Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Zenith

Páginas: [1] 2 3 ... 263
1
Off-Topic / Re: Music
« em: 2024-01-13 21:01:45 »
A bela voz de Nana Mouskouni

https://www.youtube.com/watch?v=dH3kV_FivRI

3
Off-Topic / Re: Educação - Tópico principal
« em: 2024-01-07 00:42:27 »
"o desaparecimento de letras maiúsculas "

Quando tenho de escrever em inglês ,quase sempre escrevo "i" em vez de "I". Sou muito modesto não gosto de usar letras excessivamente grandes para me referir à minha pessoa ;D

4
Tal como na segunda guerra mundial aquando do holocausto as pessoas sabem que a população civil da Palestina está a ser aniquilada. Protestos e manifestações nada podem contra o genocídio aceite pelos governos. A ONU é impotente perante o veto dos usa (sem usa a ONU não tem financiamento) o que está a determinar o fim de um povo.
Quando Herodes ordenou o assassínio do primogénito José e Maria fugiram para o Egipto mas desta vez a fronteira está fechada e as famílias morrem inteiras.
Hamas é tão culpado como governo judeu.
Mudam os tempos e as etnias mas o desejo de exterminar o oponente para arrabanhar recursos é igual desde a pré história. É esta a evolução que temos? Extermínio para ganhar recursos com cumplicidade hipócrita do mundo que se acobarda face ao poder económico e militar de um país que se diz defender a democracia e o modo ocidental de vida.
Vamos acabar todos na idade das trevas...

Na verdade tem alguma semelehança com o pre-holocausto. O desejo de Israel é que os Palestinianos emigrem todos. Hitler também queria que os judeus saíssem todos da Alemanha e só depois de ver que ainda havia muitos é que enveredou pela "solução final".
O problema é na Alemanha os judeus eram apenas uns 500.000 ( o grosso do holocausto é de judeus polcaos e ucranianos), enquanto os Palestinianos já são mais de 7 milhões (mais de 5 milhões em Gaza e Cisjordânia e 2 milhões (classificados como árabes e não palaestinianos dentro de Israel). Nos territórios do esatado palestiniano apesar de bombardeamentos e todo o tipo de coacção a população passou de menos de 2 milhões em 1990 a mais de 5 milhões atualmente.
Nenhum estado árabe quer os palestinianos. Quando a seguir à guerra de 67 foram para a Jordânia, passado pouco tempo já eram um estado dentro do estado e queriam derrubar a monarquia Jordana; depois com intervenção da Síria foram para o Líbano e começaram guerra com cristãos Maronitas o que levou à destruição da "Suiça do médio oriente"; mesmo com números muito menores causaram problemas no Egipto e na Tunísia.
Neste momento creio que todos os países tem medo de os acolherem já que contrariamente aos anos 70 quando conflitos ainda eram seculares agora juntaram a componente religiosa.
Os Palestinianos são de facto oprimidos, mas era altura de usar mais sabedoria porque os os números estão a favor deles.

Os Judeus com números em desfazor, se calhar deviam pensar em acabar o ciclo do sionismo e iniciar um novo ciclo do Sefaradismo. Com a taxa de natalidade quer em Portugal quer em Espanha está abaixo do limiar de reposição, pessoas com nível de educação tão elevados até seriam bem vindos  ;D

Relativamente ao caminho para extremismo religioso, fica um vídeo dos anos 50 ou 60 com o presidente egípcio Nasser a gozar com as revindicações dos "irmãos muçulmanos". Agora já não dá vontade de rir.

https://www.youtube.com/watch?v=F8h7oQwMwq4&t=24s


5
Comunidade de Traders / Re: Hong Kong - Deep Value
« em: 2023-10-14 22:51:09 »
Quem anda interessado em comprar ações a valorizações inacreditáveis, tem que considerar o mercado de Hong Kong.

