Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Educação - Tópico principal  (Lida 378829 vezes)

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13531
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1480 em: 2016-09-07 21:44:14 »
Quem manda educaçao publica sao estes
depois 25 abril  deram canudos!!
muita gente sem vocaçao  para ensinar
 foi  ensino porque era o que havia.

hoje controlam o sistema
« Última modificação: 2016-09-07 21:45:00 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1481 em: 2016-09-08 10:26:18 »
Só o isso?

Bem, a constituição... tendencialmente.... mas isso, como é óbvio foi feito por Comunistas utópicos!
Basta ver os países que ainda o são.... Eu gostava era que as pessoas fossem viver para lá já que gostam tanto de mm regime assim...
basta ver quem fez as Constituição: "A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista."

MAS.... há... devia de haver... os tais princípios da constituição!
"Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária."

Onde está a justiça para que no mesmo ofício e com as mesmas capacidades uns ganhem menos e trabalhem mais????
Fico-me por aqui!! E fico-me pela Educação, porque noutros "ofícios" é igual ou pior!
« Última modificação: 2016-09-08 10:37:51 por JoaoAP »

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1482 em: 2016-09-08 10:29:43 »
Acrescento:

Citar
(Principio da igualdade)
1. Todas os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de
ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou
condição social.
Citar
d) Operar as necessárias correcções das desigualdades na distribuição da riqueza e do rendimento;

bem, agora sim, fico mesmo por aqui!

hasta!

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6769
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1483 em: 2016-09-08 11:49:34 »
Citar
Os professores - Ricardo Araújo Pereira
Notícia criada em 2012-08-22 e lida 95898 vezes
 

 Os professores - Ricardo Araújo Pereira


Neste momento, é óbvio para todos que a culpa do estado a que chegou o ensino é (sem querer apontar dedos) dos professores. Só pode ser deles, aliás. Os alunos estão lá a contragosto, por isso não contam. O ministério muda quase todos os anos, por isso conta ainda menos. Os únicos que se mantêm tempo suficiente no sistema são os professores. Pelo menos os que vão conseguindo escapar com vida.


 É evidente que a culpa é deles. E, ao contrário do que costuma acontecer nesta coluna, esta não é uma acusação gratuita. Há razões objectivas para que os culpados sejam os professores.
 Reparem: quando falamos de professores, estamos a falar de pessoas que escolheram uma profissão em que ganham mal, não sabem onde vão ser colocados no ano seguinte e todos os dias arriscam levar um banano de um aluno ou de qualquer um dos seus familiares.

 O que é que esta gente pode ensinar às nossas crianças? Se eles possuíssem algum tipo de sabedoria, tê-Ia-iam usado em proveito próprio. É sensato entregar a educação dos nossos filhos a pessoas com esta capacidade de discernimento? Parece-me claro que não.
 A menos que não se trate de falta de juízo mas sim de amor ao sofrimento.

 O que não posso dizer que me deixe mais tranquilo. Esta gente opta por passar a vida a andar de terra em terra, a fazer contas ao dinheiro e a ensinar o Teorema de Pitágoras a delinquentes que lhes querem bater. Sem nenhum desprimor para com as depravações sexuais -até porque sofro de quase todas -, não sei se o Ministério da Educação devia incentivar este contacto entre crianças e adultos masoquistas.

 Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão.

 Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M. Havia os professores sádicos, que espancavam alunos; agora o há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo.

 Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano.

 Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores. Um cigano em cada escola, é a minha proposta.

 Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança.

 Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo.

 Ricardo Araújo Pereira in Opinião, Boca do Inferno, Revista Visão
Vou ter de pensar em apresentar queixa na policia contra o AD.
Injúria e difamação. Acrescento mais alguma...? >:(

edit. ainda bem que o insulto foi apagado. da próxima vez talvez faça uma citação com o insulto ou um printscreen para ter a prova em mão. Para mim é muito fácil apresentar queixa. Como já disse uma vez aqui, policia é coisa que não falta na família.
CONTROLEM-SE ou terão de provar em tribunal os vossos raciocínios brilhantes, relativos a uma pessoa que não conhecem de lado nenhum.
Se não sabem conversar abstenham de trocar posts comigo.
 >:(
« Última modificação: 2016-09-08 15:57:40 por smog »
wild and free

tommy

  • Visitante
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1484 em: 2016-09-08 12:33:02 »
queres mesmo assim tanto silenciar o contraditório?  :'(

qual a relevância para o tópico de uma opinião de um humorista comunista? é suposto pensarmos todos que são assim?
não há agressões a médicos nos hospitais?
aos enfermeiros?
aos advogados?
a engenheiros em obra?

