Garrido

Os prédios que a Câmara de Braga pretende expropriar para construir a nova Pousada de Juventude da cidade pertenceram à filha do presidente da autarquia, Mesquita Machado, até à semana passada.

Os imóveis foram vendidos a uma imobiliária da cidade e, quatro dias depois, foi iniciado o processo de aquisição dos terrenos situados junto ao Convento das Convertidas, no centro da cidade. Os documentos da 1.ª Conservatória do Registo Predial são claros, dando conta da transmissão da propriedade dos dois imóveis para a empresa Urbimodarte no dia 30 de Abril (terça-feira da semana passada).

Os prédios tinham sido comprados, em 2010, pela filha de Mesquita Machado e pelo marido, e estão hipotecados, como garantia por um crédito concedido ao casal em 2011, com um montante máximo assegurado de 2,7 milhões de euros. Segundo os registos da Conservatória de Braga, os edifícios continuam hipotecados. Caso avance o pedido de expropriação dos mesmos, a hipoteca será o primeiro elemento a ser liquidado pelo dinheiro público envolvido no negócio.

Quatro dias após a venda dos prédios pela filha e o genro de Mesquita Machado, a autarquia deu início ao processo de expropriação dos mesmos, num processo declarado “urgente” e em que é evocado o “interesse público” da sua localização. O documento será votado na reunião do executivo municipal desta quinta-feira.

Entretanto, o caso foi denunciado pelo Bloco de Esquerda (BE) de Braga, que divulgou os mesmos documento a que o PÚBLICO tinha tido acesso. O deputado municipal do BE, António Lima considera que, por estar em fim de mandato, “Mesquita Machado está a ter as últimas oportunidades para desenrascar amigos e familiares” e que só essa condição justifica a urgência dado ao processo quando ainda não há certezas da existência de financiamento para a Pousada de Juventude. Os bloquistas vão comunicar o caso ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.

A Pousada de Braga era uma das obras da Capital Europeia da Juventude, estando prevista a sua construção junto ao Convento de S. Francisco, na freguesia de Real, numa área mais periférica da cidade. A obra não teve ainda o apoio comunitário previsto para viabilizar a sua construção e, nos últimos meses, começou a ser veiculada a hipótese de um novo local para a sua instalação.

Durante um debate organizado pela associação Braga Mais sobre o futuro do Convento das Convertidas, na Avenida Central, o vereador do Urbanismo, Hugo Pires, deu conta da abertura da Câmara para estudar a utilização do imóvel para a instalação da Pousada.

Dias depois, Mesquita Machado falava num “grande projecto” para o local, envolvendo todo o quarteirão. O presidente da Câmara envolveu-se pessoalmente na ideia, tendo inclusivamente reunido com o Ministério da Administração Interna (a quem pertence o edifício) para garantir a sua cedência ao município.  Agora, o autarca não comenta para já este caso, devendo apenas pronunciar-se sobre ele amanhã, no final da reunião do executivo municipal bracarense.


A resposta da Câmara:

http://www.publico.pt/local/noticia/camara-de-braga-critica-insinuacoes-em-torno-do-negocio-da-pousada-da-juventude-1593779

Citar
Autarquia "repudia" criticas ao facto de, até há dias, terem pertencido à filha de Mesquita Machado edifícios que a autarquia quer expropriar.

A Câmara de Braga classifica como “insinuações” a divulgação de que os prédios que pretende expropriar para a instalação da Pousada da Juventude terem sido propriedade da filha de Mesquita Machado até à semana passada.

Num comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira, a autarquia assegura que a intenção do projecto é “tão só preservar um património construído de grande importância”. A autarquia liderada pelo socialista Mesquita Machado manifesta o seu “veemente repúdio” pelas notícias vindas a público e pelas críticas feitas por dirigentes do Bloco de Esquerda sobre o assunto. O comunicado reputa como “insinuações maldosas” a divulgação do envolvimento de familiares directos do presidente da câmara no processo.

Esta quinta-feira, a câmara de Braga aprecia uma proposta de expropriação de três prédios junto ao antigo Convento das Convertidas, num processo que, alega, tem como objectivo “evitar qualquer especulação sobre a aquisição dos imóveis em causa”. “A Câmara Municipal de Braga vai proceder à expropriação por via judicial, considerado o método mais transparente em virtude do preço a pagar ser fixado pelo Tribunal Judicial”, justifica a autarquia.

No mesmo comunicado, o executivo reafirma que a única intenção da instalação da Pousada da Juventude no antigo Convento das Convertidas é “preservar um património construído de grande importância, mormente para a consolidação do edificado histórico de zona tão nobre da cidade como a Avenida Central”, na sequência do Programa Estratégico para o Centro Histórico de Braga e da definição da Zona Especial de Protecção ao imóvel como área de interesse arquitectónico.
A vida para ter interesse,deve ser construida por nos,de forma inteligente!
-devemos criar marcos na nossa vida,que sejam pontos de referencia!
-devemos amar muitas mulheres para sabermos o verdadeiro sentimento do amor!
-devemos combater de acordo com os nossos ideais,lutando e sendo solidarios,em busca de um mumdo melhor!
-devemos fazer aquilo que nos apetece,respeitando as regras socias!
-devemos por vezes ser egoistas,gostar de nos proprios,pois e impossivel dar felicidade a alguem,quando somos infelizes!