Devido a muitos fatores diferentes, nomeadamente a atual e fortíssima propaganda anti-China propalada pelos EUA, bem como tendências que favorecem o investimento passivo, o mercado de Hong Kong contém empresas a valorizações absurdamente baixas. Isto é verdade para o mercado em geral e para empresas de grande dimensão, mas é ainda mais verdade para smallcaps.

No geral, as MESMAS empresas que cotam simultaneamente em Shanghai e Hong Kong, estão 45% mais caras em Shanghai. Isto desde logo dá uma idea do que mais se vai encontrar.

E depois, para pequenas empresas, é relativamente fácil encontrar empresas simultaneamente:
* Lucrativas;
* A transacionarem por uma fração do cash líquido de dívida (including leases) + investimentos;
* Com Price/Earnings abaixo de 10;
* Com dividend yields de 5%-13% -- e onde estas empresas já pagam dividendos há 10-20 anos
* E onde muitas vezes a atividade (e lucros) vão mecanicamente crescer ainda mais pois ainda se está a recuperar do COVID.

É totalmente incrível e não tem paralelo em lugar algum.

Para valorizações um pouco mais elevadas, qualidade (das empresas) um pouco mais baixas e yields mais baixos, podem considerar-se pequenas empresas no Japão ou Coreia do Sul. Mas já não é bem a mesma coisa.

e o que achas da transparência do mercado de hong Kong  ? não será inversamente proporcional ?

Depende, o risco deverá ser menor em empresas que já pagam dividendos há muitos anos.

Em termos de reporting, uma surpresa é que todas as firmas o possuem em inglês.

Passaste pela YUe YUen (0551.HK)?
É fabricante de sapatos desportivos, que atua como fabicrante para outras marcas e também no retalho. Desceram muito no periodo da pandemia. Em 2022 recuperaram e já ficaram perto dos níveis de 2018 e 19. Neste momento com PER de cerca de 9 e dividendos (não pagou em 2021) perto dos 10%. Se olhaste para ela, qual a tua opinião?

6
Tive um sogro, médico e abstémio, que perto dos oitenta
foi ao médico, que lhe prescreveu passar a beber
um copo de vinho às refeições. -:)


Há quem advogue que a invenção das bebidas fermentadas foi uma medida higiénica consequência das elevadas densidades populacionais que começaram a surgir com a revolução agrícola e consequente sedentarização. Os primeiros assentamentos agrícolos resultaram numa explosão das densidades populacionais nalgumas áreas e consequentemente poluição das fontes de água tornando o seu consumo perigoso para a saúde. Na idade média, na Europa, onde ainda havia muitas zonas pantanosas, o consumo de vinho ou a transformação de água em cerveja através do processo de fermentação fez que essas bebidas fossem muito mais saudáveis do que água em muitas zonas, apesar de conterem o subproduto da fermentação que é o alcool.
Creio que foi isso que levou Pasteur (o microbiologista Francês) a dizer que "o vinho é a mais sã das bebidas".

No caso do alcool há uma conclusão interessante e engraçada. Os índios no continente americano e aborígenes na Austrália são frequentemente apresentados como alcoólicos. Uma interpretação é de que ao longo dos 10 ou 12 mil anos de era agrícola e bedidas fermentadas, a genética das populações do velho mundo tornou-se mais tolerante ao consumo de alcool, ao passo que agriculturização e densidades popopulacionais na América e Austrália permaneceram a um nível muito mais baixo não havendo tanta pressão para desenvolvimento dessas bebidas. Consequentemente a genética não evoluiu no sentido de resistência ao alcool e os niveis de embriaguez observados por vezes nessas populações não significa que eles ingerem enormes quantidades de alcool, mas como tem muito menos resistência que nós,  rapidamente ficam bêbedos mesmo com um consumo bastante moderado.

