Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Kin2010

Páginas: [1] 2 3 ... 201
1
A nova carteira está com vantagem.

Sesur9m:     +9.8%
IndCart:       +7.5%
Psi20:           -2.8%
Eurostoxx:  +11.4%


2
Desde que comecei a usar o sistema, há muitos anos, tem sido positiva. Tenho isso em Excel, depois vou postar aqui.

3
Aqui mostro o conjunto de empresas apuradas para a fase final. Estas são um conjunto de 28 empresas que foram apuradas de entre as 42 das quais tirei os dados dos 9 meses. Relembro que o conjunto mais alargado tem neste momento 207 empresas. Destas faço uma triagem baseado nos crescimentos das vendas e ficam as 42. Depois com a leitura detalhada dos reports ficam as 28 que estão nesta tabela.

Dessas 28, as 12 que escolhi para a carteira estão a verde vivo.

4
A alteração principal que fiz no sistema foi uma forma mais flexível de gerir as Red Flags, lendo os reports das empresas com mais atenção, em vez de aplicar cegamente certos critérios numéricos. Por exemplo:

Uma red flag que eu tinha era a Equity a descer 2 anos seguidos. Mas agora li os reports com atenção e vi que, em vários desses casos, a Equity desceu porque houve share buy backs ou dividendos extraordinários. Nesses casos não devo rejeitar a empresa.

Outra era as vendas nos 9 meses a descerem ou a crescerem pouco. Mas algumas empresas da área dos materiais para a saúde tiveram descidas dessas porque antes tinham tido anos super-bons com o Covid e esse negócio foi-se quase todo. Descontando esse efeito, várias destas empresas tiveram crescimentos bons.

Outra era o rácio Debt/Equity a subir bastante. Mas em algumas empresas vê-se que isso não traz problemas, são empresas super-sólidas que subiram a dívida devido a uma aquisição de monta.

Noutros casos é ao contrário, a leitura do report permite rejeitar uma empresa que não seria rejeitada só pelos critérios numéricos.

Assim, depois de fazer esta leitura mais aprofundada, que me custou mais umas 18 horas para 42 empresas (as apuradas para a fase anterior à fase final) fiquei com um conjunto de rejeições muito diferente do que se não tivesse feito essa leitura.

5
Finalmente, fiz hoje a rotação da carteira. Modifiquei consideravelmente o sistema, sobretudo passando a analisar em mais pormenor as empresas apuradas para a última fase (depois darei detalhes).

Vendidas: EDPR, Eurofins, Qiagen, Puma, Carl Zeiss Meditech, Sartorius, Melexis.

Compradas: Ibersol, Veolia, Ipsen, Elia, CTS Eventim, Rational, Bechtle.

Mantidas: Jerónimo Martins, Hermes, LVMH, Teleperformance, ST Microelectronics.

Nova carteira:

Jerónimo Martins
Ibersol
Bechtle
CTS Eventim
Rational
Hermes
LVMH
Ipsen
Teleperformance
ST Microelectronics
Veolia
Elia


6
Comunidade de Traders / Re: Queda da Europa
« em: 2023-10-04 19:59:07 »
Têm sido menos socialistas do que os europeus porque há uma decadência relativa em relação à América.
Este artigo do WSJ apresenta os números e é mais um abre-olhos
https://www.wsj.com/articles/europeans-poorer-inflation-economy-255eb629

O que os EUA têm tido é crescimentos do PIB superiores à Europa. O que talvez seja favorecido por terem a moeda de referência e assim poderem endividar-se de forma gigantesca com o mundo todo a continuar a aceitar emprestar-lhes.

Mas a qualidade de vida, os apoios sociais, a regulação ambiental e de segurança, e os sistemas de saúde, são muito melhores na Europa.

7
Desvantagem agravou-se muito para -15.3%.

Sesur9m:    -11.3%
IndCart:       +4.0%
Psi20 :         +1.5%

A carteira piora quando aparecem receios no campo da inflacção e taxas de juro. Estas empresas tenderão a subir bastante se a inflacção for finalmente sufocada.