POR FIM,DEVEMOS SER GENUINOS!

JAMES

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #1 em: 2013-05-09 14:25:40 »
não há coincidências

esse era outro que devia estar a fazer companhia ao Isaltino pelos mesmos motivos

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #2 em: 2013-05-10 09:51:38 »
Outubro está aí ao virar da esquina e antes que se faça tarde tem que se sacar o máximo possível.

Citar
Maioria PS na Câmara de Braga aprovou expropriação polémica
SAMUEL SILVA 09/05/2013 - 15:30
Prédios contíguos à Casa das Convertidas pertenciam, até à semana passada, à filha do presidente da câmra, Mesquita Machado.

 
Oposição estranha urgência na expropriação das casas vizinhas, dado que o convento ainda pertence ao Ministério da Administração Interna

A Câmara de Braga avançou mesmo com o processo de expropriação dos prédios contíguos à Casa das Convertidas, no centro da cidade.

Os imóveis, que até à semana passada pertenciam à filha e ao genro do presidente da autarquia Mesquita Machado, vão passar para a posse do município, que ali pretende instalar uma Pousada de Juventude. Apesar do pedido da oposição para que o assunto fosse retirado da agenda da reunião do executivo desta quinta-feira, este foi mesmo discutido e aprovado com os votos favoráveis dos vereadores do PS.

O processo é agora “irreversível”, como explicou o vereador da coligação PSD-CDS Ricardo Rio no final da reunião. Só poderá ser anulado no caso de o tribunal detectar algum vício de forma no procedimento. Caso contrário, a propriedade dos edifícios passa realmente a ser do município. No entanto, ao contrário do que aconteceu em processo de expropriação anteriores, a Câmara de Braga não apresentou nenhuma avaliação do imóvel, pelo que não sabe ainda quanto terá que pagar por eles.

Certo é que quem sairá beneficiado deste processo são a filha e o genro de Mesquita Machado, que têm duas hipotecas sobre os prédios em causa. Os ónus existentes sobre os imóveis serão a primeira coisa a ser paga com o dinheiro público envolvido na operação, como confirmou o próprio presidente da câmara, no final da reunião do executivo. Apenas no caso de haver uma diferença entre o valor a ser pago pela autarquia e as hipotecas existentes é que o actual proprietário receberá alguma compensação.

Os prédios em causa foram transmitidos a 30 de Abril à empresa Urbimodarte. Mas apesar de à primeira vista a nova proprietária do edifício poder vir a sair prejudicada no negócio, o que acontece é que a primeira hipoteca existente sobre os imóveis em causa, datada de 2010, tem como sujeito activo precisamente o empresário que é dono da imobiliária que adquiriu entretanto os prédios, que assim terá os seus interesses também protegidos na operação.

Apesar da polémica, Mesquita Machado diz “nada temer” em relação a este processo. “Se alguém tiver dúvidas sobre isto, que recorra aos órgãos competentes”, desafiou. “Já estou habituado a que queiram sempre envolver familiares meus”, referiu também, dizendo “repudiar frontalmente” as acusações de favorecimento à filha e ao genro neste processo.

O presidente da Câmara de Braga justifica ainda que o processo de expropriação é “transparente e cristalino”, razão que motivou o recurso a esta figura jurídica, em lugar de se avançar para um aquisição amigável pela via negocial.

Apesar de ter familiares directos envolvidos no assunto, Mesquita Machado não pediu escusa durante a votação na reunião de câmara desta quinta-feira. Juntamente com o líder da autarquia votaram também todos os vereadores socialistas, que assim aprovaram a operação. A coligação PSD-CDS votou contra. No final da reunião, o vereador Ricardo Rio classificou como “acto de desespero” a decisão socialista e estranhou a urgência do processo. “Não há ainda projecto para a pousada, não há noção dos custos da sua instalação e também não há garantias de que haja financiamento nem da cedência da Casa das Convertidas por parte do Ministério da Administração Interna”, sublinhou.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #3 em: 2013-05-10 11:01:45 »
Bonito o esquema das hipotecas - e se o valor não chegasse ao que está na hipoteca, como era?
 
Parece mesmo um esquema para nos roubar a todos.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #4 em: 2013-05-10 12:04:59 »
Bonito o esquema das hipotecas - e se o valor não chegasse ao que está na hipoteca, como era?


chega sempre...se é para a filha dele haverá sempre algum expediente para o ultrapassar
a forma de agir totalmente criminosa terá o seu ponto chave aqui:
Citar
a Câmara de Braga não apresentou nenhuma avaliação do imóvel, pelo que não sabe ainda quanto terá que pagar por eles.


Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #5 em: 2013-05-10 12:18:33 »
Dizia para trás que seria um tribunal a estabelecer o valor. Mas parece-me pelo texto que o truque estará na hipoteca. Ou seja, que será o valor da hipoteca que garantirá o ganho, MESMO que o valor atribuído não ultrapasse a hipoteca.

(entretanto o dinheiro já terá sido retirado das estruturas, via a hipoteca)
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15948
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #6 em: 2013-05-10 14:33:25 »
É feito um processo de expropriação, que parece que o valor vai ser determinado pelo tribunal.

Também não fazia muito sentido ser a câmara a expropriar e a dar o valor à coisa.
Isso acontece mais nos casos de expropriação de terrenos para alargamento das vias e com aprovação dos proprietários.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

John_Law

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 466
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #7 em: 2013-05-10 16:34:45 »
Acho que não percebi bem o esquema. Então a filha do MM contrai um empréstimo para compra do imóvel - que fica hipotecado -, depois vende-o a uma imobiliária, que também contrai um empréstimo e hipoteca a propriedade  (neste momento a filha do MM liquida a dívida ao banco). Agora a câmara expropria o prédio, liquida a hipoteca à imobiliária, e o ganho do esquema será a diferença entre o valor da hipoteca e o valor de mercado do imóvel, é isso?

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #8 em: 2013-05-10 18:03:30 »
Provavelmente, sim.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #9 em: 2013-05-10 19:18:40 »
Para se ter uma ideia dos imóveis que supostamente têm uma hipoteca de 2.7 milhões de euros em cima ...


"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #10 em: 2013-05-10 20:56:25 »
lol
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #11 em: 2013-05-10 21:10:03 »
Talvez possuam terreno para trás ou algo assim, claro.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

justin

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6432
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #12 em: 2013-05-10 21:30:21 »
eheheh casos destes deve haver por todo o lado.
o zé povo paga na boa.
não ligar aos trades que posto. o mais certo é correr mal.

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #13 em: 2013-05-10 21:44:54 »
Talvez possuam terreno para trás ou algo assim, claro.

Ou então torneiras de ouro...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Johny

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 341
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #14 em: 2013-05-10 22:40:31 »
O nome da foto... :D

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #15 em: 2013-05-11 01:33:44 »
Acho que não percebi bem o esquema. Então a filha do MM contrai um empréstimo para compra do imóvel - que fica hipotecado -, depois vende-o a uma imobiliária, que também contrai um empréstimo e hipoteca a propriedade  (neste momento a filha do MM liquida a dívida ao banco). Agora a câmara expropria o prédio, liquida a hipoteca à imobiliária, e o ganho do esquema será a diferença entre o valor da hipoteca e o valor de mercado do imóvel, é isso?
Mas se for assim não era mais lógico ela ter ficado com o prédio e ser expropriada directamente, ganhando essa diferença entre o valor de expropriação e a hipoteca ? Não percebo o esquema de meterem aqui a imobiliária pelo meio. Era para não ser tão escandaloso ?

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #16 em: 2013-05-11 03:14:21 »
Tanto a hipoteca como ter a imobiliária pelo meio devem ser por razões formais.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

hermes

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2836
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #17 em: 2013-05-11 09:26:49 »
Acho que não percebi bem o esquema. Então a filha do MM contrai um empréstimo para compra do imóvel - que fica hipotecado -, depois vende-o a uma imobiliária, que também contrai um empréstimo e hipoteca a propriedade  (neste momento a filha do MM liquida a dívida ao banco). Agora a câmara expropria o prédio, liquida a hipoteca à imobiliária, e o ganho do esquema será a diferença entre o valor da hipoteca e o valor de mercado do imóvel, é isso?

Pelo segundo texto, o sujeito da imobiliária tb parece ter uma hipoteca conjunta com os antigos proprietários, pelo que tb já deve ter recebido o seu via essa mesma hipoteca.
"Everyone knows where we have been. Let's see where we are going." – Another

valves1

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1160
    • Ver Perfil
Re:Coincidências... ou não!
« Responder #18 em: 2013-05-11 11:20:46 »
Olhando para a fotagrafia custa a entender como e que aquele conjunto de imoveis em Braga pode servir de garantia a um emprestimo de 2,7 milhoes de euros, mas o que e facto e que a sua venda a imobiliaria deve ter sido suficiente para pagar a hipoteca  resta saber quanto e que ainda estava em divida.
interessante saber quais os valores da venda a imobiliaria e quanto e que esta recebera do dinheiro da expropriacao.
  informacao importante para perceber  os contrornos da marosca ...
"O poder só sobe a cabeça quando encontra o local vazio."

Happy_TheOne

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6653
  • I have a problem.I'm getting better at everything
    • Ver Perfil