crónica extremamente irrelevante para o tópico.
« Última modificação: 2016-09-08 12:34:35 por AD »

tommy

  • Visitante
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1485 em: 2016-09-08 12:38:26 »
http://economico.sapo.pt/noticias/quem-diz-a-verdade-merece-castigo_256619.html


Citar
Quem diz a verdade merece castigo
00:05 Raul de Almeida, Consultor



Quando se diz que se vem defender a classe média, não chega um pacote de medidas avulsas para resolver problemas pontuais; são precisas políticas que a reforcem pela ascenção dos que a ela aspiram, é preciso optar por quem mais precisa.

Há um cartoon da New Yorker que mostra duas salas de cinema; numa exibe-se o filme “Uma mentira agradável”, na outra “Uma verdade inconveniente”. A primeira sala tem uma enorme fila à entrada, a segunda está vazia. Com esta aversão pública às verdades incómodas, em política, a verdade tem-se revelado uma preocupante obsolescência. Sucessivas eleições provam que quem diz a verdade merece castigo.

É esta a lição que Costa leva muito a sério e que Passos Coelho se obstina em ignorar. Costa só dá boas notícias, mesmo quando a realidade o desdiz sem apelo nem agravo. Passos só avisa os portugueses de que a realidade é preocupante, de que podemos ter de voltar a passar o Cabo das Tormentas; uma verdade que ninguém nega categoricamente, mas que ninguém quer ouvir, nem sequer o PSD.

A colocação de professores este ano correu objectivamente mal, ninguém deu por isso, à excepção dos milhares que ficam sem trabalho e em acrescidas dificuldades. Por muito menos, a Fenprof parava o país, abria telejornais, enchia avenidas de gente indignada. Hoje, como fez do ministro da tutela um capataz do seu feudo, cala-se, sai de fininho e o inqualificável Mário Nogueira mascara-se de pomba branca.


Os idosos passam mal, vítimas em diferentes frentes, mas preferimos não saber. A Dra. Rosário Gama e a sua APRE desapareceram do mesmo modo e com o mesmo propósito com que apreceram. Não há indignados, nem famintos, nem abandonados a abrir noticiários. O ridículo aumento prometido não chegará à maioria, mas já não será contabilizado em bicas como no passado, nem apoucado sem vergonha.

Os pagamentos na saúde estão em derrapagem completa para mascarar o défice, mas impera a lei da rolha e tudo parece estar bem. Quase tudo o que é prometido, ou é esquecido ou adiado. Faz-se o número, a manchete, e nem na gaveta se guarda, porque na verdade nunca houve a intenção de fazer nada do que se prometeu.

Ao lado deste arraial de promessas, de proclamações e de mentiras, Passos parece um urubu. Insiste em chatear toda a gente com a realidade. Com tanto apego à verdade, com conhecimento de causa, deixa-se consumir pela preocupação que o torna carregado e sombrio. Nada mais propício a que digam que não adivinha os problemas, que os deseja ardentemente. Passos deveria avaliar as reacções ao seu comentário sobre a emigração dos professores em contraste com as reacções à mesma declaração de Costa; onde antes houve choro e indignação, hoje há normalidade e espírito aberto. Passos é intrinsecamente sério e é punido por isso; Costa é um indisfarçado malabarista político e vai gozando da simpatia de quem prefere ignorar as agruras da realidade. Costa e os seus aliados da esquerda radical destruirão o país de cara alegre e de festa na rua; a direita regressará para tapar os buracos e evitar o caos, de cara séria, rigor austero e manifes na rua. É a sina traçada.