Eu deveria estudar mais as bases de dados enormes para tentar aperfeiçoar o sistema e voltar às boas performances anteriores. Mas neste momento não tenho tempo para isso. Por isso, já para 10-11 vou fazer uma rotação da carteira usando o mesmo sistema.

8
Desvantagem da carteira reduziu-se para -6.6%.

Sesur9m:     +3.0%
IndCart:       +9.6%
Psi20:          +4.4%

Parece-me que esta carteira tende a recuperar em relação aos índices quando há notícias positivas sobre a descida da inflacção. As más performances desta e da anterior carteira aconteceram no período em que a inflacção aumentou.


9
A desvantagem reduziu-se para -7.5%.

Sesu9m:    +3.4%
IndCart:   +10.9%
Psi20:        +5.8%

10
A desvantagem da carteira aumentou muito para -9.7%. Na verdade é um pouco menos mau devido aos dividendos recebidos.

Sesur9m:   -1.0%
IndCart:    +8.7%
Psi20:       +3.7%


11
Em devido altura eu avisei aqui alguns foristas para terem cuidado a lançarem-se no mercado do arrendamento local (na altura em que os emprestimos ainda eram baratos e os impostos do AL eram baixos).
Então o estado vai taxar mais o AL para subsidiar as rendas acessiveis e pagamentos de rendas em atraso de inquilinos, porque o estado não tem dinheiro para nada.
E isenção de taxação de irs das rendas de quem passar de AL para arrendamento normal (menos rentável) apenas será até 2030... ou então ate este ou outro governo decidir mudar tudo novamente...  ;)
Hoje é o dia da nacionalização do mercado de arrendamento, visto que agora é o estado a regular os aumentos, e para já estão limitados a 2% ao ano... mesmo que a inflação seja superior :)
E ficar a espera até que o estado pague o que os inquilinos não pagam... estado esse que é o mesmo que ignorou o meu pedido de reinvestimento de mais valias quando troquei de casa, e depois ainda me ameaçaram penhorar a casa, se não pagasse o que não devia porque o estado estava a considerar que o emprestimo que fiz para pagar o IMT era um emprestimo para compra de casa...

Resumindo... 16/02/2023... o dia em que o mercado de arrendamento foi definitivamente... nacionaliz... regulado  ;D

Que crlho, já viste. Estámos num país de loucos. Vão acabar por fechar muitos AL. Lá se vão os empregos todos associados desde a empregada de limpeza, lavandarias, o "faz tudo", estes tipos estão loucos.

O pior é que eu vejo muita  gente a viver disto, não é só investimentos, existe pessoas a viver mesmo disto era o traalho para a vida.

Eu sou um dos muitos lesados tanto no arrendamento como num investimento de AL que estava a fazer, era apra começar para o próximo ano. Morree antes de nascer, nem sei  o que vou fazer... ora FDX

Mas não pediste já a licenca de AL? Se pediste e ta concederam já ninguém ta tira até 2030 pelo menos.

No meu caso tenho 2 ALs, na Expo e no Areeiro. O do Areeiro só comecou a operar de facto em incício de 2022. Mas eu tinha comprado o apartamento em Dez 2018. Pedi a licenca de AL imediatamente a seguir à compra, e deram-ma. Depois, estive 3 anos sem abrir porque estive a estudar um plano para obter um benefício fiscal da CML, que não deu em nada, depois fiz obras que se atrasaram com a pandemia, depois mobilei. Demorei 3 anos a comecar, mas a licenca de AL já a tinha desde Jan 2019.

Não tenho ainda nem entrada do processo porque sabia de antemão que era um processo rápido e na verdade até conheco pessoas na câmara. E apesar de não ir pedir favores não havia motivos para haver atrasos.

Tenho a casa mesmo pronta falta carpintaria que já está a pintar, montar a carpintaria e corrimões na moradia do lado exterior que tb já está adjudicado.

O último passo era mobilar e pedir a licença AL .

Mas se não der para ter AL tb não vai para longo prazo, esta casa está inserida numa mini quinta, pelo que, terei que dar a volta de uma forma ou outra.

Em última análise vai ser como era o Algarve antigamente, tudo ao negro, gosto de ter tudo legal, mas vai ficar tipo semi legal vai passar a ser uma quinta de eventos com dormida.