7
Política e Economia Política / Re: Biden vs Trump
« em: 2023-08-27 13:44:06 »
O filho do Biden lá pela Ucrânia
irá ser problema? Que hipótese
tem Biden para um novo mandato?



Nunca se sabe qual será o resultado das eleições:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nationwide_opinion_polling_for_the_2024_United_States_presidential_election

Depende de vários factores - económicos, por ex.   ::)
Fiquei surpreendido com as sondagens, pelo facto da K. Harris ter menos chances no confronto com republicanos que o Biden. Nas eleições anteriores ela tinha uma imagem bastante positiva e até se entendia que o J. Biden era o presidente de transição destinado a preparar a eleição de K. Harris. Afinal parece que J. Biden tomou gosto com o poder e vai recandidatar-se e a K. Harris tounou-se invisível e consequentemente esquecida.

8
Comunidade de Traders / Re: Lojas para habitação
« em: 2023-08-09 15:05:43 »
O acesso à habitação é um direito inalienável do povo!!   :)

Artigo 65 da constuição
Citar
1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.

Não sei porque é que os sem abrigo não processam o estado ou então o PR. Este fez um juramento sibre cumprimento da constituição:
Citar
Juro por minha honra desempenhar fielmente as funções em que fico investido e defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.

9
Off-Topic / Re: Futebol e outros desportos
« em: 2023-08-01 11:39:32 »
Portugal esteve no mundial de futebol feminino e terminou a participação hoje em 3º lugar.
A selecçãol calhou no grupo que incluía os finalistas do último mundial (USA e Países Baixos) mais Vietnam. A expectativa era de que Portugal lutasse pelo 3º lugar com o Vietnam e evitasse ser goleado pelas duas potências do futebol feminino. Cumpriu o objectivo de ganhar ao Vietnam, lutou bem contra países Baixos, onde foi derrotado pela margem mínima e chegou ao último jogo com possibilidade de se apurar. No último jogo, empatou com os USA, a superpotência do futebol feminino vencedora metade (4) dos mundiais realizados, e que chegou a este último jogo sem apuramento garantido por isso devem ter entrado com a melhor equipa não facilitando em nada. Portugal jogou de igual para igual com os USA neste último jogo e pode-se considerar uma excelente estreia num mundial tendo em conta o grupo onde ficou.

10
Off-Topic / Re: Educação - Tópico principal
« em: 2023-07-11 13:01:43 »
O objectivo de uma greve é sempre prejudicar alguém (patrão, estado comunidade, ...)  para reivindicações serem atendidas.

11
Off-Topic / Re: O Tópico Sonoro
« em: 2023-07-10 18:53:37 »
Saia da Carolina, versão moderna. A carolina vem de fato e punho cerrado  ;D

https://www.youtube.com/watch?v=-04QKx5rc5o

14
A minha experiência do "Portugaliza"
é p'raí quando tinha 8 ou 9 anos
e fui a Vigo, atravessei
a fronteira, falei
com miúdos
da minha
idade,
semivestidos
e para meu espanto
descobri que sabia falar espanhol! -:))


Um sobredotado para línguas  :D

15
Off-Topic / Re: O Tópico Sonoro
« em: 2023-05-19 20:56:03 »
Uma descoberta musical completamente inesperada

https://www.youtube.com/watch?v=ykeDmMAnGqA

16
O conde D. Henrique foi o líder de um grupo de cavaleiros, monges e clérigos de origem francesa que exerceram uma grande influência na Península Ibérica e impulsionaram muitas reformas e a implementação de instituições transpirenaicas, como o costumes cluniacenses e o rito romano. Essas pessoas ocuparam postos eclesiásticos e políticos relevantes, o que provocou uma forte oposição durante os últimos anos do reinado de Afonso VI


franceses com leoneses deram um  reino portugal!


bandeira de portugal secalhar era destes !


