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Autor Tópico: Cooperar em educação  (Lida 39127 vezes)

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #120 em: 2013-02-15 20:36:23 »
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No sistema Finlandês, os professores partilham um forte compromisso pessoal e profissional, para ajudar os alunos a terem sucesso. Eles avaliam os seus alunos continuamente, no sentido de os ajudar a assumir uma responsabilidade crescente na construção da sua própria aprendizagem. Os alunos trabalham em equipa e realizam projetos interdisciplinares.Uma característica especial do sistema finlandês é o "professor especial." Este é um professor especialmente treinado que é colocado na escola, e cujo papel é o de trabalhar com os professores da turma, a fim de identificar os alunos que precisam de ajuda extra. Posteriormente,  trabalha individualmente ou em pequenos grupos com esses alunos, apoia-os de forma a que consigam acompanhar o ritmo dos colegas da turma. (aqui)

Via Vox Nostra
wild and free

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #121 em: 2013-02-15 20:40:29 »
A matrix que tenho falado e que envolve duas turmas minhas está a fazer trabalho de grupo. é o trabalho de projecto que partilho com a professora de tic.
Se estiverem interessados posso falar-lhes das aulas e de como deixei de ter problemas de disciplina pondo todos os alunos a trabalhar.
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Incognitus

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Re:Cooperar em educação
« Responder #122 em: 2013-02-15 20:56:14 »
Também me parece que projectos em grupo com objectivos práticos que os alunos achem interessantes têm uma probabilidade muito maior de os cativar. Depois, partes do projecto podem ser optimizadas com conhecimentos teóricos, que os alunos estarão mais dispostos a absorver por necessitarem deles para problemas específicos ligados ao projecto.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

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Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #123 em: 2013-02-15 21:40:02 »
Matrix - Pílula - "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" Jo 8:32


Sim, o trabalho passa a prático . Mas depois têm de explicar os conteúdos teóricos aos colegas e para isso aprendem-nos. os colegas fazem um esforço para ouvir os colegas ( ninguém bule ao contrário do que acontece comigo) e até se ouvem as moscas. Depois aplicam um teste aos colegas e fazem a correcção.
Ficam completamente envolvidos e não há tempo para distrações.
Resolves o  problema da aprendizagem e do comportamento.
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vbm

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Re:Cooperar em educação
« Responder #124 em: 2013-02-22 23:00:12 »
Instruir, educar, referenciar a mediação da matrix
na vida de cada um, a sua inevitabilidade e
a possibilidade e o modo de a desviar,
libertando o espírito para
a inteligibilidade
do real

é o ideal da sabedoria
desde a antiguidade grega,
de Platão a Russell e Einstein;

e que talvez um dia se consiga
numa sociedade de homens livres,
mas a dependência física e biológica
do mundo que nos contém e sustém

tornará sempre finita e efémera
a compreensão alcançada
do mundo em que nos
foi dado ter existido.

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #125 em: 2013-02-27 20:10:55 »
O pensamento de António Nóvoa | Parte 1


Por via do MEM tornei-me uma professora reflexiva. Formei-me há 20 anos. Se há separação entre as Universidades e a escola a culpa é das Universidades que pensam que estão num patamar superior mas não estão. Se são o espelho dos professores que formam estão no mesmo nível ou quiça mais abaixo porque o virar de costas produz ignorancia nas elites.
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Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #126 em: 2013-03-12 19:21:24 »
[ Projeto Matrix ] "Rooftop sequence"


Foi limpinho!
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Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #127 em: 2013-03-23 13:22:23 »
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vbm

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Re:Cooperar em educação
« Responder #128 em: 2013-03-23 18:05:11 »
:))

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #129 em: 2013-03-23 21:05:22 »


Onde se arranjará um exemplar da revista?
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Re:Cooperar em educação
« Responder #130 em: 2013-03-26 00:21:35 »
http://olhardomiguel.wordpress.com/2013/03/18/os-influentes/

talvez seja isto que falo quando pergunto pela cultura escolar.
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Re:Cooperar em educação
« Responder #131 em: 2013-04-15 18:56:38 »
Não interessa a ninguém a cultura escolar?
Uma escola é um organismo vivo com cabeça e membros. Quando a cabeça está doente ou tem de gerir muitos membros todo o organismo se desintegra.
É o que acontece com os mega-agrupamentos.
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Incognitus

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Re:Cooperar em educação
« Responder #132 em: 2013-04-15 19:00:01 »
Também me parece que para a escola ser mais eficiente não seria necessário criar mega-agrupamentos, mesmo que se eliminassem as micro-escolas.
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Re:Cooperar em educação
« Responder #133 em: 2013-04-15 19:07:37 »
Também me parece que para a escola ser mais eficiente não seria necessário criar mega-agrupamentos, mesmo que se eliminassem as micro-escolas.
Escolas isoladas não vão a lado nenhum mas pequenos agrupamentos têm lugar e dão lições sobre gestão.
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vbm

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Re:Cooperar em educação
« Responder #134 em: 2013-04-15 20:30:59 »
Observações inconclusivas.