Infelizmente temos um governo que não se pode confiar altera as regras do jogo assim de um momento para o outro. Temos um governo que gosta de nivelar por baixo em vez de querer nivelar por cima.

Podes ter boas hipóteses de avançar com o teu AL. A Câmara do Porto reabriu os registos de AL para zonas que não sejam de contenção. Pode ser que outras câmaras façam o mesmo.


A Assembleia Municipal do Porto aprovou a 27 abril 2023, por maioria, o novo regulamento municipal do Alojamento Local (AL), que entrou em vigor ontem (4 de maio) e que passa a diferenciar áreas de crescimento sustentável e áreas de contenção mediante a "pressão" de cada freguesia, tendo por base o número de fogos disponíveis para habitação permanente ou arrendamento de longa duração e os estabelecimentos disponíveis para AL.

Â

Â

ATENÇÃO: Com a entrada em vigor do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local termina a medida de suspensão de novos alojamentos em Cedofeita e Bonfim, que vigorava desde outubro do ano passado (e havia sido prorrogada em março).

Nos próximos dias já deve ser possível fazer novos registos nestas áreas no Balcão do Empreendedor. A informação que temos é que a abertura dos registos no Bonfim deve ser imediata e que na Cedofeita, poderá levar alguns dias. Mais informação aqui

Â

Â

O QUE MUDA NO PORTO?

Â

Â

Conforme a classificação da zona, o processo para novos registos seguirá caminhos diferentes.

Passam a existir "dois sistemas" para a aprovação de novos registos:

Â

um para as zonas de crescimento sustentável, através do 'site' da Agência para a Modernização Administrativa/ Balcão do Empreendedor como acontecia antes da suspensão sendo a regra no resto do país, fora das zonas de contenção 
e outro para as zonas de contenção, em que os interessados vão ter de fazer o registo junto do Gabinete do Munícipe "numa área própria" e com "regras diferentes" criada pelo município
Â

Assim, quem quiser registar uma nova atividade de Alojamento Local nas áreas de crescimento sustentável deverá fazê-lo através da Agência para a Modernização Administrativa, que tem um prazo de dez dias para a atribuição da licença. Mais informação aqui

Â

Já os pedidos de registo para alojamentos localizados nas áreas de contenção passam a ser feitos através do Gabinete do Munícipe. Neste caso, é necessário analisar se este pedido cabe nas exceções previstas e o prazo de resposta poderá ir aos 60 dias.

Mais informações aqui

Â

Â

Â

ÁREAS DE CONTENÇÃO DO PORTO

Â

Os territórios que apresentem um rácio de pressão igual ou superior a 15% são considerados "áreas de contenção", enquanto os territórios com um rácio de pressão inferior a 15% são considerados "áreas de crescimento sustentável".

Â

O regulamento determina, por isso, como áreas de contenção as freguesias da Vitória (onde o rácio é de 60,5%), São Nicolau (48,3%), Sé (44,1%), Santo Ildefonso (38,3%) e Miragaia (21,8%).

Â

ATENÇÃO: Relembramos que conforme a legislação nacional (Regime Jurídico da Exploração dos Estabelecimentos de Alojamento Local), os alojamentos inseridos nas áreas de contenção nas modalidades moradias e apartamentos, vigora a intransmissibilidade do registo de AL, exceto no caso de sucessão pelo falecimento do primitivo titular do imóvel. No entanto, o Regulamento do Porto criou algumas exceções onde autoriza a transferência da titularidade. A nota nova é que estes pedidos devem ser feitos pelo Portal do Munícipe em formulários disponibilizados para o efeito.