Afonso VI de Leão e Castela o Bravo (1037[2][a][3]–1 de julho de 1109) foi, até à sua morte, rei de Leão desde 27 de dezembro de 1065,[4] rei de Castela desde 6 de outubro de 1072, rei da Galiza desde 1073, intitulado Imperator totius Hispaniæ (imperador de toda Hispânia) desde 1077 e rei de Toledo desde 1085.


tinha titulo imperador  e montes titulos de rei...


deu titulo de rei portugal ao afonso enriques filho dos borgonha

Afonso VI já tinha já tinha morrido hà quase 40 anos, quando foi assinado o tratado de Zamora. O primo de Afonso Henriques era o filho desse Afonos VII.
O pai é que depois de ganhar batalhas contra principes Cristão e muçulmanos chegou a intitular-se "Imperador de Todas as Espanhas", sem que tal tivesse o mínimo significado já que até o Afonso Henriques chegou a autoproclamar-se imperador na outorga de alguns forais
"Ego rex Ildefonsus Henrici comitis filius, Ildefonsi imperatoris Spanie nepos, Portucalense imperium obtinens, facio cartam de foro. "
E como ele fizeram alguns reis de Navarra, duques da Galiza e sei lá mais quem.

17
nascoes nascem da guerra e da paz...

e bandeira da cruz azul era do primo espanhol....


nem sabe qual 1 bandeira portuguesa...

apenas sabem bandeira da familia dos afonsos....  era cruz azul no fundo branco!

mais parece bandeira cruzados.....


o que se SABE  e 5 DE OUTUBRO DE 1143: NÃO À VASSALAGEM a castela


isto e nascimento de uma nacao! deixar ser vassala da outra
D. Afonso Henriques sempre recusou prestar vassalagem ao primo, proclamado imperador de Leão e Castela, mantendo sempre um rumo firme de encontro a uma solução que lhe garantisse a almejada autonomia.



    5 outobro e data da autonomia da nacao!

autonomia   e mesma coisa de nascer um pais...


Só que o acordo obrigou D. Afonso Henriques a mais uma habilidade diplomática. É que muito embora Afonso VII de Leão e Castela reconhecesse o título de rei ao seu primo, também ficava claro que Afonso Henriques reconhecia aquele como Imperador das Espanhas e, como tal, seu suberano.

Aliás, Afonso VII cedeu-lhe a fortaleza de Astorga, vínculo claro da vassalidade devida. O rei português acaba por dar a volta ao texto, fazendo-se vassalo de São Pedro, ou da Santa Sé, vai dar ao mesmo, a quem passa a pagar um tributo anual de quatro onças em ouro, prometendo ainda defender a cristandade dos infiéis.


   ficou ser vassalo do vaticano ate hoje....em dia



  era rei VS um imperador....

um reino VS um imperio

Já estás a inventar outra vez.
O primeiro a usar o titulo de de rey (e não imperador) de todas as Espanhas foi Carlos V (que já era imperador do sacro império Germânico). As Espanhas já incluiam a Nova Espanha situada no Mexico.
Em 1143 havia os reinos cristãos de Portugal , Castilha-Leão (até 1157 depois iam separar-se até 1230),  Navarra, Aragão e o condado da Catalunha (Aragão e Catalunha ficaram unidos passados uns anos). Depois a outra metade da península estava dominada pelos Mouros. Seria necessário muita lata ou muita gargante para se proclamar imperador de todas as Espanhas naquelas circunstâncias!!!
A bandeira do reino de Leão tinha precisamente um leão como motivo central. A de Castilha era  um Castelo.
A cruz azul deve ser adaptação da dos templários,  que também perdurou na cruz de Malta símbolo omnipresente nas naus Portuguesas.
A ordem dos templários teve grande influência na formação do reino de Portugal e respectivos reis (até há quem defenda que grão mestre dos templários terá enviados aquando das cruzadas 2 ou 3 templários de Jerusalem para Portugal para educar o jovem Afonso Henriques). Os reis re Portugal sempre forma os grão-mestres do templarios Portugueses, e quando foi substituida pela ordem de Cristo grão-mestres dessa nova ordem.