Nesta dialéctica quase esquizofrénica há espaço para um discurso político que possa captar a atenção de quem vai sentindo a impiedosa realidade. Se é certo que a classe média é a clássica sacrificada em tempos de crise, também é certo que está em extinção e só se reforçará pela ascenção das classes mais desfavorecidas. É urgente haver no espaço público quem, assumindo todos, não hesite na opção preferêncial pelos mais pobres. Uma opção que é moralmente urgente, que é materialmente prioritária, que promova a coesão social indispensável, que possibilite a mobilidade social, que reforçará, se bem-sucedida, a depauperada classe média. A casa edifica-se a partir dos alicerces. Foi esta visão, que permanece actual, que deu origem à democracia cristã: uma sociedade justa, pacífica, sem lugar a desigualdades que comprometam a harmonia que está subjacente ao humanismo cristão.

É esta a grande caminhada a empreender, não o simples combate à fome, à pobreza extrema, à exclusão. Estas só deverão ser ferramentas de arranque de todo um processo de dignificação e progresso social, rumo à tal classe média que o socialismo diminui todos os dias. Os pobres são o sustento da esquerda que os quer assim, estagnados e dependentes da esmola e do subsídio, como tão bem demonstraram ainda há pouco Chávez e Dilma. À direita social caberá quebrar esta dinâmica, apostar na promoção humanista das condições de vida e de oportunidades, reduzir a pobreza e promover a autonomia. Quando se diz que se vem defender a classe média, não chega um pacote de medidas avulsas para resolver problemas pontuais dos poucos que restam; são precisas políticas que a reforcem pela ascenção dos que a ela aspiram, é preciso optar por quem mais precisa.

Como dizia Santo Agostinho, a paz é a tranquilidade na ordem justa. É só isto: um longo e exigente caminho. Só isto.


 ??? ::)

Eu também fico por aqui como JoaoAP, hasta!
« Última modificação: 2016-09-08 12:49:01 por AD »

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1486 em: 2016-09-08 12:52:36 »
Uma classe que aceita ser representada pelo Mário Nogueira não pode esperar o respeito da sociedade. Eu lembro-me que há 30/35 anos atrás a profissão de professor era bastante conceituada. Havia, mesmo, uma certa deferência para com os professores (talvez na província ainda fosse mais). Hoje em dia não existe e com razão. É o que merece quem procurou, ao longo dos anos, através de um PCP disfarçado de sindicato, extorquir o máximo possível aos restantes cidadãos.

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6769
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1487 em: 2016-09-08 15:53:17 »
Acrescento:

Citar
(Principio da igualdade)
1. Todas os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de
ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou
condição social.
Citar
d) Operar as necessárias correcções das desigualdades na distribuição da riqueza e do rendimento;

bem, agora sim, fico mesmo por aqui!

hasta!
Concordo.
Por exemplo, se te metesse em tribunal por injúrias e difamação e pedisse uma indeminização, a desigualdade de riqueza entre nós tenderia a diminuir. ;)
wild and free

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13531
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1488 em: 2016-09-08 16:09:13 »
tribunal constitucional disse para aumentar impostos nos outros

queres por isto em tribunal para  que!?


"prejudicado, privado de qualquer direito"   isto e funciona  o resto e palha

desde o 25 abril

os militares capitaes iam perder direitos.... pimba acabaram com regime!

Os professores  perder direitos acabam com regime do (PCP) Mario nogueira
« Última modificação: 2016-09-08 16:33:48 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6769
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1489 em: 2016-09-08 16:49:49 »
Citar
Artigo 46.º (Liberdade de associação)
1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.
2. As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.
3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela.
4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.

Constituição da República Portuguesa


Cuidado com o que dizem.... as associações fascistas também não são permitidas em Portugal. O neoliberalismo que defendem está na fronteira do fascismo...
Com que então a Constituição é Comunista? >:( Foram um militares quaisquer que fizeram o 25 de Abril?? >:(
Cuidadinho com o que escrevem!

Há fascismo e neo-fascismo por essa Europa fora. Emigrem! >:(

ps. Esta é a última versão da Constituição. Leiam-na!