Â

Â

EXCEÇÕES NAS ÁREAS DE CONTENÇÃO:

Â

Nestas zonas, será, excecionalmente, permitida a instalação de novos alojamentos locais apenas se:

Implicarem operações urbanísticas relativas a novos edifícios ou a edifícios objeto de obras de conservação que o município "considere de especial interesse para a cidade".
Â

O regulamento determina também como exceção as operações urbanísticas que "promovam o comércio de rua", através da afetação de unidades independentes que ocupem, no mínimo, 60% do piso térreo dos edifícios, "sendo 20% da área restante afeta a habitação acessível por um prazo não inferior a 25 anos".
Â

Entre as exceções, o regulamento destaca ainda os pedidos que visem ocupar a totalidade ou parte de edifícios totalmente devolutos há mais de três anos.
Â

ATENÇÃO:  Alertamos também para o facto que segundo a legislação nacional  (Artigo 15º A - Áreas de Contenção do Regime Jurídico da Exploração dos Estabelecimentos de Alojamento Local) nestas zonas, o mesmo proprietário apenas pode explorar um máximo de sete estabelecimentos de alojamento local.

Â

Â

ÁREAS DE CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO PORTO

Â

Face ao exposto no Regulamento, territórios com rácio de pressão inferior a 15% são considerados "áreas de crescimento sustentável".

No centro histórico do Porto, só a zona da antiga freguesia de Cedofeita é considerada "área de crescimento sustentável" no regulamento. Nesta freguesia, o rácio entre o número de AL e fogos de habitação permanente ou arrendamento de longa duração é de 9,8%.

Â

As "áreas de crescimento sustentável" incluem também as freguesias de Aldoar (0,3%), Bonfim (8,1%), Campanhã (1%), Foz do Douro (2,6%), Lordelo do Ouro (1,1%), Massarelos (7,1%), Paranhos (1%), Nevogilde (1%) e Ramalde (0,6%).

Â

Â

ALTERAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES: MONITORIZAÇÃO DO RÁCIO DE PRESSÃO

Â

De acordo com o Regulamento Municipal, as classificações podem ser alteradas “em função da monitorização do rácio de pressão” e será, também, “definido um limite máximo para a atribuição de novos registos em cada área de crescimento sustentável “de forma a assegurar o equilíbrio entre esta modalidade de alojamento e os imóveis/frações disponíveis para outros fins como habitação permanente ou para arrendamento de longa duração, comércio e serviços”.


12
A carteira segue com desvantagem de 2.6%.

Sesur9m:     +7.8%
IndCart:     +10.4%
Psi20:          +7.4%
Eurostoxx:  +12.8%



13
Mas prevê-se que, devido aos avanços muito recentes na tecnologia de baterias, que as tornarão mais leves para a mesma energia armazenada, os aviões eléctricos poderão desenvolver-se e não serão só aviões pequenos. E isto para breve.

14
A vantagem vai agora em +2%, melhorou com as recentes quedas do mercado. Isto sugere que esta carteira não tem um beta elevado.

Sesur9m:     +5.2%
IndCart:       +3.2%
Psi20:           -0.3%
Eurostoxx:    +5.1%


15
Comunidade de Traders / Re: Rússia - Tópico principal
« em: 2023-02-28 18:15:45 »
para vencer tem de perder

se ganhar perdeu!


russia do czar tinha fronteira protegida pelos ucranianos...deram uma coca na planice aos franceses do napoliao

foi la nasceu operacoes militares especiais!

Na Batalha de Maloyaroslavets, os franceses tentaram chegar a Kaluga, onde poderiam encontrar alimentos para os homens e para os animais. Mas o exército russo, bem alimentado, bloqueou a estrada, e Napoleão foi forçado a recuar pelo mesmo caminho de onde tinham vindo desde Moscovo, através das áreas fortemente devastadas ao longo da estrada de Smolensk. Nas semanas seguintes, o grande armée sofreu golpes catastróficos como o início do Inverno Russo, a falta de suprimentos e constantes ataques de camponeses russos e tropas irregulares. Quando as restantes tropas do exército de Napoleão atravessaram o rio Berezina em novembro, já só restavam 27 mil soldados; o grande armée tinha perdido 380 mil homens e 100 mil tinham sido feitos prisioneiros.[9] Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para proteger a sua posição como Imperador

perder na ucrania parece ser coisa banal 


Para um projeto dessas dimensões, em 1810 Napoleão começou a preparar uma tropa à altura. A grande armée (grande exército, em francês) reunia mais de meio milhão de homens. Eram 610 mil combatentes, levando 1 420 canhões. Ao todo, mais de 680 mil, se contarmos as tropas reservas. Esse gigantesco exército, além de franceses, era formado por gente do Reino da Prússia, Áustria, Baviera, Saxônia, Itália, Nápoles, Polônia, Espanha e Croácia.

  basicamente perderem contra cossacos das estepes  faziam guerrinha com cavalos e terra queimada, e embuscadas
exercito russo basicamente deu sempre sola ate cidades russas


Mas o exército russo deu muita luta, principalmente na batalha de Borodino, que foi extremamente mortífera para os dois lados e que se pode considerar um empate.


16
Mas ainda andam com esta do ódio de estimação ao Ulissses Pereira. Caramba, o homem fez-vos algum mal? Sempre o considerei muito gentil e não acredito que seja desonesto.

17
A vantagem, que chegou a estar em +6% há duas semanas atrás, desapareceu.

Sesur9m:      +8.5%
IndCart:        +8.3%
Psi20:           +3.3%


18
A vantagem diminuiu para +1.5%.

Sesr9m:      +10.7%
IndCart:        +9.2%
Psi20:           +4.9%

19
Com subidas fortes nos últimos dias, sobretudo hoje, a carteira passou a ter uma vantagem de +4.3%.

Sesr9m:      +12.8%
IndCart:        +8.5%
Psi20:           +3.8%
Eurostoxx:    +9.7%

Cai mais, sobe mais?

Estás a sugerir que a minha carteira tem beta elevado? É possível que tenha. No entanto, no passado, com este sistema, a maioria das carteiras não tinha beta elevado, e tendia a bater o mercado quer com o mercado em alta quer com o mercado em baixa.


20
Em devido altura eu avisei aqui alguns foristas para terem cuidado a lançarem-se no mercado do arrendamento local (na altura em que os emprestimos ainda eram baratos e os impostos do AL eram baixos).
Então o estado vai taxar mais o AL para subsidiar as rendas acessiveis e pagamentos de rendas em atraso de inquilinos, porque o estado não tem dinheiro para nada.
E isenção de taxação de irs das rendas de quem passar de AL para arrendamento normal (menos rentável) apenas será até 2030... ou então ate este ou outro governo decidir mudar tudo novamente...  ;)
Hoje é o dia da nacionalização do mercado de arrendamento, visto que agora é o estado a regular os aumentos, e para já estão limitados a 2% ao ano... mesmo que a inflação seja superior :)
E ficar a espera até que o estado pague o que os inquilinos não pagam... estado esse que é o mesmo que ignorou o meu pedido de reinvestimento de mais valias quando troquei de casa, e depois ainda me ameaçaram penhorar a casa, se não pagasse o que não devia porque o estado estava a considerar que o emprestimo que fiz para pagar o IMT era um emprestimo para compra de casa...

Resumindo... 16/02/2023... o dia em que o mercado de arrendamento foi definitivamente... nacionaliz... regulado  ;D

Que crlho, já viste. Estámos num país de loucos. Vão acabar por fechar muitos AL. Lá se vão os empregos todos associados desde a empregada de limpeza, lavandarias, o "faz tudo", estes tipos estão loucos.

O pior é que eu vejo muita  gente a viver disto, não é só investimentos, existe pessoas a viver mesmo disto era o traalho para a vida.

Eu sou um dos muitos lesados tanto no arrendamento como num investimento de AL que estava a fazer, era apra começar para o próximo ano. Morree antes de nascer, nem sei  o que vou fazer... ora FDX

Mas não pediste já a licenca de AL? Se pediste e ta concederam já ninguém ta tira até 2030 pelo menos.

No meu caso tenho 2 ALs, na Expo e no Areeiro. O do Areeiro só comecou a operar de facto em incício de 2022. Mas eu tinha comprado o apartamento em Dez 2018. Pedi a licenca de AL imediatamente a seguir à compra, e deram-ma. Depois, estive 3 anos sem abrir porque estive a estudar um plano para obter um benefício fiscal da CML, que não deu em nada, depois fiz obras que se atrasaram com a pandemia, depois mobilei. Demorei 3 anos a comecar, mas a licenca de AL já a tinha desde Jan 2019.


Páginas: [1] 2 3 ... 201