Grande ou pequeno,
o agrupamento prova valer
consoante a instrução prestada
aos alunos e o aproveitamento destes.

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #135 em: 2013-04-15 20:40:15 »
lógico. mas não em agrupamentos com culturas escolares dispares. aqui na terra fizeram um com 3 escolas muito diferentes. nada garante o sucesso. foi um agrupamento feito por razões geográficas. Completamente cego.
O que tem interesse é juntar agrupamentos com culturas escolres afins. e se for pequeno a gestão é de proximidade. Gestão muito superior á prestada por directores frios e distantes.
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vbm

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Re:Cooperar em educação
« Responder #136 em: 2013-04-15 21:06:41 »
Concordo que o sentimento é importante na educação e na instrução.

Muitos, no passado, aprendiam as primeiras letras em casa, na família,
só tarde ingressavam numa aprendizagem colectiva. Sempre a família
será importante na educação de base, basta notar que a educação
dos sentidos se opera no seu seio, até que a criança chegue
ao que se chama a «idade da razão»,
os sentidos já educados!

Mas, a família não é suficiente estímulo para
a formação e completa instrução de cidadãos.

A sociedade e os estabelecimentos de ensino,
pequenos, médios e grandes são indispensáveis.

Considerarei sempre devermos ser exigentes com os professores.
E sempre os hei-de respeitar como os primcipais responsáveis
dum bom ou mau aproveitamento escolar dos alunos.

E foi um desastre corporativista, o ministério da educação
ter sido dominado por sindicatos medíocres, corporativos, de professores.

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #137 em: 2013-04-15 21:16:45 »
os sindicatos puseram-se de acordo com a avaliação de desempenho que foi uma batalha ganha. Agora têm de por-se de acordo quanto ao despedimento de professores e corte de salários.
mas a cultura escolar é que quero discutir. Um mega-agrupamento que se faz por razões geográficas está condenada ao fracasso. Uma cultura escolar passa pelo reconhecimento dos seus pares em situação de aceitação do seu trabalho e da sua pessoa como individualidade. passa por teres colegas mais velhos com carisma a apoiar colegas mais frágeis. Passa pelo respeito do teu trabalho dentro da instituição.
Ora numa agrupamento enorme existe impessoalidade nas relações pessoais. Os alunos então são meros números que não se conhecem.A frieza numa instituição destas é aflitiva. O reconhecimento pelos pares é imprescendivel á nossa auto-estima e envolvimento com a escola.
« Última modificação: 2013-04-15 21:19:49 por smog »
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Re:Cooperar em educação
« Responder #138 em: 2013-04-15 23:08:14 »
Há formas, modificadas, de atrair o entusiasmo dos alunos
aos valores que um agrupamento de escolas de maior dimensão
defenda em termos de beneficiar os seus próprios alunos.

Por exemplo, quando eu andava no ensino de liceu no Porto,
os alunos tinham orgulho no sua própria escola:

o Liceu Alexandre Herculano,
o Colégio Almeida Garrett,
o Liceu Carolina Michaëls
o Liceu D. Manuel II

Nem todos os docentes tinham o mesmo valor,
mas havia-os de grande qualidade,
verdadeiros mestres,
reconhecidos,
estimados.

Não havia frieza nenhuma,
mas gosto e prazer
nas aulas dos bons professores,
mesmo com turmas a chegar aos trinta alunos.

Portanto, por esta experiência,
que testemunho, concluo
que se ela não se replica
é, simplesmente,

por inépcia dos professores.

Smog

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Re:Cooperar em educação
« Responder #139 em: 2013-04-16 18:17:16 »
Como aluno tens uma visão exterior do mundo dos professores. Não podes saber o que se passa dentro da classe numa escola. Eu falo da cultura escolar como o conjunto de relações interpessoais que se establecem entre professores. Tu não podes saber o que isso é. Só ves o lado dos alunos.
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