18
Portugal faz hoje 879 anos de existência, dos quais 767 passados em Monarquia.


  mas quem berrar viva rei no 5 outobro e fascista!


agora e pecado  festejar dia independencia ....


tem festejar o dia republica  revolucionaria!!!


cancelaram o dia de portugal
De onde vem a data de 14 Maio 1144?
Há 3 datas possíveis para assinalar o nascimento de Portugal:
1) Batalha de Ourique na qual Afonso Henriques venceu os muçulmanos e se autoproclamou rei ou foi proclamdos pelos soldados. Data 25 Julho de 1139. Portugal vai fazer 884 anos.
2) Assinatura do tratado de Zamora entre o rei do Leão e o seu primo Afonso Henriques onde é reconhecida a soberania de Portugal. Data 5 Outubro de 1143. Portugal vai fazer 880 anos.
3) Bula papal onde o papa recochebce o reino de Portugal. Data 23 Maio 1179. Portugal prestes a fazer (para a semana) 844 anos.

De notar que a data de 5 Outubro também pode ser reivindicada pelos monárquicos (ou não monárquicos) como data de nascimento de Portugal e não apenas como implantação da republica, se usaramos a referência 2).

19
Comunidade de Traders / Re: Fim do dinheiro em especie
« em: 2023-04-07 11:53:23 »
Big brother is watching you!

Restaria, como alternativa, usar moeda estrangeira, ouro ou uma criptomoeda.

Pelo que li, as ideias precursoras do bitcoin começaram a ser discutidas em fora anarquistas nos anos 90, como uma maneira de limitar o poder invasivo dos governos e poder arbitrário dos bancos centrais.
Paradoxalmente neste forum, muitos neo-liberais que frequentemente berram contra o estado e bancos centrais também não simpatizam com criptomoedas  ;D

20

mas isto e atlantico  mais humido no inverno

e verao seco

faz de portugal campiao fardos de palha


quer dizer ha sempre mato a mais

algo mediterranio nao tem!


O problema dos fogos estivais é, sem dúvida, um problema complexo, que eu prefiro deixar para os especialistas...   :-\
Já tinha postado algo semelhante aqui em 2017 (ano dos grandes incêndios)
Embora não seja um especialista no assunto, ouvi na altura uma explicação na TV sobre a relação entre o clima e a eclosão de incêndios florestais em Portugal.
Segundo o entrevistado, um ex-diretor dos parques naturais, Portugal possui um clima que combina influências mediterrâneas e atlânticas. Nos climas mediterrâneos puros, o verão é caracterizado por elevadas temperaturas e baixa precipitação, o que, juntamente com a evapotranspiração, faz com que o solo perca toda a sua água e a vegetação rasteira seque, dificultando a ocorrência e propagação de incêndios. Na Europa do Norte, por outro lado, a precipitação continua presente durante o verão e os solos permanecem húmidos, resultando em menos incêndios. No caso de Portugal, a combinação de clima atlântico-mediterrânico provoca ondas de calor que secam os solos, mas não a ponto de desidratar a vegetação rasteira. Antigamente, com a agricultura de subsistência, o mato era roçado e utilizado como alimento ou cama para os animais, o que reduzia o risco de incêndios. Atualmente a vegetação permanece intocada, o que aumenta o risco de eclosão e propagação de incêndios.
O entrevistado citou a Espanha como exemplo, onde a Galiza, uma região geograficamente semelhante ao centro-norte de Portugal, representa apenas 6% da área do país, mas é responsável por cerca de 50% dos incêndios florestais de toda a Espanha (34% da área ardida em 2020).
Embora não tenha conhecimentos para confirmar ou infirmar a teoria, a explicação pareceu-me bastante interessante.


Páginas: [1] 2 3 ... 263