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6769
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1490 em: 2016-09-08 16:59:12 »
Citar
Artigo 75.º (Ensino público, particular e cooperativo)
1. O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população.
2. O Estado reconhece e fiscaliza o ensino particular e cooperativo, nos termos da lei.

Constituição da Republica Portuguesa.

Já agora e a propósito da educação publica versus privada.
Está no texto que é a nossa Lei máxima.

Quem não gosta que emigre...lá fora deve ser melhor.
 >:(
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6769
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1491 em: 2016-09-08 17:12:50 »
Mas talvez o melhor seja divulgar o fórum num grupo fechado do ps/comunistas/extrema-esquerda e levam com uma enxurrada de trauliteiros a valer...
 >:(

hasta!
« Última modificação: 2016-09-08 17:13:30 por smog »
wild and free

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13531
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1492 em: 2016-09-08 17:27:59 »
a constituiçao e socialista feita num pais corporativista   que estao a espera que isto resolva?



https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_socialistas
Lista de países que se autodeclararam socialistas, quer em seus nomes, ou em suas Constituições. Nenhum critério é utilizado; assim, alguns ou todos os países listados podem não atender à definição específica de socialismo. Sua única característica em comum é usar o rótulo "socialista" para si mesmos, sob qualquer interpretação. Há poucas, se for o caso, definições de socialismo que caberiam a todos os países da lista. No entanto, muitas definições de socialismo ajustam-se, ao menos, a estes países em alguns pontos de suas histórias.
Há muitos países que foram governados por partidos políticos socialistas por longos períodos de tempo sem qualquer adoção do socialismo como uma ideologia oficial em seus nomes ou Constituições. Esses países não são listados aqui.
« Última modificação: 2016-09-08 18:05:51 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1493 em: 2016-09-08 19:04:27 »
Citar
"Graves irregularidades" na contratação de docentes levam pais e professores a fazer queixa

8 Setembro 2016 - Lusa

A Associação de Professores e Educadores Portugueses afirmou esta quinta-feira (08/09) que estão a decorrer “graves irregularidades” na contratação de docentes, tendo enviado uma reclamação ao Ministério da Educação.

“O ilícito prende-se com a atitude de algumas direções escolares que verdadeiramente fintam o concurso nacional de professores contratados”, afirma a associação em comunicado.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da associação, Luís Ferreira, especificou que há escolas que não colocaram a concurso todos os horários necessários para “guardarem lugares” para professores que já conhecem “ou amigos”, no âmbito da contratação de escola.

“É a única explicação que encontro”, disse, referindo-se aos últimos procedimentos para colocar professores em horários destinados a colmatar faltas de docentes, as chamadas necessidades temporárias. As escolas, referiu, têm de colocar os horários completos no concurso nacional e só podem contratar diretamente técnicos que não pertençam a grupos de recrutamento abrangidos pelo concurso.

“É o caso de um cozinheiro, por exemplo, porque não existe licenciatura em cozinha, mas depois pedem um professor de eletrotecnia, que já tem grupo de recrutamento”, exemplificou.

Numa exposição ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a associação apresenta um quadro com vários casos, horários, cursos e áreas em que alegadamente se verificam estas situações. “Basicamente acontece em cursos vocacionais e profissionais, mas também na via regular”, indicou.

A associação foi criada há quase um ano, devido à grande diversidade de concursos para professores, com o objetivo de defender um Concurso Único para Todos (CUT), sigla que adotou.

No documento que dirige ao ministro, a associação afirma que recebeu dezenas de queixas relativas a “um franco e despudorado incumprimento da lei por parte de algumas direções” no que respeita à contratação de “técnicos especializados”.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) afirmou que a prática é colocar os lugares necessários a concurso, mas que se forem aprovadas novas turmas podem ser necessários mais professores em áreas contempladas pelos grupos de recrutamento. “Se as pessoas acham que alguma coisa não está bem devem começar por questionar o diretor da escola e se não ficarem satisfeitas dirigirem-se à tutela”, acrescentou Filinto Lima, frisando que os diretores “não têm autonomia” para fazer contratações “nem hipótese para contornar a lei”.

A associação solicita a “atenção urgente” dos serviços do Ministério da Educação e uma “intervenção rápida” no sentido da “anulação imediata” destas ofertas no âmbito da contratação de escola.

A estrutura pretende que os horários em causa sejam encaminhados para a reserva de recrutamento, cujas listas se encontram em fase final de preparação.
« Última modificação: 2016-09-08 19:05:20 por Batman »

Zakk

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2271
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1494 em: 2016-09-09 08:55:06 »
Já ouviram falar da Mobilidade por Doença dos professores?

Funciona assim, "nos termos do Estatuto da Carreira Docente, os professores do quadro podem pedir a transferência de escola no caso de doença dos próprios ou de familiares, de modo a ficarem mais próximos dos locais de tratamento ou da sua residência, visto que muitos estão colocados longe."

Depois ainda há este pormenor de classe "Sobre esta questão, o Ministério da Educação disse à RTP que “os docentes opositores à mobilidade por doença não ocupam necessariamente horário e não necessitam da existência de horário para que o seu pedido de mobilidade por doença seja autorizado."

são milhares a pedir isto. A idade media dos profs do quadro anda na casa dos 50, logo é muito facil ter um dos pais com uma doença qualquer.
Acho que num agrupamento houve 72 profs a pedirem a MPD. A maior parte deles vão ganhar sem trabalhar (vida boa)


tommy

  • Visitante
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1495 em: 2016-09-09 08:56:51 »
Já ouviram falar da Mobilidade por Doença dos professores?

Funciona assim, "nos termos do Estatuto da Carreira Docente, os professores do quadro podem pedir a transferência de escola no caso de doença dos próprios ou de familiares, de modo a ficarem mais próximos dos locais de tratamento ou da sua residência, visto que muitos estão colocados longe."

Depois ainda há este pormenor de classe "Sobre esta questão, o Ministério da Educação disse à RTP que “os docentes opositores à mobilidade por doença não ocupam necessariamente horário e não necessitam da existência de horário para que o seu pedido de mobilidade por doença seja autorizado."

são milhares a pedir isto. A idade media dos profs do quadro anda na casa dos 50, logo é muito facil ter um dos pais com uma doença qualquer.
Acho que num agrupamento houve 72 profs a pedirem a MPD. A maior parte deles vão ganhar sem trabalhar (vida boa)

ahaha os portugueses com o seu QI muito baixo, merecem ser explorados. gostam de socialismo, levem com exemplos vergonhosos desses que referiste!

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1496 em: 2016-09-22 19:42:26 »
"Birth control pills and condoms are 2nd and 3rd most effective methods of controlling population...School Fees continues to be No. 1. "
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15949
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1497 em: 2016-09-26 09:30:56 »
Estudo. Chumbar não ajuda os alunos a melhorar resultados
http://observador.pt/2016/09/26/estudo-chumbar-nao-ajuda-os-alunos-a-melhorar-resultados/

Mais uma confirmação. Em Portugal seria necessário alterar a ênfase da educação, passar do programa para o aluno.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1498 em: 2016-09-26 10:49:13 »
Citar
Estudo desenvolvido pelo projeto aQueduto revela que alunos repetentes do 9.º ano têm piores resultados do que os que nunca chumbaram. Portugal tem taxa de retenção de 34%, contra 4% da Finlândia.


Não parece grande conclusão.

Seria espectável que um repetente tivesse pior desempenho.

A alternativa a chumbar é? Não chumbar.

Será que usando a alternativa "não chumbar" ajuda os alunos a melhorar os resultados?

É importante conhecer a melhor alternativa dentro do grupo dos alunos que chumba e não comparando esse grupo com o grupo que não chumba...
« Última modificação: 2016-09-26 10:52:21 por kitano »
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15949
    • Ver Perfil
Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1499 em: 2016-09-26 10:54:15 »
Sim. O processo de chumbo cria um ciclo vicioso que pode levar ao abandono precoce do aluno.
Por isso é que, mesmo em Portugal existem diversos métodos para tentar que eles não abandonem a escola.

Aceito que o texto não é grande coisa, mas é apenas mais uma confirmação que o método de ensino em Portugal não é o melhor. Não basta pagar bons ordenados aos professores e gastar rios de dinheiro em instalações. É necessário mudar o método de ensino.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu